Netflix revela dados de ‘audiências’ relativas a Portugal

Netflix
Netflix

A Netflix divulgou a retrospetiva das séries e filmes que os consumidores mais viram (e reviram) e que definiram o ano da plataforma.

O serviço de streaminga revelou que o de 2017 trouxe muito conhecimento e também muitas horas de visualização. Este ano, os subscritores da Netflix, pelo mundo fora, visualizaram mais de 140 milhões de horas por dia divididas entre séries, filmes, documentários e especiais de stand-up e muito mais – são cerca de mil milhões de horas por semana.

O dia mais popular1 foi o dia 1 de janeiro. Tudo o que seguiu foi igualmente interessante…

Fatos sobre as Maratonas em Portugal e no mundo em 2017:

Em Portugal, o dia mais popular de visualizações foi o 29 de Outubro, domingo. Um membro português viu “O Expresso Polar” 165 vezes e “Strangers Things 2” foi a série mais maratonada pelos portugueses.

Nos EUA “Piratas das Caraíbas: A Maldição do Pérola Negra” foi visto todos os dias do ano, ou seja, 365 dias. Um feito impressionável tendo em conta que a média deste ano foi um subscritor ver cerca de 60 filmes.

México está no top com a maior parte dos subscritores que viram Netflix todos os dias e até houve um membro que fez maratona de “Shameless” na Antártica.

Há muito para dizer sobre o que se viu, mas a forma como foi feito também é algo bastante intrigante. Apesar das maratonas se terem tornado habituais, nem todas as séries foram vistas assim, de forma habitual – houve umas que foram devoradas, outras saboreadas, aquelas com que traímos o nosso parceiro e as que nos voltaram a juntar.

O ano de 2017 foi assim na Netflix:

As séries que os portugueses Devoraram em 2017 2

Fugimos da realidade, em 2017, ao termos devorado (ver mais de duas horas por dia) séries de crime/drama como “Marvel – O Punho de Ferro”, “Atirador e Ingovernável” e dramas como “Riverdale”, “Greenleaf” e as “Telefonistas”.

  1. American Vandal
  2. Ana com A
  3. Riverdale
  4. Ingovernável
  5. Greenleaf
  1.   As Telefonistas
  2.   A Névoa
  3.   O Atirador
  4.   Por Treze Razões
  5.   Marvel – o Punho de Ferro

As séries que os portugueses saborearam em 2017 3

Este ano quando queríamos rir, encontrámos o consolo em séries que saboreámos (ver menos de duas horas por dia): “Uma série de desgraças”, “Eu, Tu e Ela”, “Wet Hot American Summer: Dez anos depois” e “Big Mouth.

1.  The Crown

2. Uma série de desgraças

3. Big Mouth

4. Desajustados

5. Neo Yokio

6. Eu Tu e Ela

7. Fronteira

8. Wet Hot American Summer: Dez anos depois

9. Ozark

10. Um dia de cada vez

As séries com que traímos em 2017 (dados globais) 4

Não conseguimos resistir ao entusiasmo de ir vendo, sem a nossa cara metade ao lado, “Narcos”, “Ozark”, “House of Cards”, “Black Mirror” e muito mais (não digas ao Marty).

1.      Narcos

2.      House of Cards

3.      Por Treze Razões

4.      Stranger Things

5.      Orange is the New Black

6.      Sense8

7.      Black Mirror

8.      Marvel – Os Defensores

9.      Marvel – Punho de Ferro

10.  Ozark

 As séries que nos juntaram em 2017 (dados globais) 5

Seja pela aventura (“Chief Hopper”) ou bromance (#DadSteve), os membros da Netflix classificaram “Stranger Things” como a série de topo a ver em família. A nostalgia também somou pontos para juntar a família com séries como “Star Trek: Discovery”, “Gilmore Girls: A Year in the Life” e “Fuller House”.

1.      Stranger Things

2.      Por Treze Razões

3.      Uma série de desgraças

4.      Star Trek Discovery

5.      Gilmore Girls: A Year in the Life

6.      Riverdale

7.      Fuller House

8.      Chef’s Table

9.      Até aos ossos

10.  Atypical

Metodologia:

1 Popularidade baseada na média diária de horas de visionamento por membro entre 1 Novembro de 2016 e 1 Novembro de 2017

2/3 Séries vistas menos de duas horas por dia foram identificadas como “saboreadas”. Séries vistas mais de duas horas por dia foram identificadas como “devoradas”. Os dados incluem novos originais, séries /temporadas lançados, pela Netflix, desde 1 Novembro de 2016 a 1 Novembro de 2017.

4 Baseado em mais de 60,000 respostas de um questionário elaborado a membros da Netflix entre 24-30 outubro, 2017. A amostra é representativa de uma população adulta que vê séries de TV enquanto casal em 32 países. O questionário inclui novas séries ou novas temporadas de originais Netflix lançadas entre 1 Novembro de 2016 e 1 de Novembro de 2017.

5 Baseado em mais de 60,000 respostas de um questionário elaborado a membros da Netflix entre 24-30 outubro, 2017. A amostra é representativa de uma população adulta que vê séries de TV em família em 32 países. O questionário inclui novas séries ou novas temporadas de originais Netflix lançadas entre 1 Novembro de 2016 e 1 de Novembro de 2017.