“Jornal 2” passa para o Porto, diariamente às 21h

A informação da RTP vai sofrer mudanças visíveis a partir deste mês. O “Jornal 2” vai passar a ser emitido todos os dias a partir do Centro de Produção do Porto, em Gaia.

O debate “UM futuro para a informação televisiva”, realizado nesta quinta-feira na Reitoria da Universidade do Minho, em Braga, numa parceria com a revista Notícias TV foi o palco onde foi anunciada a medida para a RTP2.

A sessão contou com José Manuel Portugal, Alvides Vieira e José Alberto Carvalho, diretores de informação da RTP, SIC e TVI, respetivamente. O debate foi, em parte, dominado pela questão da centralização dos meios de produção televisivos e dos principais actores dos debates políticos em Lisboa.

Essa é uma realidade que Alcides Vieira considerou «natural», pelo facto de Lisboa ser sede do poder político e económico.

Já José Alberto Carvalho reconheceu, citado pelo jornal Público, que há nas televisões «um enorme défice de aproveitamento da capacidade instalada» nas universidades e institutos politécnicos do país, mas defende que essa é também uma responsabilidade das instituições de ensino superior, que não souberam «criar as redes» para se afirmarem.

Mais fora do tom, José Manuel Portugal disse «perceber» por que motivo as pessoas acham que há forças centrípetas no Terreiro do Paço. «Os jornalistas têm responsabilidades sobre isso», advertiu ainda citado pelo Público.

O diretor de informação da RTP1 recordou uma das novidades que tinha anunciado durante o debate, para prever que o “Jornal 2” emitido desde o Porto «vai certamente trazer novos protagonistas do Norte» para o canal público.

Alcides Vieira anunciou também «uma forte aposta» da SIC nos seus estúdios do Porto. «Não podemos prometer regularidade programática», mas o espaço estará, dentro de cerca de um mês, preparado para receber diretos ou gravações de programas com as mesmas condições dos estúdios centrais, sempre que isso se justificar.

O “Jornal 2” passa a ser emitido da cidade invicta a partir de meados de março, todos os dias, às 21h em ponto.