“Ouro Verde”: Resumo dos próximos episódios

“Ouro Verde”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 197 (27 de agosto a 3 de setembro)

António e Amanda perguntam a José se é verdade e José, aflito, diz a Amanda que pode explicar. Bia e Jorge entram naquele momento e ficam a saber que Otelo é filho de José e Maria Teresa.

Miguel pergunta a Otelo se foi ele quem contou a Maria Teresa, pois mais ninguém, além dos dois, sabia do que se passou, e Otelo finge-se ofendido.

Lúcio diz à irmã que ela não devia ter-lhe escondido que foi Joaquim quem matou a Margarida, pois ela pode ser acusada de cumplicidade com Joaquim e ser presa, o que deixa Judite em pranto.

Rita pede a José uma lista de filhos bastardos, pois já é o segundo do ano e Amanda ainda não quer acreditar, com Maria Teresa a dizer aos presentes que o filho da sopeira, afinal, é um Ferreira da Fonseca e merece o mesmo respeito que outro qualquer.

Otelo reforça que não fez nada e Miguel quer saber se ele contou a alguém, mas Otelo, exasperado, diz que não, relembrando-se de um momento importante da sua vida.

Otelo está a ser recebido em Genebra por Maria Teresa, que lhe agradece por ter ido assim que ela o chamou e Otelo mostra-se curioso com o chamado dela.

Laurinda entra em casa de Rita a falar ao telemóvel contando a Berta o que ficou a saber e diz-lhe para ir ouvir o resto da conversa. Bernardo e Sancha entram e querem saber sobre o que Laurinda falava ao telefone e esta acaba por contar que Otelo é filho de José.

Gonçalo recebe uma chamada de Inês a dizer que precisa de falar com ele sobre Pedro, ficando ela de passar na «Mundo Verde».

José pergunta a Maria Teresa se está a fazer aquilo por dinheiro e Maria Teresa não precisa do dinheiro dos Ferreira da Fonseca para nada, afirmando só querer que José assuma Otelo, tal como assumiu o filho de Amanda.

Judite, aflitíssima, diz a Lúcio que não pode ser condenada, pois não teve nada a ver com o crime, mas Lúcio diz que ela é culpada por ter ficado calada e mentir para encobrir o marido num crime horrível.

Bernardo e Sancha nem querem acreditar no que Laurinda contou, com eles a constatarem que a mãe se envolveu com todos os homens da família: António, Miguel e Otelo. Laurinda lembra-os que também se envolveu com Tomás.

Maria Teresa ataca José, dizendo que ele ostracizou Otelo e que se aproveitou da ingenuidade dela para a convencer a emigrar, mas José diz que sempre deu a Otelo as mesmas oportunidades de Miguel e António, leva Maria Teresa, furiosa, a dar exemplos de situações onde Otelo foi preterido, o que deixa Amanda muito impressionada.

Otelo está com Maria Teresa em Genebra e esta conta-lhe, pedindo-lhe segredo, que ele é filho dela e de José.

Otelo, ainda abstraído nos seus pensamentos, está com Miguel, que repara que Otelo não ouviu nada do que ele disse.

Lúcio está muito zangado com Judite, que, a chorar, diz que ela achava que Joaquim era boa pessoa e que foi uma vítima, sabendo agora que foi burra e se deixou levar.

Cláudia está muito feliz com a gravidez de Jéssica, com Hadja a partilhar a felicidade com a filha e Jéssica a mostrar desconforto. Quando Cláudia sai, Jéssica, irritada, pergunta a Hadja por que contou à filha e Hadja relembra Jéssica de que foi ela que se descaiu.

Rita diz que Maria Teresa não deve ter sido propriamente uma santa para ter ido para a cama com o cunhado. Mónica diz que deve ser de família. Amanda quer perceber como isso aconteceu.

Miguel queixa-se a Otelo de ter falado para o boneco, mas Otelo afirma que ele está com a mania das conspirações, ao que Miguel responde estar com a sensação de que Maria Teresa voltou para se vingar dele. Otelo volta a embrenhar-se nos seus pensamentos.

Otelo está em Genebra com Maria Teresa, ainda um pouco atordoado por saber que é filho dela e de José e acaba por contar que o acidente que Guillaume sofreu foi encomendado por Miguel.

Júdite tenta justificar-se a todo o custo perante o irmão, mas Lúcio confronta-a e pergunta-lhe se ela acreditava mesmo que a Margarida que Joaquim lhe pintou era a pessoa que ela conhecia e de quem era amiga.

Jéssica, irritada com Hadja, diz-lhe que percebeu a ideia dele, ao insistir na mentira para torná-la numa verdade e Hadja pergunta-lhe se ela vai contar a Gonçalo do filho.

José conta que Maria Teresa, aproveitando o facto de ser igual a Pilar, se enfiou na cama dele e José afirma só ter percebido o equívoco quando Pilar chegou a casa, pois havia saído com umas amigas. Todos ficam chocados com Maria Teresa que se justifica dizendo que o conheceu antes da irmã. Jorge pergunta a José se Otelo sabe, mas Maria Teresa antecipa-se e mente dizendo que não, aproveitando para perguntar a José se conta ela a verdade ou conta ele.

Judite diz que sempre teve a melhor impressão de Margarida, mas que só soube o verdadeiro nome dela depois desta morrer, afirmando que a sua única culpa foi ter amado um bandido, mas Lúcio diz à irmã para não se vitimizar.

Otelo está em Genebra com Maria Teresa que quer saber a razão de Miguel ter mandado matar Guillaume. Otelo conta que Miguel descobriu a carta de suicídio da mãe, que dizia ia por termo à vida por não suportar o choque e a vergonha de saber que o marido tinha tido um filho com a irmã, e Miguel quis que Maria Teresa sofresse o que ele sofreu por ter perdido a mãe. Maria Teresa fica chocada. Otelo diz ainda que Miguel lhe contou há pouco tempo e arrasado diz ainda que afinal era ele quem Miguel queria matar.

Otelo continua a falar com Miguel e diz que não o pode ajudar, mas Miguel diz que, se ele cair, Otelo vai junto, pois Miguel não tem nada a perder.

Paula e Cátia saem em defesa de Judite, mas Lúcio manda-as calar, chamando-lhes interesseiras. Sérgio também defende Judite, lembrando Lúcio de como a mãe é ingénua e Lúcio pergunta Judite se mais alguém sabe daquilo, ao que Judite responde que o só o padre Sebastião.

Maria Teresa diz a José que, depois de saber que ele assumiu o filho de Amanda, ficou à espera que fizesse o mesmo com Otelo, o que mostra que ele tem filhos de primeira e outros de segunda. Amanda sai e José vai atrás dela, mas antes ainda diz a Maria Teresa para se ir embora e para contar ela a Otelo. Maria Teresa quebra o silêncio gélido pedindo um cocktail. Bia pede a Maria Teresa para ir embora.

Hadja está ansioso e que saber se Jéssica quer contar do filho a Gonçalo. Jéssica diz que nem ele nem ela podem mudar a paternidade da criança. Hadja diz que ela está a complicar. Jéssica não acha justo para Gonçalo, mas Hadja diz que não vem mal nenhum ao mundo por Gonçalo ficar na ignorância e eles podem ter o filho que tanto queriam. Jéssica diz que ele é capaz de ter razão, mas que se sente incomodada com isso.

Otelo fica curioso e quer saber que história é aquela de Miguel não ter nada a perder, mas Miguel diz que é maneira de falar, afirmando que pouco falta acontecer-lhe e pede a Otelo para ir tratar do que ele pediu e para não se esquecer que, se Miguel cair, Otelo vai atrás.

Judite conta a Lúcio que Padre Sebastião ficou a saber em confissão e que sugeriu que ela falasse com Lúcio, mas que a avisou que, relativamente a Vera, não iria ficar de braços cruzados, o que faz com que Lúcio comece a perceber o comportamento do padre no caso de Vera.

Bia e Jorge tentam ser cordiais com Maria Teresa e disponibilizam-se para lhe marcar um hotel, mas Maria Teresa mostra-se indignada por estar a ser expulsa por apenas dizer a verdade. Mónica pede que Maria Teresa compreenda a posição deles e Rita convida Maria Teresa para ficar em casa dela.

Inês chega à «Mundo Verde» com um ar arrasado e explica ao irmão que não tem com quem falar, já que Bia era a única pessoa com que podia contar, e Gonçalo critica Inês, mas dispõe-se a ouvi-la, levando Inês a desabafar que a sua vida está um caos.

José está no quarto a implorar a Amanda, que chora, para o ouvir, mas Amanda está magoada por ele não lhe ter contado de Otelo.

Paula, Cátia e Sérgio tentam parar a conversa entre Lúcio e Judite, mas Lúcio continua a dizer que o que Judite fez é crime e Paula arrasta Lúcio dali.

Paula diz a Lúcio para acabar a conversa e que se ele ficar calado é como se nada se passasse, afirmando ainda que Judite foi iludida e que a culpa até foi dele que a apresentou a Joaquim. Lúcio nem se consegue defender porque Paula interrompe enervada e pede-lhe que fique do lado da família.

Maria Teresa vai com Berta para tratarem das malas e Bia, Jorge, António, Mónica e Salvador olham incrédulos para Rita querendo saber que raio de ideia foi aquela de convidar Maria Teresa para casa dela.

Inês conta a Gonçalo do egoísmo de Pedro, da conversa com António e de como sente que estragou tudo, mas Gonçalo diz-lhe que ela não ouve ninguém e, por isso, acaba por se dar mal.

Amanda diz a José que ele devia ter criado Otelo e José diz que sempre lhe deu tudo do bom e do melhor, mas Amanda diz que não se referia a dinheiro, afirmando que Otelo não foi uma criança feliz.

Rita diz a Mónica que julgava que estava a ajudar ao convidar Maria Teresa para casa dela e Mónica é irónica com Rita, que acaba por se retirar, levada por António. Jorge dá a entender a Bia, Mónica e Salvador que talvez esta história não seja novidade para Otelo.

Amanda começa a fazer a mala e diz que vai para a sua casa, deixando José chocado.

António deixa Rita em casa e diz-lhe que achou bem a atitude dela em convidar Maria Teresa. Rita fica com um ar sonhador que é rapidamente interrompido por Sancha e Bernardo que entram querendo saber se é verdade. Bernardo confronta a mãe com o facto de se ter envolvido com todos os homens da família.

Jorge diz a Bia e Mónica que bem suspeitava de que havia mais qualquer coisa entre Otelo e Maria Teresa, não se sabendo até que ponto Maria Teresa ajudou Miguel a tramar Jorge. Mónica fica chocada ao pensar que Maria Teresa pode estar envolvida no rapto de Mafalda. Jorge pede calma e diz que têm de saber se Otelo já sabia ou não que era filho de Maria Teresa. Otelo entra e, ao vê-lo, Bia diz que sabe como descobrir.

Pages: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31