“O Tempo Que Faz”: RTP estreia documentário acerca das cheias de 1967

O Tempo Que Faz
“O Tempo Que Faz” é um documentário da RTP1

Esta sexta-feira às 21h45, a RTP1 estreia “O Tempo Que Faz”, documentário que lembra uma das maiores catástrofes ocorridas em Portugal.

No ano em que se assinalam 50 anos sobre as cheias de novembro de 1967, a RTP1 exibe o documentário sobre esta grande catástrofe ocorrida em Portugal.

A água começa a subir em Odivelas, Vila Franca, Benfica, Olival de Basto, Póvoa de Santo Adrião e Aldeia das Quintas… A chuva que parecia pouca transforma-se numa corrente que não para de subir.

Os telefones começam a tocar nos quartéis de bombeiros, as paredes frágeis das barracas em Odivelas cedem e os vidros das casas da lezíria partem-se.

Recuperando testemunhos de época e recolhendo outros agora, reconstituem-se as horas em que a luz se apagou, em que as linhas telefónicas caíram, os carros deixaram de circular e a água subiu nas quintas da lezíria, nas barracas da periferia e nos palácios como aquele, em Oeiras, que albergava parte das coleções Gulbenkian.

Depois a noite passou e vieram previsões meteorológicas de céu pouco nublado. Mas o sol desse fim de novembro tornou ainda mais evidente a falta de infraestruturas, a censura e os problemas da habitação do país.

Título Original: O Tempo Que Faz

Realização: Patrícia Sequeira

Autoria: Helena Matos

2017, 50 minutos