“O Direito de Nascer” é a nova novela da RTP1

O Direito de Nascer

Depois de “Ribeirão do Tempo”, a RTP1 aposta Numa nova novela para preencher as suas madrugadas. “O Direito de Nascer” foi escolhida para competir com “Podia Acabar o Mundo” (SIC) e “Amanhecer” (RTP1).

Esta novela da SBT, já exibida pela TVI e depois à hora de almoço na RTP1 conta a história de Maria Helena, uma mãe solteira na sociedade moralista de Cuba (cidades de Havana e Santiago) do início do século XX.

A família de Alfredo Martins, seu amante, é rival da sua família. A gravidez surge depois de muitos encontros escondidos. Alfredo tenta o aborto, mas Maria Helena não aceita. Assim, o filho do casal, que cresce no ventre de Maria Helena, é ameaçado pelo seu pai tirano, Dom Rafael Zomora de Juncal, que não aceitava a ideia de um neto bastardo.

A negra Dolores, a empregada da família Juncal, foge levando a criança. Enquanto Maria Helena entra para um convento, Mãe Dolores, noutra cidade, cria e educa Albertinho Limonta, que se forma em medicina e se apaixona pela prima Isabel Cristina.

 Os anos e ironias da vida mostrarão que Dom Rafael, o avô poderoso, estava errado.

O regresso da novela ao canal público está marcado para hoje, pelas 01H17.