Leia o resumo dos primeiros episódios de “O Beijo do Escorpião”

Episódio 1

A grande campanha de marketing do “Shopping Place” parece atrair todos os que passam pelas ruas de Lisboa. Um camião vai passando com o logótipo do centro comercial por todos os pontos estratégicos da cidade enquanto Rita comanda as operações, deliciada com o resultado do seu trabalho. A gravação do anúncio foi um estrondo.

Fernando, dono do centro comercial e marido de Rita, já está no Algarve para a inauguração do novo centro. Ao telefone com o marido, Rita avisa que em breve irá ter consigo. Uma jornalista um pouco insinuante, Zulmira, aproxima-se de Fernando e pede-lhe uma entrevista sobre a inauguração do centro. Fernando lamenta e diz que tem de ficar para depois.

Em Lisboa, enquanto Rita recebe um feedback muito positivo da campanha, António só se mostra preocupado com os elevados custos da iniciativa. No supermercado, Manuel vai ter com o seu superior, Marco, e diz-lhe que têm um problema com uma das novas raparigas, Alice.

O ar angelical de Alice parece conseguir agradar e surpreender todos. Todos menos Adelaide, que conhece bem a filha e sabe que ela não é bem aquilo que parece. Adelaide está muito incomodada, principalmente agora que Alice trabalha no “Shopping Place” e Conceição pergunta à amiga se não estará na hora de contar toda a verdade. Mas a verdade parece ser algo que mexe demasiado com Adelaide.

Alexandra ajuda a amiga a escolher a melhor roupa para a inauguração do centro comercial do Algarve. Para Alexandra, Rita tem de arrasar e brilhar ao lado do marido, independentemente de António estar sempre a recordá-las dos custos e dos gastos.

Quando Alice chega com Rafael ao centro comercial, o rapaz vai para a loja de tecnologias onde trabalha e a namorada segue para o supermercado. É lá que é interpelada por Marco, que lhe pede que abra o cacifo pois fora vista a roubar. Rita é chamada para tratar do assunto e, de imediato, despede a rapariga.

O que Rita nem sequer sonha é que acabou de despedir a sua irmã. Alice e Rita são irmãs, um segredo que Adelaide esconde consigo há mais de 40 anos e que parece não querer desvendar.

Ao saber que a namorada, por quem morre de amores, foi despedida, Rafael vai confrontar Rita pela decisão que tomou. É um confronto intenso, que chama a atenção de bastantes trabalhadores do centro.

Alice regressa a casa, chateada com toda a situação, e é interpelada por Arminda, uma vizinha, que lhe entrega uma carta que, por engano, foi parar à sua caixa do correio¿ Alice vê que a carta é do fundo de investimento e apressa-se a abri-la. Fica em choque total quando percebe que a mãe é dona de uma grande fortuna e nunca lhe disse nada. A fúria e a revolta de Alice começam a tornar-se cada vez mais visíveis: entra em casa e confronta a sua mãe. Adelaide é apanhada tal forma de surpresa que acaba por perder os sentidos e cair no chão. Nesse momento tocam à campainha. Alice faz uma cara de desespero e pede a Conceição que a ajude. Chamam a ambulância e levam Adelaide para o hospital.

Rita já está no Algarve com o marido. Esta está entusiasmada com os resultados da campanha dessa manhã e Fernando está ansioso com a resposta do banco sobre o pedido de financiamento do negócio para o estrangeiro, que tarda em chegar. Rita avisa-o que António já falou com Romão e agora só lhes resta esperar. Nesse momento começam a ouvir uma manifestação de comerciantes locais e produtores contra a abertura do centro comercial na cidade. Com os nervos, Fernando não consegue travar o carro a tempo e atropela um manifestante. Rita não hesita em ir ajudar o homem e, ao ver o clima de tensão elevado, diz à policia que quer falar com os manifestantes.

No hospital, Alice ouve atentamente as indicações do médico. Adelaide sofre de um problema de coração bastante grave e vai ter de ser operada. Precisa de um repouso cuidado e sem emoções fortes antes da operação. Alice finge-se chocada e em pânico mas, na realidade a sua maldade fala mais alto e o que Alice pretende não são as melhoras da mãe mas sim o dinheiro dela.

Rita fala aos manifestantes e tenta fazê-los ver que o “Shopping Place” é uma forma rentável de criar postos de trabalho e promover o comércio e a economia local, acalmando assim os manifestantes e convidando-os a visitar as instalações. Fernando fica emocionado com a capacidade da sua mulher para resolver problemas.

À noite, no lobby do hotel do Algarve, a jornalista volta a interpelar Fernando que se apercebe das suas segundas intenções e descarta qualquer entrevista. Nesse instante aparece Rita, muito produzida e radiante: Fernando acabou de ser eleito o Empresário do Ano!

No palacete da família Albuquerque, Romão conversa ao telefone com Zulmira. É uma discussão acesa. O objetivo de Romão era que Zulmira levasse Fernando a trair Rita e assim prejudicar toda a sua vida familiar e, consequentemente profissional, pois está nas suas mãos a resposta do banco.

Nessa noite, enquanto Rita e Fernando adormecem fazendo juras de amor eterno, Alice vai delineando um qualquer plano maquiavélico.

Dois dias depois, Paulo e Miguel estão no aeródromo. Miguel não está com vontade de ir à gala e Paulo mostra-lhe que este devia ir, pelo seu irmão Fernando.

No seu prédio, Rosalina e Tina estão a tratar das mudanças. Adelaide está de regresso a casa e Rosalina preocupa-se com a vizinha. Mas Tina parece que foi feita da mesma farinha que Alice e, rejeitando gente pobre e de bairro, só se preocupa em mandar bocas a Alice e a despachar as suas mudanças.

Ao entrarem em casa, Alice propõe uma instalação de vídeo vigilância em casa para poder estar sempre atenta a qualquer problema da mãe, mas Adelaide recusa a ideia, mesmo depois de Rafael e Conceição a tentarem convencer. Alice finge-se triste e preocupada na presença do namorado e congemina uma ideia para a qual lhe pede ajuda e este aceita de imediato.

Todos se preparam para a noite da gala. André avisa a mãe que Duarte não quer ir, mas Rita, sabendo que este se encanta por Carlota, filha de António, usa-a como isco para convencer o filho a estar presente neste momento importante para a família.

Carlota prepara-se para a gala e coloca uma fotografia sua no Facebook. António critica a filha, achando-a demasiado nova para expor as suas intimidades na internet. Alexandra defende sempre a filha.

Antes de saírem de casa, a família Albuquerque está com alguns problemas conjugais: Madalena bebeu demais e Henrique recusa-se a levá-la consigo à gala. Madalena diz que quer ver Becas mas, para Henrique, Becas deixou de fazer parte da família a partir do momento em que foi viver com o “empregadeco” do centro comercial.

Com todos os acontecimentos dos últimos dias e com a sua saúde cada vez mais frágil, Adelaide decide que talvez seja altura de dizer a verdade à filha Rita. Nessa noite vai a casa dos Macieira mas ao aproximar-se vê a família toda a sair, ficando sem oportunidade de falar com Rita.

A gala está prestes a começar. Há muitos convidados e o ambiente é de luxo e glamour. Fernando cruza-se com Romão e pergunta-lhe pela resposta do banco mas o marido de Natália desvia a conversa e aproveita para elogiar Rita.

Enquanto Tina pousa para os fotógrafos, Ricardo conversa com Becas e com o cunhado mas fica estático quando Tina anuncia à imprensa que o seu namorado (Ricardo) lhe vai pôr o anel no dedo. O rapaz fica incrédulo mas a popular participante do reality show “A Colmeia” descredibiliza a notícia dizendo que foi só para entreter os jornalistas.

Henrique também chega à gala e fica desagradado ao ver Becas com Miguel. Ao mesmo tempo vê Ricardo com Tina e também fica incomodado. Diz a Romão que conta com ele para manter Ricardo na linha e, dissimuladamente, o genro diz-lhe para ficar descansado.

Numa das zonas da cerimónia, Duarte tenta meter conversa com Carlota mas esta não lhe liga nenhuma. Noutra zona da festa, Romão num tom prazeroso diz a Fernando que as hipóteses deste obter o crédito são mínimas, o que o deixa siderado.

Teresa e Paulo chegam finalmente à festa, o que deixa Rita feliz com a chegada da amiga.

Enquanto os ricos se passeiam pela gala do empresário do ano, Alice leva adiante o seu plano para ficar com o dinheiro da mãe.

Romão vai ter com Rita e comenta que uma resposta positiva do banco ao crédito pedido por Fernando está dependente de si, basta que esta lhe dê uma noite só deles e o crédito será concedido. Rita esbofeteia Romão e chama-lhe porco.

O plano de Alice implica que Rafael simule um assalto à casa, fazendo Adelaide concordar com a ideia das câmaras de vídeo vigilância. No entanto, os planos concretos de Alice não são esses e, quando Rafael simula o assalto, Adelaide entra em pânico, desequilibra-se e cai da varanda. Rafael ainda tenta segurá-la, mas é tarde demais. Alice vê o corpo da mãe cair morto no chão, com um olhar maléfico e vitorioso. Correu tudo melhor do que ela esperava.

Pages: 1 2 3 4 5 6