[Eurovisão 2015] “Festival da Canção” com 2 semi-finais

A “RTP1” divulgou esta tarde o regulamento para o “Festival da Canção 2015” que trará algumas novidades em relação a edição passada.

Portugal

Segundo o regulamento, a RTP irá realizar o 50º Festival da Canção em Março através de duas Semi-Finais e uma Grande Final, ainda em local a designar, podendo as mesmas ocorrer em lugares distintos.

As semi-finais irão ter a concurso 6 canções, onde 3 serão apuradas para a final. Estas 12 canções serão feitas por 12 compositores de nacionalidade Portuguesa, de várias áreas musicais para, com os autores de letra que escolherem, também de nacionalidade Portuguesa, criarem uma canção original e inédita, até ao próximo dia 5 de Fevereiro.

A responsabilidade do intérprete ficará a cargo dos compositores, apenas com a ressalva que qualquer elementos de palco a concurso deverão ter idades iguais ou superiores a 18 anos até ao dia 3 de Março de 2015. Não são permitidos animais em palco.

Esta nova edição do Festival da Canção tem, contudo mais surpresas. Apesar de apenas 6 elementos subirem ao palco, existirá uma banda  residente, que acompanhará, ao vivo, todas as interpretações das canções a concurso.

Em relação a votação, mais novidades são introduzidas. Através do televoto, irão ser escolhidas 2 canções de cada semi-final. Além disso, os membros do júri, compostos pelos compositores, ou em quem eles deleguem esta responsabilidade, irão escolher o terceiro finalista, não podendo votar na sua própria canção. Já na final o televoto irá apurar 2 canções e o júri (composto pelos 6 compositores) irá escolher uma terceira finalista. Estas três canções iniciarão então uma nova batalha onde apenas o televoto terá a palavra final para encontrar a vencedora do Festival da Canção.