Marcha atrás na RTP: “Éramos Seis” trocada por ficção nacional

“Velhos Amigos” estreia dia 14 na RTP1

A RTP anunciou, na apresentação da nova grelha para 2013 que uma novela preencheria o horário pós “Jornal da Tarde”. Entretando no site oficial da estação pública foi anunciado que “Éramos Seis” seria a substituta de “Vidas em Jogo”.

Várias vezes Hugo Andrade disse que assim que acabasse a obrigação de exibir novelas da Rede Record, acabaria também o género neste horário. Porém “Éramos Seis”, do SBT, chegou a constar na grelha de programas.

A RTP anunciou ontem que o horário das 14H teria uma novela

Já hoje, a novela brasileira protagonizada por Irene Ravanche foi retirada do veículo oficial da RTP na internet e foi colocada, no mesmo horário, a série nacional “Velhos Amigos”.

Produzida pela SP Televisão, “Velhos Amigos” é o retrato comovente de três idosos e uma criança numa aventura de redescoberta da vontade de viver e de um país de beleza e património inigualável. Foi exibida originalmente em 2011 no acesso ao primetime do fim de semana.

Carlos, José e Matias são três amigos, entre os setenta e os oitenta anos que se conhecem desde o tempo de crianças e nutrem uma amizade de várias décadas que se tornou à prova de tudo.

José vive com a filha, o genro e o neto, Pedro de nove anos. Tem no neto o único motivo de contentamento. Carlos é reformado e passa o seu fazendo pequenos biscates. Matias é viúvo e vive sozinho, quase ao abandono, já que o filho está no estrangeiro.

Os três têm personalidades muito vincadas, mas estão ao mesmo tempo unidos por uma grande amizade.

“Vehos Amigos” tem 26 episódios e é protagonizada por Luís Alberto, Orlando Costa e João Maria Pinto. Miguel Jesus, Margarida Cardeal e Filipe Vargas completam um elenco fixo cheio de convidados especiais e atores mais velhos, muitos afastados da televisão há vários anos, como Florbela Queiroz.

Depois de se ter estreado em setembro de 2011, “Velhos Amigos” é a escolha da equipa de Hugo Andrade para a hora do almoço a partir de dia 14 de janeiro.