Filipe Duarte conta porque aceitou “Belmonte”

TVI

Adverso ao formato novela, Filipe Duarte apenas tinha experimentado este género uma vez, na SIC, com “Fúria de Viver”.

De corpo e alma na nova aposta da TVI, o ator conta que aceitou fazer “Belmonte” por causa da «variante económica, como é óbvio, das condições e do projeto em si».

Filipe Duarte compara ainda a novelada TVI a “Equador” devido à conjuntura. À Notícias TV o João Belmonte da aposta de primetime de Queluz de Baixo conta que «como o “Equador” calhou numa viragem, numa necessidade de se fazer alguma coisa diferente, e esta foi também a aposta que surgiu agora. Dentro do género [novela] ia ser uma coisa um bocadinho diferente. E realmente está a ser», conta.

«Fator importante, mas não decisivo» foi o salário acordado e o facto de não haver séries na televisão, género de que é apreciador enquanto profissional.

O mais complicado é «o ritmo a que são gravadas as cenas, o tempo que isso demora, são 9 meses. O mais difícil é manter a frescura, a alegria, a vontade de vir trabalhar como no primeiro dia».

O facto de “Belmonte” ser protagonizada por 5 homens é positivo para o ator, que no entanto acha que também há mulheres a terem protagonismo nesta novela. «Ouvi dizer que é uma novela para mulheres. Não concordo, acho que é uma novela para toda a gente».

Entre “Equador” e “Belmonte” Filipe Duarte recebeu vários convites da SIC e TVI para regressar às novelas, mas recusou todos. Pode agora ser ser visto todas as noites na antena de Queluz de Baixo.