Paolo Sorrentino olha para “A Juventude”

tvcine e séries

Paolo Sorrentino está de volta com “A Juventude (2015)”, um olhar sábio de dois amigos octogenários, o compositor e maestro retirado Fred Ballinger (Michael Caine) e o realizador de cinema Mick Boyle (Harvey Keitel), sobre a o futuro que está mesmo aí e sobre o passado cada vez mais longínquo.

Fred não tem qualquer vontade de voltar a dirigir uma orquestra, mesmo que seja a Rainha Isabel II a pedir, enquanto Mick quer escrever um último filme, o seu testamento. Os dois estão juntos num hotel nos Alpes a refletirem sobre “A Juventude”, uma estreia maior que a vida, a 2 de novembro, às 22h, no TVCine 2.

Fred e Mick são velhos amigos, companheiros de décadas, cúmplices e verdadeiros parceiros de vida. Encontram-se a passar férias num hotel de luxo nos Alpes e iniciam uma reflexão sobre a vida. Fred foi um compositor e maestro de grande sucesso mas está reformado e não tem qualquer vontade de voltar a trabalhar, nem que seja por uma ocasião.

Já Mick é um realizador do cinema no ativo, mas que não consegue uma obra de relevo nos últimos anos. O seu objetivo é terminar um último filme, que será o seu testamento. Fred é convidado, no hotel, por um emissário da Rainha Isabel II para dirigir um concerto na festa de aniversário do Príncipe Filipe, seu marido, o que o maestro recusa. Na sua opinião não faz sentido interpretar uma peça em que a soprano principal, a sua mulher, já não pode atuar.

Quanto a Mick, empenhado em terminar o seu filme, vê uma das suas musas, Brenda Morel (Jane Fonda), que queria neste seu último filme, recusar-lhe o convite. Brenda vai participar numa série de televisão, com o argumento que o cinema é o passado. Perante estas duas encruzilhadas profissionais, os dois homens focam-se em situações mais mundanas e próprias da idade, como o bom ou mau funcionamento do sistema urinário.

“A Juventude” é um olhar melancólico mas que nunca abandona o humor, a visão de dois homens que sentem que já viveram tudo e que sabem que o passado, tal como foi vivido, não volta, por muito que queiram, e que o futuro, já ao virar da esquina, já nada tem para lhes oferecer. A Juventude, uma estreia imponente, a 2 de novembro, às 22h, no TVCine 2.