Primeira Liga de futebol regressa à RTP1 numa aposta para subir audiências

Futebol

O Governo voltou a colocar os jogos da Liga Zon Sagres na lista de eventos desportivos de interesse público. Com esta medida, abre-se de novo uma janela para a RTP retomar a emissão de um jogo semanal em sinal aberto.

A lista definitiva já foi elaborada pelo ministro com a tutela da comunicação social, Miguel Poiares Maduro, que abre desta forma a porta à concretização de um objetivo já expresso pela administração da RTP: voltar a ter um jogo por semana do campeonato nacional de futebol em sinal aberto na RTP1.

O gabinete de Poiares Maduro não confirma a decisão e diz apenas que o ministro solicitou esta semana, formalmente, à Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) que se pronunciasse sobre a lista atualizada de eventos desportivos que devem ter assegurada a emissão televisiva em sinal aberto. Só depois da aprovação da ERC é que a lista será publicada em Diário da República, o que deverá acontecer até ao final deste mês, escreve a Lusa.

Já o jornal Expresso adianta que a Liga de futebol voltou mesmo a ser incluída nesta lista, de onde tinha saído em 2012, ainda com Miguel Relvas como ministro da tutela. Na altura, a mudança foi justificada com o contexto de crise do setor da comunicação social, que impedia os canais de sinal aberto (RTP, SIC e TVI) de adquirirem estes direitos, em função dos constrangimentos financeiros que os grupos de media atravessam.

Apesar dos constrangimentos orçamentais que a RTP atravessa, a administração da empresa já assumiu que o regresso do futebol à antena da RTP1 será um dos eixos estratégicos que a estação pública pondera para alicerçar o crescimento de audiências do operador público.

Nos últimos meses, aliás, Alberto da Ponte terá mesmo tentado, numa primeira fase, negociar com Joaquim Oliveira a permuta de alguns conteúdos futebolísticos que a RTP tem (como o Mundial-2014), mas a operação não avançou – até porque a Sport TV perdeu entretanto para a Benfica TV os direitos de emissão dos jogos do Benfica em casa na Liga Sagres, o que arrefeceu o interesse da estação na perda de mais um jogo semanal dos grandes para os operadores de sinal aberto.

Agora, a RTP pode avançar sozinha para um concurso, até porque o próprio ministro Miguel Poiares Maduro defendeu indiretamente. «O facto de uma empresa fazer um investimento num determinado produto que tem um custo não significa que isso seja uma perda financeira para a empresa. Porque esse custo pode ter uma contrapartida financeira superior. Esse é o juízo que a RTP deve fazer», defendeu o ministro em entrevista à Notícias TV.