Globo estreia em Portugal a série “Aldo – Mais Forte que o Mundo”

Aldo - Mais Forte que o Mundo
Globo estreia em Portugal a série “Aldo – Mais Forte que o Mundo”

A saga de um herói brasileiro, “Aldo – Mais Forte que o Mundo” chega este mês, em estreia, ao canal Globo Premium.

Uma surpreendente história real de determinação, afeto e superação, a minissérie é protagonizada por José Loreto e Cleo Pires e estreia-se este domingo, dia 5, às 17h

Nascido na periferia de Manaus, filho de uma família pobre e com um pai alcoólico, José Aldo tornou-se o maior campeão de artes marciais mistas (MMA) de todos os tempos.

Depois de ter sido exibida pela primeira vez em Portugal no canal Globo Premium, a minissérie “Aldo – Mais Forte que o Mundo” chega agora ao canal Globo no próximo dia 5 de fevereiro, às 17h.

Esta minissérie biográfica de quatro episódios foi escolhida para ocupar o espaço ‘Sessão Replay Premium’, que, todos os meses, disponibiliza um programa com o selo de qualidade do canal Globo Premium. “Aldo – Mais Forte que o Mundo” será exibida nos quatro domingos do mês de fevereiro.

«É uma história de amor, drama, ação e luta. Mais do que tudo, é sobre a saga de um homem em busca de um lugar ao sol, que precisa resolver uma série de questões internas para se tornar um verdadeiro campeão dentro e fora do octógono», resume o diretor Afonso Poyart. «A minha história poderia ser a de qualquer pessoa neste país. Muitas pessoas passaram pelo que passei. Eu espero que a minissérie possa inspirar bastante gente a seguir os seus sonhos e alcançá-los», completa o lutador José Aldo.

A narrativa segue uma mistura de dramaturgia, imagens documentais e entrevistas com a família, amigos e com o próprio Aldo, com detalhes dos bastidores da aventura deste brasileiro que conquistou o mundo.

«A ideia central foi expandir ainda mais essa história. A minissérie traz para dentro do filme trechos documentais do José Aldo real, que são misturadas ao José Aldo interpretado pelo ator José Loreto», explica George Moura, que assina o roteiro da adaptação do filme para a televisão. «Há um momento muito especial, entre outros, quando a câmera segue Aldo, logo depois da vitória contra o Frankie Edgar, em 2016, e vemos, nos bastidores, a catarse emocional do lutador ao lado do técnico e toda sua equipe. São imagens fortes e comoventes quase nunca vistas pelo público», descreve o guionista.

Protagonizada por José Loreto, a minissérie retrata a origem humilde do lutador, na periferia de Manaus, e a sua ida para o Rio de Janeiro em busca de uma oportunidade na academia de Jiu-Jitsu de Dedé Pederneiras (Milhem Cortaz), atual treinador do atleta.

Do primeiro amistoso no Macapá às inesquecíveis vitórias por knockout, a produção mostra como o brasileiro se tornou o primeiro campeão dos Peso Pena do Ultimate Fighting Championship (UFC).

«Aldo é um super-vencedor. É o melhor lutador de todas as categorias, melhor atleta no segmento, o mais completo. Tem uma origem que dificultava em tudo a sua evolução. Venceu, apesar de todas as dificuldades. E mantém a humildade e o pé no chão», descreve o ator José Loreto que, para além de adotar uma dieta saudável e emagrecer cinco quilos, teve de aprender diversas lutas, treinando inclusive com o próprio Aldo, para dar vida à personagem.

«O maior desafio deste papel talvez tenha sido fazer um personagem fisicamente diferente de mim, além de ser uma pessoa ainda viva e mais jovem que eu. Conhecê-lo me ajudou muito, pois meu principal objetivo na construção do personagem era procurar a essência daquele ser humano. Queria saber quem era o Aldo de verdade, não só o lutador. Queria saber o que o motivava. Acabamos virando amigos e minha admiração por ele só aumentou», garante o ator.

Durante toda a história, a relação com o pai, Seu José (Jackson Antunes), é destacada. «Tivemos cenas emocionantes. Representar a relação pai-filho no longa foi sofrido e dolorido. Uma história de superação e ao mesmo tempo arrebatadora», pontua Jackson Antunes, que dá vida ao pai de Aldo.

«A relação com o pai, turbulenta por conta dos problemas com o alcoolismo, é o que mais me emociona na história de Aldo. Mesmo nos seus momentos mais nefastos, ele não perde a ternura pelo pai. Na versão da minissérie, além das cenas do filme, vamos ver o Aldo falando sobre essa relação», conta George Moura. No elenco, estão ainda nomes como Cleo Pires – no papel da esposa Vivianne – Milhem Cortaz, Claudia Ohana, entre outros.

“Aldo – Mais Forte que o Mundo” será exibida no canal Globo, disponível na NOS, Vodafone TV e NOWO, nos dias 5, 12, 19 e 26 de fevereiro, às 17h.