“O Sábio”: Resumo dos episódios de 2 a 8 de janeiro de 2017

“O Sábio”: Resumo dos episódios de 2 a 8 de janeiro de 2017

Episódio 2

Manuela afasta Ricardo para conversarem longe dos convidados. Tenta justificar a reação de Sofia, mas Ricardo abandona a festa. Manuela não se dá por vencida nem a festa por terminada, acredita que o casamento ainda tem solução, porém Rita não é da mesma opinião. Sofia para o carro. Ela está muito nervosa e começa a chorar. Ricardo liga-lhe, mas ela desliga o telemóvel, sai do carro, e caminha angustiada.

Carmen comenta com Luís que vai entregar uma encomenda que o Valentim deixou por fazer. Luís prontifica-se a fazer essa entrega. Felícia comenta com Carmen que Luís é mesmo um bom rapaz. Carmen conta a Felícia que Luís pensa ir embora de Portugal e tem receio de ser novamente abandonada. Sofia regressa ao carro e tenta seguir viagem, mas o carro ficou preso na lama. Tenta a todo o custo sair, mas de nada lhe serve. Sofia cai na lama e fica toda suja. Luís passa de carro e apercebe-se da situação. Sofia agradece.

Já fora da zona de lama, o motor do carro não responde às tentativas de Sofia. Luís comenta que terá de chamar um reboque. Luís desafia a irem tomar alguma coisa enquanto esperam pelo reboque. No clube de Pesca, Luís entrega uma caixa a Cremilde. Sofia comenta com Luís que não o havia reconhecido. Ele comenta que esteve a estudar fora, na Escócia e que faz planos para regressar. Sofia conta-lhe a sua tarde atribulada. Ricardo conversa com Gil acerca do seu desapontamento na noite anterior.

Gil aconselha Ricardo a ir ter com ela para falarem. Sofia desabafa com Dulce. Dulce solidária com o desgosto de Ricardo, aconselha a amiga a ir falar com ele. Sofia acredita que ainda não é o momento. Toca a campainha e Sofia sabe de imediato que é a sua mãe, que entra disparada e começa a acusar Sofia de ter humilhado Ricardo. Mas Sofia mantém a sua posição. Sofia contempla a paisagem. Liga o carro mas deixa-o ir abaixo. Impaciente insiste e arranca aos solavancos. Pedro de mochila às costas, sobe a estrada em direção ao castelo de Montemor. Olha à volta num misto de reconhecimento e nostalgia. Surge um carro que buzina.

Pedro reconhece de imediato que é Sofia que está a guiar, mas Sofia segue caminho mas não o conhece. Pedro fica encantado e em choque, e decide avançar num passo apressado. Ricardo e Sofia encontram-se na farmácia. Sofia pede desculpa a Ricardo, que lhe exige explicações pois julgava que tinham um projeto comum. De repente, Sofia olha para a porta da farmácia e fica surpresa.

Pedro entra na farmácia com uma postura serena e olha fixamente para Sofia. Pedro dirige-se a Sofia, dizendo que teve muitas saudades dela. Sofia fica inquieta tentando reconhecer aquela pessoa. Pedro diz que o seu nome é Pedro Homem. Ricardo compreende o constrangimento de Sofia, por isso decide deixa-los a sós. Sofia reage e pergunta a Pedro como teve a coragem de desaparecer deixando-a aos 5 anos sem pai e agora regressar, passados vinte anos. Pedro justifica que tiveram de trilhar caminhos diferentes, mas afirma que nunca deixou de pensar nela. Sofia pergunta-lhe o que o fez regressar agora, mas Pedro fica a olhar intensamente para Sofia sem responder. Pedro regressa ao passado a uma imagem com 25 anos. O nascimento da filha.

Manuela pergunta por Pedro, pois este já devia ter chegado. Pedro teve um acidente, está inconsciente no chão. O condutor do jipe está transtornado e pede aos transeuntes para chamarem uma ambulância. Um transeunte procura sentir a pulsação de Pedro, mas meneia a cabeça dizendo que não. Os presentes olham pesarosos para o rosto ensanguentado de Pedro. Entretanto nasce Sofia, porém não se ouve o choro da bebé. A parteira está preocupada e pede à enfermeira que chame o médico. Manuela fica muito alarmada.

Pedro está a ser assistido por uma equipa de paramédicos, mas não conseguem alterar os seus sinais vitais. Entre os transeuntes, surge o espírito de Pedro, que observa o seu próprio corpo inanimado no chão. Manuela chora desesperada, questiona o porquê de a bebé não chorar e porque a levaram. Cândida tenta acalmar a filha, dizendo que médicos estão a fazer o trabalho deles.

Pede para rezar com ela para que tudo corra bem. A equipa de paramédicos insiste. Manuela muito angustiada olha para a porta à espera de notícias da sua filha. Entra a parteira com bebé ao colo e a enfermeira. Junto delas, entra o espírito de Pedro. A parteira informa Manuela de que lamenta e que fizeram tudo o que era possível. Manuela em choque diz que quer a sua filha. A parteira ainda hesita, mas entrega a bebé nos braços de Manuela que olha para a sua bebé e chora.

O espírito de Pedro assiste e fica revoltado e incrédulo. Os paramédicos declaram o óbito, mas de repente ouvem um murmúrio inaudível. Para grande espanto de todos, Pedro desperta, abre os olhos em alerta total e retira a máscara de oxigénio. Manuela chora com a bebé ao colo.

Começa a ouvir-se um outro choro e a bebé mexe-se. Manuela profundamente emocionada, acarinha a filha e dizlhe que foi o seu amor por ela, que a trouxe de volta. A parteira em choque diz que nunca viu nada igual. Pedro regressa ao presente e olha para Sofia. Está consciente de que a vida de Sofia depende da sua vida, são um só coração, partido ao meio. Finalmente desperta dos seus pensamentos, com a insistência de Sofia, em querer saber o motivo para o seu regresso.

Pedro responde a Sofia que se afastou para a proteger, e que agora voltou pelo mesmo motivo. Sofia acaba de ouvir os argumentos de Pedro e reage cheia de raiva. Sofia pede-lhe para sair, mas Pedro sereno, beija-a na testa e promete-lhe que não vai desaparecer. Pedro afasta-se e sai. Sofia fica muito perturbada e lavada em lágrimas. Ricardo conta a Gil que o encontro na farmácia com a Sofia não correu bem. Manuela e Adelaide trocam palavras azedas. Adelaide acusa Manuela de querer casar a Sofia por interesse.

Manuela diz a Adelaide que ela não sabe nada acerca de relações e que se não fosse ela, Adelaide estaria na rua a pedir esmola. Manuela, irritada com a irreverência da sua filha Rita, vai ao seu quarto desligar-lhe a música. Manuela pergunta-lhe se não devia estar nas aulas e Rita, provocadora, pergunta à mãe na sua qualidade de vidente, como é que não sabia que ela não ia ter aulas. Manuela está em casa a conversar com Cândida.

O assunto é Adelaide e a sua falta de rumo. Porém, entra Sofia, visivelmente abatida e conta a sua Mãe que estava na farmácia e recebeu a visita de Pedro Homem. Manuela fica em choque com a notícia. Sofia diz-lhe que só conseguiu perceber que Pedro está de volta, de vez. Manuela diz a Sofia que tem de ir avisar o Romão do regresso de Pedro. Sofia fica triste com a reação da mãe, mas a Cândida diz que a sua mãe tem os seus motivos. Sofia conta à avó que ela disse a Pedro que não precisa dele. A avó abraça-a, diz-lhe que fez muito bem, e que deve manter distância dele.

Pages: 1 2 3 4 5