Os grandes mestres do cinema estão em maio nos canais TVCine

Maio é sinónimo de mês de grandes realizadores nos Canais TVCine, com quatro ciclos dedicados a quatro mestres na arte de filmar: David Lynch, Jean-Luc Godard, Wim Wenders e Paolo Sorrentino. Destaque para Inland Empire (2006), de Lynch, Adeus à Linguagem (2014), O Estados das Coisas (1982), de Wenders, de Godard, e A Grande Beleza (2013), de Sorrentino, entre dez obras-primas para ver nos fins-de-semana de maio no TVCine2.

Wim Wenders, nascido na Alemanha, começou por estudar Medicina, mudou para Filosofia e só mais tarde, em 1967, seguiu Cinema na Universidade de Munique, realizando o sonho de fazer filmes. Começou por dedicar-se às curtas-metragens, para além do primeiro filme, Summer in the City, em 1970, que fez parte dos estudos cinematográficos. Wim Wenders constituiu assim a Nova Vaga do Cinema Alemão na década de 70, juntamente com Rainer Werner Fassbinder e Werner Herzog. O trabalho que lhe trouxe visibilidade mundial foi O Amigo Americano (1977), com Dennis Hopper no papel de Tom Ripley, o famoso anti-herói de Patricia Highsmith. Foi convidado a trabalhar com Francis Ford Coppola e começou então uma fase de trabalho do outro lado do Atlântico, com os grandes sucessos Paris, Texas (1984) e As Asas do Desejo (1987), filmes que lhe valeram um Bafta e a Palma de Ouro em Cannes. Os trabalhos mais recentes de Wim Wenders são na área do documentário, com Buena VistaSocial Club (1999),nomeado ao Óscar, e Pina (2011).

Wim Wenders dedicou atenção à língua portuguesa e os três filmes deste ciclo são disso mesmo reflexo. O Sal da Terra (2014), em colaboração com Juliano Ribeiro Salgado, conta às 18h30 a aventura do brasileiro Sebastião Salgado, um dos melhores fotógrafos do mundo, em 40 anos de reportagens e viagens até aos lugares mais isolados e recônditos do planeta. Trata-se de um fresco colorido e exótico da Terra, que retrata povos selvagens e primitivos, desde os índios da Amazónia às Ilhas Galápagos exploradas por Charles Darwin, mas também catástrofes humanitárias,como a fome no Uganda e no Mali, que valeuuma nomeação aos Óscares este ano.

Às 20H20 é emitido Viagem a Lisboa (1994), que foi realizado para Lisboa 94 – Capital Europeia da Cultura. O filme conta a história de Friedrich Monroe, um realizador que não consegue terminar um trabalho sobre a capital portuguesa e que por isso mesmo telefona a um engenheiro de som para que venha a Portugal ajudá-lo. Quando este chega a Lisboa o realizador desapareceu e deixou apenas as películas por terminar. O engenheiro acaba por conhecer Teresa (Teresa Salgueiro, dos Madredeus) e o filme transforma-se numa grande banda sonora sobre Lisboa. Destaque ainda para a participação de Manoel de Oliveira.

O Estado das Coisas (1982), às 22H, relata o que terá acontecido antes de Lisbon Story, sobre uma equipa de filmagens em Portugal que se vê obrigada a parar quando o dinheiro e a película acabam e o realizador Friedrich Munro (o mesmo Friedrich Monroe de Lisbon Story) viaja até Los Angeles em busca de um produtor que anda fugido da Mafia. O filme venceu o Leãode Ouro do Festival de Veneza e o Prémiopara Melhor Filme Alemão.

Quatro grandes realizadores, dez filmes a não perder, maio promete então ser o mês de homenagem a David Lynch, Jean-Luc Godard,Wim Wenders, e PaoloSorrentino.