Exclusivo Zap: Escolha de adaptação latina causa desconforto na máquina de novelas TVI

A TVI vai adaptar uma novela chilena

A decisão da TVI de adaptar uma história de origem chilena para substituir “Destinos Cruzados” apanhou muitos setores da Plural e da própria TVI de surpresa e esta escolha não está a ser pacífica.

Vem aí a versão portuguesa de “Hijos del Monte” e uma fonte ligada à Plural confessou ao Zapping que há um certo desconforto com esta opção: «Muitos acham que estamos a regredir, quando foi a TVI o grande motor de toda a indústria. Todos os grandes autores nasceram ou consagraram-se na TVI. Uma história adaptada por ‘meia dúzia’ de júniores quando se tem tantos autores seniores sem trabalhar não está a ser bem recebida».

Na produtora de novelas da TVI o exemplo de João Matos, que era colaborador e passou a autor titular com “Mundo ao Contrário” estava a ser bem encarado, mas ao que tudo indica, houve um recuo por parte da estação. «Todos ficámos muito contentes quando o João [Matos] foi escolhido para escrever “Mundo ao Contrário”, ainda por cima uma novela diferente. Muitos acharam que poderiam nascer mais um ou dois autores, que têm imensas ideias, mas nem sequer as puderam apresentar. Há alguns autores consagrados que também ficam na prateleira como a Maria João [Mira], o Tozé [Martinho] ou a Sandra Santos e o pior é que todos acham que está aberto um novo ciclo e que agora vai haver sempre uma novela mexicana, que todos sabemos que sai muito mais barata a todos os níveis e já vem feita é só desempacotar, adaptar e emitir…».
Quanto ao atores, a mesma fonte adianta que daí não devem vir grandes problemas em interpretar os papeis de “Hijos del Monte”. «Os atores são o menor dos problemas. Eles falam entre si e até gozam com a situação de estarem a chegar este tipo de novelas mexicanas, mas vão acabar por fazer e defender o projeto como profissionais que são, até porque não estamos em alturas para levantar grandes ondas».
Quanto à substituta de “Doida Por Ti”, mantém-se a incerteza: «Até agora não sabemos de nada, o que já de si pode dizer muito. A novela vai chegar ao fim dentro de semanas…», termina, acrescentando que «se calhar, só vem uma novela original TVI lá para o fim do primeiro trimestre de 2014 com o fim desta [“Mundo ao Contrário”]».