Generalistas sem interesse no futebol

“Sport TV” e “Benfica TV” têm os directos televisivos dos jogos de futebol português e não receberam nenhuma proposta dos canais generalistas portuguesa para a transmissão, em sinal aberto, dos jogos da primeira liga de futebol.

Pelo terceiro ano consecutivo, o Campeonato Nacional de Futebol, que arranca hoje, às 20h00, deverá ter transmissão exclusiva nos canais cabo. A “Sport TV” e a “Benfica TV” não tinham recebido qualquer proposta da “RTP”, “SIC” e “TVI” para a compra dos direitos de transmissão da prova.

Apesar da lista de eventos de interesse público a serem transmitidos em canal aberto, divulgada pelo Governo em Outubro de 2013, incluir a transmissão de um jogo por jornada da I Liga 2014-2015 em que esteja presente uma das cinco equipas mais bem classificadas nas épocas anteriores. Todavia, nem a Lei da Televisão nem o despacho do Governo obrigam os canais generalistas a comprar os direitos. De acordo com fontes dos canais, “nas actuais condições do mercado não há dinheiro para fazer esse tipo de investimento“.  O que pesa também é o facto obrigatoriedade da transmissão de jogos dos cinco primeiros classificados, e não apenas do Benfica, FC Porto e Sporting, que acaba por afastar “o investimento publicitário e, consequentemente, provoca o desinteresse dos canais generalistas“.

Recorde-se que a “Sport TV” detém os direitos de transmissão de todas as partidas da competição, à excepção dos jogos do Benfica no Estádio da Luz, que serão emitidos no “Benfica TV”. A “TVI” mantém os direitos de transmissão da Liga dos Campeões, a “SIC” da Liga Europa e a “RTP” da Selecção.