“Grande Reportagem SIC”: ‘A Fraude’ estreia dia 5 de fevereiro

‘A Fraude’ estreia dia 5 em “Grande Reportagem SIC”

A SIC já anuncia o dia de estreia de ‘A Fraude’, a próxima “Grande Reportagem SIC”. Neste trabalho a estação de Carnaxide recorre a uma investigação jornalísica levado a cabo por Pedro Coelho que vai revelar alguns contornos escondidos do chamado ‘Caso BPN’.

O BPN ficará na história por várias razões. Provocou um prejuízo aos contribuintes que já chegou aos 3 mil e 400 milhões de euros e que, se tudo correr mal, chegará aos 7 mil milhões.

Durante 5 meses, uma equipa da SIC mergulhou no dossier BPN. Falámos com 51 pessoas, entre banqueiros e ex-banqueiros, arguidos dos processos judiciais em curso, advogados, acionistas e administradores do BPN e da SLN, hoje Galilei, clientes lesados, políticos.

O BPN pesará na consciência de muitas dessas pessoas: a maioria rejeitou ser entrevistada. ‘A Fraude’ é uma “Grande Reportagem SIC” e vai ser emitida durante 4 dias no “Jornal da Noite” a partir do dia 5 de fevereiro.

Nestes mesmos dias, ao final da noite, a SIC Notícias aborda o assunto em quatro debates especiais que vão desenvolver todos os assuntos tratados.

O caso BPN refere-se a um conjunto de casos inter-relacionados que exibem indícios de vários tipos de crime como corrupção, lavagem de dinheiro e tráfico de influências, que levaram à nacionalização do banco BPN e que envolve figuras de Estado.

O Banco Português de Negócios foi um banco privado de Portugal, criado em 1993, que atuava no setor da banca de investimentos. Em 2008 foi incorporado na Caixa Geral de Depósitos e em 31 de Julho 2011 o governo português anunciou que o BPN foi vendido ao Banco BIC Português, um banco angolano.

O atual presidente do conselho de administração é o Fernando Teles e outros membros são Isabel dos Santos e Américo Amorim.

“Grande Reportagem SIC” – ‘A Fraude’, dias 5, 6, 7 e 8 de fevereiro no “Jornal da Noite” da SIC.