Nova temporada de Fórmula E, para ver na Eurosport

Fórmula E
António Félix da Costa é um dos pilotos da Fórmula E

Um pelotão de 24 carros separados por menos de um segundo só pode dar grande espetáculo. Para que não perca pitada, o Eurosport transmite em direto as 14 corridas da 6ª temporada do campeonato de Fórmula E.

O piloto português António Félix da Costa volta a estar na luta pelo título, desta feita com a equipa DS-Techeetah, campeã de pilotos nas duas últimas épocas.

O show dos monolugares elétricos continua a levar emoção ao centro de grandes metrópoles ao redor do planeta, esta temporada com Jacarta, Seul e Londres como novidades.

De novembro a julho, cada uma das 12 cidades será palco de batalhas sem tréguas, de lutas ao milímetro, de contactos múltiplos entre os carros e de ultrapassagens de ficar sem fôlego.

 A Fórmula E atrai cada vez mais público, ao vivo e na televisão, e como tal mais construtores. Este ano chegam a Mercedes e a Porsche, que se juntam a Audi, BMW, DS (marca do Grupo PSA), Jaguar, Mahindra, NIO e Nissan. Nove no total, número de presenças oficiais sem par em qualquer outra modalidade do Desporto Automóvel. É uma batalha que nenhum construtor quer perder na demonstração de quem é o melhor neste tipo de mobilidade. O empenho será total e quem ganha são os fãs.

 Num mundo em que os níveis de poluição do ar atingem valores preocupantes, o Campeonato de Fórmula E representa mais do que uma mera competição que atravessa circuitos urbanos do mundo. É um laboratório no qual se revelam as mais recentes tecnologias na batalha ecológica. Os carros elétricos são o presente e o futuro. A Fórmula E representa, por isso, a vanguarda dos desportos motorizados.

 

EQUIPAS E PILOTOS

Envision Virgin Racing – Sam Bird e Robin Frijns

NIO 333 FE Team – Oliver Turvey e Ma Qinghua

Mercedes-Benz EQ Formula E Team – Stoffel Vandoorne e Nyck de Vries

GEOX Dragon – Brendon Hartley e Nico Müller

Audio Sport ABT Schaeffler – Lucas di Grassi e Daniel Abt

DS Techeetah – António Félix da Costa e Jean-Éric Vergne

TAG Heur Porsche Formula E Team – Neel Jani e André Lotterer

Venturi Racing – Felipe Massa e Edoardo Mortara

Panasonic Jaguar Racing – Mitch Evans e James Calado

Nissan e.dams – Oliver Rowland e Sébastien Buemi

BMW i Andretti Motorsport – Alexander Sims e Maximilian Günther

Mahindra Racing – Jérôme d’Ambrosio e Pascal Wehrlein

Em 2019/2020 cumpre-se a 6.ª época da Fórmula E. Conheça os campeões anteriores:

2014/2015 – Nelson Piquet, Jr.

2015/2016 – Sébastian Buemi

2016/2017 – Lucas di Grassi

2017/2018 – Jean-Éric Vergne

2018/2018 – Jean-Éric Vergne

CORRIDAS DA ÉPOCA 2019/2020: Al-Diriyah, Arábia Saudita (2x); Santiago, Chile; Cidade do México, México; Marraquexe, Marrocos, Sanya, China; Roma, Itália; Paris, França; Seul, Coreia do Sul; Jakarta, Indonésia; Berlim, Alemanha; Nova Iorque, EUA e Londres, Inglaterra (2x)

 

CURIOSIDADES

– Os carros elétricos de 2.ª geração têm 250kW de potência, aceleram dos 0-100km/h em apenas 2.8s e atingem velocidades de 280km/h.

– O Halo dos carros é feito de titânio. Introduzido na época 2018/2019, serve para proteger os pilotos em caso de acidentes. Conta com iluminação LED. A cor azul indica que o piloto está em Modo Corrida enquanto a magenta indica que está em Modo Ataque. Ajuda o público a perceber mais facilmente a estratégia dos seus pilotos e equipas favoritas.

O Modo Ataque dá ao carro do piloto um aumento de 10kW, passando dos 225kW para os 235kW. São ativados ao passar por determinadas zonas da pista e num número de vezes pré-determinado.  

– Outra forma dos pilotos ganharem potência passa pelo FanBoost. Nos dias prévios ao e-Prix os pilotos que receberem mais votos dos fãs terão um extra de energia que podem usar durante a corrida e pode ser decisivo para realizar uma ultrapassagem ou manobra importante. Para votar basta visitar: https://fanboost.fiaformulae.com

– O Campeonato conta com 9 das maiores marcas construtoras de carros.

Um total de 411 milhões de telespectadores acompanharam as 13 corridas da temporada passada da Fórmula E.