Gfk diz estar a cumprir as indicações da auditoria às audiências

CAEM vai contar com um novo painel de audiências em março de 2013

A GfK, empresa que é responsável pela medição de audiências televisivas em Portugal desde março do ano passado, já está a modificar o painel tal como constava nas sugestões à auditoria realizada em 2012.

António Salvador, diretor-geral da GfK disse à edição de hoje do Correio da Manhã que «para reequilibrar a amostra, temos de instalar pouco mais de 330 lares».

Este número representa cerca de 30% dos 1000 lares que formam a amostra que serve de base às audiências. No dia 1 de março, daqui a cerca de 1 mês, tudo deverá estar operacional e a refletir todas as sugestões da auditoria. «Neste momento, já atingimos mais de um terço do objetivo. Está tudo a correr conforme previsto e o prazo será cumprido”, acrescenta ao jornal António Salvador.

A Gfk iniciou a medição de audiências de forma oficial em março de 2012. A RTP e a TVI puseram em causa o sistema poucas semanas depois. A adaptação a amostra aos Censos 2011 e o incremento da televisão por cabo em Portugal, devido à TDT foram exigidas e estão a ser atendidas..

O caderno de encargos prevê que de 10 em 10 anos haja uma atualização do painel, porém a GfK deseja fazertodos os anos pequenas alterações.