“Iron & Fire” é aposta do Canal História

“Iron & Fire” apresenta uma nova abordagem ao documentar o engenho americano de todos aqueles que preteriram a tecnologia e reclamam o passado. Estreia esta sexta-feira às 22h40.

Durante séculos, Ozarks – uma zona que se estende do sul do Missouri ao norte do Arkansas – permaneceu como a região mais remota e escassamente povoada dos 48 estados. É a terra para onde os descendentes dos Apalaches migraram em busca de um último reduto contra a invasão do mundo exterior.

O tradicional ferreiro Daniel Casey é considerado o maior especialista nas técnicas regionalmente específicas da sua arte, um mestre numa área dominada por homens com o dobro da idade dele. Esta série acompanhá-lo-á a ele e à sua família numerosa, enquanto exploram aos vastos vestígios desta cultura única que ainda continua viva.

A ESPINGARDA QUE FEZ A AMÉRICA

No coração de Ozarks, o tradicional cutileiro e armeiro Daniel Casey dá uma vida nova a um clássico de 200 anos, fabricando uma espingarda “Poor Boy” personalizada. Era a arma de eleição do homem comum do século XIX que precisava de pôr comida na mesa e de proteger a casa e a família. Mas a espingarda é inútil contra os invasores minúsculos que se mudaram para a casa do pai de Daniel. E assim, Daniel precisa de ir buscar reforços para mudar um enxame de abelhas para uma nova colmeia. Durante o jantar de família, a grande notícia é a nova adição de Daniel para o clã Casey.

Sexta-feira 8, 22h40

A FACA BOWIE

Quando o ferreiro Daniel Casey decide forjar uma réplica da primeira faca Bowie que fez, apercebe-se que tem uma fasquia muito elevada para atingir. Afinal de contas, foi no Arkansas que a primeira faca original americana foi forjada no início do século XIX… e tornou-se um clássico. Daniel recupera aço e madeira do passado para fabricar a sua própria versão desta antiguidade de 200 anos. Contudo, Daniel ainda arranja um tempinho para deixar esta tarefa extenuante para reparar uma espingarda da época da Guerra Civil e para descontrair com os amigos, dando uns tiros com umas pistolas de pederneira de pólvora preta.

Sexta-feira 8, 23h

CAMPO DE TIRO À PORTA

Daniel fabrica uma espingarda de “alma lisa” com madeira de nogueira da região. Esta arma de curto alcance era a arma de eleição dos soldados na Guerra da Independência e nos conflitos em França e na Índia, mas, com o passar do tempo, a sua utilização mais popular passou a ser na caça aos passarinhos, conquistando a alcunha de “passarinheira”. Daniel também precisa de arranjar maneira de afastar o seu campo de tiro da sua casa.

Sexta-feira 8, 23h20

HOMEM DE AÇO

Daniel foi incumbido da tarefa de reproduzir uma adaga de aço Damasco, utilizando técnicas de forja que não mudam há séculos. Preferida pelos Samurais, Vikings e outros guerreiros lendários, a adaga Damasco é considerada como a melhor arma branca no que toca a resistência e beleza. Com um bebé a caminho, Daniel precisa urgentemente de aumentar a casa.

Sexta-feira 15, 22h40

CACHIMBO TOMAHAWK

Daniel prepara uma icónica e desafiante arma nativa: o cachimbo Tomahawk. Entretanto, Daniel está preocupado com as inundações na sua propriedade e elabora um plano explosivo para resolver o problema de uma acumulação de troncos. Sexta-feira 15, 23h

NO FIO DA NAVALHA

Daniel recebe um novo desafio: criar uma espingarda ao estilo da Carolina do Norte do século

XVIII para um atirador profissional. Dada a necessidade de a arma ter uma precisão extrema, Daniel irá testá-la dividindo uma bola assente sobre a cabeça de um machado. Será que a reputação de Daniel vai manter-se imaculada ou a arma falhará o alvo?

Sexta-feira 15, 23h20

AO SOM DO CANHÃO

Daniel propõe-se construir um canhão de materiais resgatados do ferro-velho e com muita potência. Mas antes, Daniel tem de ajudar um amigo num dos trabalhos mais perigosos para um armeiro: a remoção de uma bala de mosquete encravada no cano de uma espingarda. Mexer numa arma carregada com uma munição de calibre .50 encravada significa que o mínimo erro de cálculo pode custar-lhe um membro ou até a vida dele.

Sexta-feira 22, 22h40

MONTANHÊS MISTERIOSO

Daniel prepara uma espingarda de percussão de 1850 para um cliente muito especial. Durante este trabalho de restauração, Daniel e o resto da rapaziada ainda conseguem arranjar tempo para um amigável concurso de pesca.

Sexta-feira 22, 23h

A EXPLOSÃO

Daniel prepara um projeto crucial para qualquer ferreiro tradicional: forjar as suas próprias ferramentas. Entretanto, um amigo precisa de destruir uma enorme barricada de troncos, feita pelos castores, e que está a inundar as pastagens do gado. Os rapazes traçam um plano que envolve tiros certeiros e uma grande explosão.

Sexta-feira 22, 23h20

LANÇA

Os irmãos Casey são convidados para uma tradicional caça ao javali, e Daniel forja uma lança especial para a ocasião. Entretanto, Daniel desfruta de algum tempo de qualidade com o filho de 3 anos Wesley, e Bob e os rapazes dirigem-se para o campo de tiro para criar o que Bob gosta de denominar por “Arte Flintlock”.

Sexta-feira 29, 22h40

PISTOLA BEAR

Daniel viaja até ao Kentucky para trabalhar com o mentor numa poderosa Pistola Bear. Normalmente, esta arma demora quatro semanas a construir, mas Daniel só tem quatro dias para esta aventura. Com o tempo a esgotar-se e sob o olhar crítico do mentor, Daniel vive momentos de grande tensão.

Sexta-feira 29, 23h

NOVAS ADIÇÕES

Depois de restaurar e fabricar inúmeras armas e facas para os seus clientes, o exímio ferreiro Daniel Casey decide que está na hora de fabricar uma espingarda para um cliente muito especial: o filho Wesley. Apesar de Wesley só ter idade suficiente para disparar daqui a alguns anos, Daniel quer que a arma esteja pronta, à espera dele, quando chegar o momento certo, por isso, decide forjar uma espingarda em miniatura.

Sexta-feira 29, 23h20