“Êta Mundo Bom” estreia em Portugal… mas não é na SIC

Êta_Mundo_Bom

Uma história simples, inocente e divertida. Assim se descreve ‘Êta Mundo Bom’, a nova novela do canal Globo, exclusivo NOS, com estreia marcada para dia 15 de agosto, às 20h.

Com um elenco de luxo, composto, entre outros, por Flávia Alessandra, Débora Nascimento, Eliane Gardini, Sérgio Guizé, Ary Fontoura e Elizabeth Savalla, a história da novela acompanha o percurso do otimista incansável Candinho (Sergio Guizé), e das demais personagens que integram a sua a teia de relações: Filomena (Débora Nascimento), o seu amor de infância proibido, Anastácia (Eliane Gardini), a sua mãe biológica que nunca conheceu, e ainda Sandra (Flávia Alessandra), a sua prima ambiciosa e sem escrúpulos. O elenco ainda conta com outros nomes como Ary Fontoura e Elizabeth Savalla.

 Inspirada no clássico iluminista “Cândido ou o Otimismo”, de Voltaire, a trama é ambientada na década de 1940, na cidade e no interior de São Paulo. Em 1920, Candinho nasceu na mansão da rica fazenda Goytacazes. A sua mãe, a Baronesa de Goytacazes (Natália do Vale/Eliane Giardini) – Anastácia, engravidou sem ser casada e foi obrigada, pelo seu pai, a separar-se do seu bebé. A “mucama” da baronesa consegue impedir que o homem de confiança do patrão atire o recém-nascido de um penhasco e acaba por deitar o menino num cesto e colocá-lo no rio, à mercê das correntes. A única esperança de Anastácia um dia reencontrar o filho é o medalhão com uma fotografia sua colocado no pescoço do bebé.

Levado pelas águas, Candinho chega à fazenda Dom Pedro II, uma propriedade decadente no interior de São Paulo, onde vivem Quinzinho (Ary Fontoura) e Cunegundes (Elizabeth Savalla). O casal há tempos tentava ter um herdeiro e decide ficar com ele. Mas, não demora para Cunegundes finalmente engravidar e o menino ser deixado de lado pelos “pais”, mesmo com a proteção de Eponina (Rosi Campos), irmã de Quinzinho, e Manuela (Dhu Moraes), a empregada da fazenda. Pancrácio (Marco Nanini), amigo da família, também está sempre por perto. Professor de filosofia muito sábio, esperto e generoso, ele acompanha a vida do rapaz desde a chegada à fazenda e interessa-se pela sua origem, com a intenção de o ajudar.

 Anos depois, já adulto, Candinho (Sergio Guizé) é um “caipira” típico e vive como empregado na fazenda: cuida de animais, serve à mesa, faz de tudo, sem direito a quase nada. O seu melhor amigo é o burro Policarpo, é a ele que confessa os seus segredos mais íntimos, como o amor que sente por Filomena (Débora Nascimento), filha primogénita dos seus pais adotivos. Os dois cresceram e descobriram o amor juntos, sem nunca despertarem a desconfiança da família.

Um dia, a paixão fala mais alto e Filó e Candinho dão o primeiro beijo. O casal é apanhado em flagrante por Cunegundes, que faz um escândalo e exige a expulsão imediata do rapaz. De partida, Candinho pede para levar o burro Policarpo, seu amigo inseparável. O rapaz vai embora, arrasado, deixando toda uma vida e o seu grande amor para trás.

 Preocupado, Pancrácio (Marco Nanini) alcança o “caipira” na estrada e aconselha-o a ir para São Paulo, em busca da sua mãe. O filósofo soube, através do ex-capataz de uma rica fazenda, que um bebé tinha sido abandonado na mesma época do seu nascimento e que a mãe, de sobrenome Goytacazes, ter-se-ia mudado para a capital. Ainda com o medalhão no pescoço, Candinho assume uma missão: reencontrar a sua mãe.

 Acompanhado do seu inseparável amigo, o burro Policarpo, Candinho parte rumo à “cidade grande”. A mãe, a esta altura, é uma viúva milionária e também está à procura do filho na capital. Para isso, conta com a ajuda do detetive Jack (David Lucas), da melhor amiga Emma (Maria Zilda Bethlem) e do advogado Araújo (Flávio Tolezani). Mas, Anastácia não faz ideia de que a sobrinha, Sandra, fará de tudo para atrapalhar esse encontro, uma vez que teme perder a posição de herdeira. Personificação da falsidade, Sandra é doce e generosa à frente de Anastacia, porém por trás, é gananciosa e interesseira.

 ‘Êta Mundo Bom!’ é escrita por Walcyr Carrasco, com direção geral e de núcleo de Jorge Fernando. Pela primeira vez em Portugal, a novela estreia dia 15 de agosto no canal Globo, exclusivo NOS.

 ‘Êta Mundo Bom!’ vai ser transmitida de segunda-feira a domingo, às 20h.