NOS e Vodafone vão partilhar jogos do Benfica

NOS

A NOS e a Vodafone chegaram a acordo para a disponibilização recíproca de conteúdos desportivos nacionais e internacionais.Os jogos do Benfica são a grande novidade nesta troca.

O acordo inclui também os direitos de transmissão e «distribuição de canais de desporto e de canais de clubes, cujos direitos sejam detidos por cada uma das partes do acordo em cada momento», pode ler-se no comunicado, que acrescenta ainda que «Este acordo produzirá os seus efeitos já a partir da época desportiva 16/17, garantindo assim que todos os clientes da NOS e da Vodafone terão acesso ao canal do Benfica e aos jogos do Benfica em casa, independentemente do canal onde estes jogos sejam transmitidos».

As duas empresas de distribuição de televisão por Cabo desejam que este acordo abranja ainda outros operadores do mercado para se «criar um mercado aberto onde o aceso aos conteúdos relevantes está disponível para qualquer um».

A Autoridade da Concorrência (AdC) foi chamada a pronunciar-se e já reagiu ao entendimento celebrado entre NOS e Vodafone e considerou que é «uma solução que parece ter o intuito de responder às preocupações da AdC no que diz respeito às relações de exclusividade».

A nota admite ainda que o regulador «pretende dar continuidade à prática decisória e não deixará, por isso, de analisar a duração dos contratos entre operadores e clubes de futebol».