“Os Seguidores”: Fox exibe 1ª temporada numa só semana

FOX

Num evento especial a FOX vai dedicar uma semana à sua mais recente série: “Os Seguidores”. De dia 06 a dia 12 de janeiro, sempre a partir das 22h15, o canal vai emitir em episódio duplo toda a primeira temporada deste thriller televisivo protagonizado por Kevin Bacon e James Purefoy.

Um total de 15 episódios vão ser transmitidos em apenas uma semana, numa atitude rara nos canais que emitem para Portugal.

Sinopse:

O FBI estima que haja, atualmente, cerca de 300 assassinos em série ativos nos Estados Unidos. O que aconteceria se estes tivessem uma maneira de comunicar uns com os outros? E se eles fossem capazes de trabalhar juntos e formar alianças? E se um brilhante e carismático, apesar de uma mente psicótica, fosse capaz de os juntar a todos e ativar um culto de seguidores fiéis às suas ordens? Isto é “Os Seguidores”, um thriller psicológico fantástico protagonizado pelo vencedor de um Golden Globe e nomeado aos Emmy Awards, Kevin Bacon e pelo ator inglês James Purefoy (de “Roma”). Esta série televisiva nasce pelas mãos de Kevin Williamson, a mente por detrás dos filmes “Gritos”.

Quando o famoso assassino em série Joe Carroll (James Purefoy) escapa do corredor da morte e embarca numa nova jornada de assassinatos, o FBI chama o antigo agente policial Ryan Hardy (Kevin Bacon): um veterano com muitas cicatrizes psicológicas que, nove anos atrás, conseguiu capturar Carroll depois de este ter morto 14 estudantes num campus universitário onde dava aulas de literatura. Conhecendo Carroll melhor que ninguém e amigo íntimo da ex-mulher de do assassino, Claire (Natalie Zea), Hardy começa a trabalhar em conjunto com uma equipa do FBI a qual é composta pela agente Debra Parker (Annie Parisse) – a especialista que lidera a investigação – e o inteligente e ágil novato Mike Weston (Shawn Ashmore), que parece ser o único da equipa que o idolatra e segue. A restante equipa considera que Hardy poderá ser mais uma fraqueza do que o bem valioso para a investigação.

Rapidamente, Hardy descobre que Carroll não esteve apenas a comunicar com uma rede de assassinos nos anos em que esteve preso, como tem planeado algo muito maior do que uma simples fuga da prisão: a criação de uma espécie de culto e rede de seguidores que estão prontos a responder a todas as ordens de Carroll, sejam elas quais forem.

A investigação de Hardy leva-o outra vez ao encontro de Claire, a ex-mulher de Carroll com quem Hardy tem um passado amoroso. Ela vai ajudá-lo a seguir os passos de Carroll à medida que ele vai deixando um rasto de mortes na sua passagem.

À medida que Hardy e o FBI são desafiados pela crescente rede de assassinos que os rodeia – nunca sabem se a pessoa que está ao lado é um seguidor de Carroll e um insensível homicida – e que são manipulados pelo diabólico Carroll, Hardy não só terá uma segunda oportunidade de capturar Carroll, como uma nova oportunidade de redenção uma vez que terá de enfrentar não uma, mas uma verdadeira seita de assassinos.

Uma das questões mais interessantes é o facto de Carroll basear todos os seus atos homicidas nos romances de Edgar Allan Poe, sendo estes livros a sua bíblia e os seus pregões para os seguidores. Amante da literatura e deste conceituado autor, também Carroll pretende escrever (numa segunda tentativa) uma masterpiece literária, tendo como protagonista Ryan Hardy e todo o seguimento dos assassinatos.

Hardy é um verdadeiro diário ambulante sobre Carroll. Ele sabe tudo sobre o assassino e é capaz de ser a única pessoa que iguala Carroll a nível psicológico e intelectual. Mas, o Ryan Hardy que desvendou o caso Carroll anos antes, não é o mesmo Ryan Hardy de agora. Ferido, tanto fisicamente como psicologicamente, desde a sua primeira perseguição a este homicida, Hardy passou vários anos afastado do trabalho. Esta é a sua oportunidade de redenção.

“Os Seguidores” é uma criação de Kevin Williamson e tem como produtores executivos Marcos Siega, Kevin Williamson. A sua produção está a cargo da Bonanza Productions em associação com a Outerbanks Entertainment e a Wraner Bros. Television.