“Mar Salgado”: Resumo de 15 a 21 de setembro

2º Episódio

Leonor ouve com incredulidade o relato de Alice, que lhe conta que ela não só não perdeu o filho no parto, como deu à luz gémeos, que Gonçalo fez desaparecer por não querer ser pai naquele tempo. A enfermeira, muito nervosa, revela toda a verdade, explicando que Duarte foi cúmplice de Gonçalo, porque a família do amigo lhe pagou o curso de medicina e lhe montou a clínica onde exercia. Leonor não quer acreditar no que ouve e tenta agarrar-se ao papel que Patrícia teve no caso, afirmando que a amiga jamais permitiria que lhe fizessem desaparecer os filhos. Alice responde que a amiga foi enganada como toda a gente. A conversa decorre sob enorme tensão e Alice diz que vai integrar uma missão humanitária na Síria, mas mostra-se disponível para o que Leonor precisar. Esta, decide que vai procurar os filhos, o rapaz e a menina que não conseguiu acompanhar por ter sido impedida de ser mãe. Depois de Alice ir embora, Leonor abandona-se aos seus pensamentos e deixa que as lágrimas lhe percorram o rosto. Depois vai até ao mar e mergulha, como que tentando libertar-se do peso que as noticias do passado lhe trouxeram.

Alheios ao que se passa com Leonor, Miguel e Diogo conversam sobre a empresa de mergulho. Diogo acaba por perder ao amigo se pode arranjar-lhe um emprego, já que o seu vai durar apenas mais uma semana. Miguel compromete-se a falar com alguns amigos e confessa que tenciona convidar Leonor para sua sócia, já que ela é a sua melhor instrutora de mergulho. Diogo fica radiante pela irmã e diz ao amigo que têm de ir até ao carro porque se esqueceu lá do ipad que tem para lhe entregar. Leonor liga-lhe entretanto e pede-lhe para se encontrarem com alguma urgência no hotel onde ele trabalha, limitando-se a dizer que tem algo de muito importante para lhe dizer. Diogo fica preocupado e muito intrigado.

Amélia conta a Martim que Gonçalo, sem os consultar, decidiu oferecer uma moto a Carlota, que completa dezasseis anos. O marido fica indignado e concorda com Amélia opondo-se a que o cunhado contrarie a vontade que eles têm como pais da rapariga. Martim convida Amélia para tomar um café e diz que está na altura de contarem a Carlota que ela foi adoptada por eles. Amélia fica em pânico e opõe-se com todos os argumentos de que dispõe à intenção do marido, que ignora que Gonçalo é o pai de Carlota. A chegada de Patrícia junto do casal, pedindo a Martim a sua atenção para assuntos de trabalho no hotel, liberta Amélia da conversa incomoda que está a deixá-la cada vez mais ansiosa.

No Dubai, Leonor conta a Diogo a conversa inesperada que teve com Alice e diz ao irmão que está determinada em regressar a Portugal para procurar os filhos que ignorava ter. Diogo tenta evitar que ele viaje imediatamente, pois esteve a mergulhar e pode correr perigo de vida se não cumprir os tempos determinados para fazer a necessária descompressão. No entanto, não consegue contrariar a vontade de Leonor e decide acompanhá-la, depois de ela contar a Miguel que vai abandonar a escola de mergulho.

Carlota conta a Kika que o tio Gonçalo lhe vai oferecer uma moto e diz não compreender como é que ela não aproveita o facto de ser sua filha para usufruir da mesma oportunidade. A prima desvaloriza a questão e afirma que não acha piada alguma em andar às voltas numa pista. Para mudar de assunto, Kika pergunta a Carlota se não a vai convidar para a festa de aniversário. A prima estranha o interesse mas ela apressa-se a dizer que não tem a intenção de comparecer, mas apenas que os pais pensem isso, para poder escapar do seu controlo. Carlota não gosta do que ouve e reponde que se ela quiser ir sair com ela e com os amigos pode ir, mas que não vai mentir aos tios só para a libertar. A discussão é interrompida pelo instrutor de vela que lhes diz para colocarem os barcos na água. Durante o treino, Kika tenta ultrapassar a prima, que se mostra indiferente àquela competição da prima.

André ameaça despedir Mateus, quando ele o obriga a concluir um trabalho informático com que se tinham comprometido com Martim.

Laurinda obriga Bento a acompanhá-la ao mercado na expectativa de que o irmão consiga encontrar trabalho, já que ele continua a recusar a possibilidade que Henrique lhe ofereceu para trabalhar no mar como pescador. Bento insiste em esquivar-se a qualquer emprego e a irmã deixa claro que se arrisca a ficar sem tecto para morar.

Na fábrica de conservas, Gonçalo dá instruções a um funcionário e Rute comenta com Idalina que gostava de ter um príncipe como aquele. A colega lembra-lhe que ele é casado e ela tira do bolso um telefone novinho em folha, dizendo que tem fotografias de André, que também não desdenhava conquistar. Sílvia, ao ver o novo telemóvel da irmã, questiona como é que ela arranjou dinheiro para o comprar e faz um escândalo quando ela assume que foi às poupanças da casa para o pagar. Durante a discussão e quando regressa à sua bancada, Sílvia bate ao de leve na barriga de Júlia que grita de dor, causando estranheza atendendo à fraca intensidade da pancada. Júlia fica atrapalhada e diz que tem de ir à casa de banho. Na realidade, vai colocar um pouco de pomada num grande hematoma que tem naquela zona, indiciando que sofreu uma grande pancada, que quer manter em segredo.

Gonçalo fica em pânico quando Amélia conta que Martim quer contar a Carlota que ela é filha adoptada e instiga a irmã a fazer com que o marido mude de ideias, custe o que custar. Amélia fica assustada com a determinação do irmão.

Miguel lamenta que Leonor deixe a escola de mergulho, ainda mais depois de a ter convidado para sua sócia. Ela conta que acabou de saber que é mãe de dois gémeos de que desconhecia a existência, pois pensava que tinha perdido no parto o único filho de que tinha conhecimento. Miguel fica impressionado com a história de vida de Leonor, cujos filhos vão cumprir dezasseis anos de idade, no mesmo dia em que o avô morreu. Miguel dá um abraço de despedida a Leonor, disfarçando o amor que sente por ela.

Laurinda chega ao mercado acompanhada de Bento, que usa um pinheirinho aromático no nariz para suportar o cheiro a peixe. Ignorando o irmão, pergunta a Cremilde se sabe onde pode encontrar João Loureiro, sobrinho do antigo arrendatário da banca de venda, que acabou de falecer. Joni apresenta-se nessa altura e Laurinda acerta com ele a continuidade à frente do negócio do tio, oferecendo Bento como contra-partida para trabalhar com ele. Bento tenta escapar ao trabalho mas não tem outro remédio senão concordar com a irmã. Entretanto, Tina, que já estava de olho em Joni, passa do amor ao ódio ao aperceber-se de que ele não é afinal um negociante de fruta, mas seu concorrente, frente a frente, na venda de peixe. Cremilde também fica contrariada mas acaba por encarar a situação a rir, depois de perceber que a filha acaba de sofrer uma desilusão amorosa.

Patrícia queixa-se a André da indiferença de Gonçalo e tenta insinuar-se ao cunhado. André tenta justificar o irmão e aconselha a cunhada a falar com o marido. Ela não desarma e beija Gonçalo na cara, como que a deixar a marca do seu interesse por ele.

Entretanto, Gonçalo diverte-se na noite com uma das suas amantes, que tenta resistir sem êxito aos seus encantos.

Leonor e Diogo encaminham-se para o aeroporto e ele insiste com a irmã para saber se realmente está em condições de viajar de avião, depois de ter feito mergulho. Ela reafirma que está tudo bem e acabam por embarcar.

Já em Portugal, Leonor leva o irmão a prestar homenagem à memória do pai, a quem levam uma flor que deitam no rio. Ela só se preocupa em esclarecer o passado e confessa que está desejosa de se encontrar com Patrícia, sua amiga de infância que poderá esclarecer tudo.

André comunica a Martim que está quase a chegar ao hotel para reunir com ele e entregar-lhe o trabalho que ele solicitou. Enquanto espera pelo cunhado, André fica incrédulo ao ver Leonor entrar no hotel. Ela também não disfarça a surpresa assim que o vê e causa algum desconforto ao perguntar-lhe por Gonçalo e logo de seguida por Patrícia. André fica algo atrapalhado, mas manda o recepcionista chamar Patrícia, sem no entanto contar que ela está casada com Gonçalo. Por sua vez, Patrícia fica estarrecida quando se encaminha para a recepção do hotel e avista a sua antiga melhor amiga. Entretanto, Leonor tem sucessivas tonturas durante a conversa com André e acaba mesmo por desmaiar, causando o pânico nele e em Diogo. André fica a saber que Leonor está a sofrer de um problema de descompressão, pois fez mergulho antes de viajar de avião, correndo agora risco de vida. Por ironia, é André quem grita para que Patrícia chame uma ambulância que socorra Leonor. (conclusão)

Pages: 1 2 3 4 5 6