Polémica com ‘piada racista’ obriga criadores de “How I Met Your Mother” a pedir desculpa

Pressionados por uma onda de reclamações na internet, os criadores de “How I Met Your Mother” (“Foi Assim Que Aconteceu”), Carter Bays e Craig Thomas, pediram desculpa por causa do episódio da série exibido nos Estados Unidos na última segunda-feira.

No capítulo, Marshall explica a Barney que passou por um intenso treino para poder bater no amigo. Para quem não lembra, há sete anos, Marshall ganhou uma aposta a Barney no Dia de Ação de Graças, e portanto o direito de poder esbofeteá-lo cinco vezes. O episódio, um dos mais queridos pelos fãs, chama-se ‘Slapsgiving’.

Três das bofetadas já foram dadas noutras ocasiões, mas Marshall guardou a número 4 para o dia do casamento de Barney, que está a ser o tema desta nona temporada.

O episódio da passada semana fez, então, uma sátira aos filmes de kung fu dos anos 1980 ao mostrar o tal treino da personagem de Jason Segel na Ásia, que aconteceu em três etapas – Velocidade, Força e Precisão.

Cada uma desta etapas foi ministrada por um de mestre oriental , interpretado na cena de “How I Met Your Mother” por uma das personagens  vestida de maneira típica. Este facto não agradou a uma parte dos telespectadores e provocou a hashtag #HowIMetYourRacism.

As desculpas vieram depois através da página de Carter Bays no Twitter. «Nós estamos profundamente arrependidos e gratos a todos os que nos fizeram perceber isso», escreveu, acrescentando: «Para todos que nós ofendemos, espero que possamos reconquistar a vossa amizade, e encerremos esta série com um tom de boa vontade. Obrigado».