Odisseia visita seis tribos indígeas ameaçadas de extinção

Odisseia

“Entre Mundos” é uma emotiva viagem cinematográfica de dois episódios de sessenta minutos aos locais mais remotos do planeta, para conhecer seis populações indígenas que resistem ao avanço da globalização, para ver no Odisseia durante as sextas-feiras, 21 e 28 novembro, às 23h15.

Os Tarahumara do México, os Yapese da Micronésia, os Suri da Etiópia, os Inuit da Gronelândia, os Yanomami do Brasil e os Bororo do Níger, diferentes povos, diferentes culturas, diferentes línguas e diferentes meios que exprimem preocupações semelhantes face às ameaças externas.

Mudanças políticas, turismo descontrolado, alterações climatéricas e os interesses económicos de uma sociedade global estão a ameaçar estes povos e o seu modo de vida, promovendo o desaparecimento dos seus conhecimentos e valores.

No Níger, as terras ancestrais dos Bororo são drasticamente reduzidas; na selva brasileira, o povo Yanomami é ameaçado pela prospeção ilegal de ouro; uma

empresa chinesa que quer construir hotéis de luxo ameaça os Yapese e a venda de terras do governo da Etiópia está a pôr em perigo os Suri, no Vale de Omo.

Poucas populações foram capazes de evitar a mudança e, se o conseguiram foi porque optaram por permanecer isoladas, negando veementemente o contacto com o mundo ocidental. Contudo, até essas parecem ter os dias contados.

“Guardiães das Tradição” e “As Terras dos Antepassados” são dois documentários iconográficos, exibidos dia 21 e 28 de novembro, às 23h15, que celebram a beleza destas culturas e as suas maneiras tradicionais de viver, espelhando ao mesmo tempo, a ameaça às suas terras, aos meios de subsistência e, finalmente, às suas vidas.