João Moura Jr. volta a envolver Bruno Nogueira em polémica e quer boicotar espetáculo

Bruno Nogueira, conhecido pela sua posição anti-tourada, volta a estar associado a uma polémica com o toureiro João Moura Jr.

Há anos, o humorista levou a cabo uma sátira por causa de uma publicação no Facebook do jovem cavaleiro, relacionada com os cães que alegadamente eram treinados para atacar bovinos.

Volvidos vários meses, João Moura Jr. não se esqueceu da sátira de que foi alvo – e que fez correr rios de tinta nos tabloides – e ataca Bruno Nogueira.

O apresentador e stand-up comedian vai ter um espetáculo na Praça de Toiros de Montemor-o-Novo, algo que está a indignar o toureiro e a Associação de Tradições e Cultura Tauromáquica que emitiu, inclusive, um comunicado:

A Associação de Tradições e Cultura Tauromáquica, ao ter conhecimento que está anunciado um espectáculo, para o próximo dia 12, com o humorista anti taurino Bruno Nogueira, e para a Praça de Toiros de Montemor-o-Novo, não pode deixar de condenar veementemente que se permita acontecer tal situação:

NÃO QUEREMOS QUE O ANTI TAURINO BRUNO NOGUEIRA ACTUE NA PRAÇA DE TOIROS DE MONTEMOR-O-NOVO!

Sendo bem verdade que este facto caracteriza o humorista anti taurino em termos de convicção nos seus ideais, devemos, também, e enquanto aficionados, questionar se é este o caminho a seguir?
A “luta” de Bruno Nogueira contra a Tauromaquia é sobejamente conhecida e está documentada. Quem não se lembra do célebre programa da TSF, Tubo de Ensaio, com o título “Gabriela Bandarilha e Canela”? Ou o mesmo programa com o titulo “João Moura Jr, o pior amigo do homem”?
Será que vamos oferecer ao humorista anti taurino tempo de antena, e recursos, para que possa manifestar-se, na nossa própria casa, contra a actividade que defendemos? Será que nos vamos permitir ser nós próprios a alimentar a luta anti taurina?
Será que vamos permitir que pise uma arena onde gerações e gerações de Homens têm colocado em risco as suas vidas ao serviço de uma Arte da qual o humorista anti taurino escarnece e a qual despreza?
Deixamos ao critério dos aficionados a resposta a estas questões, mas, salvaguardadas as devidas distâncias, a Associação de Tradições e Cultura Tauromáquica só encontra paralelo moral nesta situação com aquilo que teria significado ter-se permitido a Bin Laden participar numa palestra, antes do 11 de Setembro, num dos auditórios do World Trade Center.
A Bem da Festa Brava,
A Direcção da ATCT