Luís Marques ‘culpa’ apresentadores da TVI por baixos números da SIC no ‘daytime’

Grande Tarde Logotipo

Há vários anos que a SIC perde constantemente no daytime para a TVI. Para se ter uma ideia, entre “Querida Júlia” e “Queridas Manhãs”, estação de Carnaxide só por uma vez venceu o “Você na TV!”.

O maior problema da SIC e que está a dificultar a liderança é a força de Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha. «Não é fácil [liderar], por dois motivos: porque temos uma concorrência muito forte e estabilizada, sobretudo na TVI (… ) Depois, há os apresentadores. Esse é o elemento-chave. Há, de facto, uma grande empatia do público com os apresentadores da TVI. Nós temos o nosso percurso, o nosso trabalho, os nossos apresentadores, que também são bons, e iremos melhorar, pouco a pouco», admite o responsável.

Com um daytime mais forte, Marques acredita que a SIC «provavelmente seria líder ou estaria perto da liderança, se tivésse mais audiências nos programas da manhã e da tarde».

O facto de perder pontualmente para a RTP, quer na manhã para o “Agora Nós”, que à tarde com o “Há Tarde” está a ser analisado: «É verdade [que a SIC já perdeu]. Mérito da RTP e só tenho de lhes dar os parabéns. Mas ganharam um dia ou outro, não sempre. O que lhe posso dizer? Que temos que trabalhar mais, todos os dias».

Apesar do desejo de liderar de manhã e à tarde, o gestor continua a afirmar que «não tem nenhum prazo definido» para chegar ao primeiro lugar.

O “Grande Tarde” chegou com alguma pujança, mas já perdeu gás. Os apresentadores e o número de caras que apresentam o formato «não são excessivos» até porque Luciana Abreu «não é bem uma apresentadora, é uma performer».Grande parte do trabalho no daytime é da responsabilidade de Júlia Pinheiro, diretora de formatação de conteúdos da SIC. Os fracos resultados não colocam a responsável em maus lençóis porque «ela é um quadro da SIC. Está segura, como se fosse o primeiro dia».

Os três anos de Júlia Pinheiro à frente do entretenimento da SIC também são analisados por Luís Marques: «Não gosto de fazer apreciações individuais em público… Mas a Júlia adaptou-se bem a uma casa que já conhecia, encontrou aqui uma receptividade extraordinária, entrosou-se muito bem e, portanto, estamos satisfeitos com ela», garantiu, acrescentando que «na SIC não houve comentários sobre a saída da Júlia».