“Portugueses Pelo Mundo” vai esta semana até Riga

O “Portugueses Pelo Mundo” viaja esta semana até Riga, a capital da Letónia. Uma cidade de contrastes que oferece história, cultura, natureza e modernidade.

O programa dá a conhecer Rúben Filipe, de 29 anos, que mostra as ruas e a arquitetura do centro da cidade, com edifícios inspirados no estilo Art Nouveau. Passa ainda pelo Monumento da Liberdade, símbolo da independência do país e pelo mercado de rua mais hipster da cidade, onde dá a conhecer iguarias típicas da Letónia. Sigulda, a 50 km de Riga, é também mostrado e é onde se pode praticar Bobsleigh, um desporto que é uma verdadeira descarga de adrenalina. O fim de tarde fica reservado para um passeio em família.

O “Portugueses Pelo Mundo” segue a viagem com Mariana Neves, de 23 anos, que chegou a Riga através do programa Erasmus. Com ela o programa visita o novo edifício da Biblioteca Nacional, passeia com os amigos num dos parques da cidade e assiste a um espetáculo de ballet na famosa Casa da Ópera Nacional. A noite acaba na companhia dos amigos, numa festa muito especial.

De seguida, acompanhe Ângelo Rosa, de 38 anos, ao maior Mercado Central dos Bálticos e conheça o edifício KGB, que funciona atualmente como museu. Neste espaço é possível recuar no tempo e conhecer um pouco da história do regime soviético. É na Arena de Riga, a celebrar a vitória da Letónia num dos últimos jogos do Campeonato Europeu de hóquei no gelo, que Ângelo se despede, explicando um pouco mais deste desporto.

Para terminar vamos conhecer Joana Pereira, estudante de medicina com 25 anos, que está em Riga há quatro anos. É no Hospital Universitário Pauls Stradins, onde frequenta as aulas práticas, que nos fala do sistema de ensino na Letónia. Com ela passeamos pelo centro histórico de Riga, conhecemos uma bebida muito especial típica da Letónia, o bálsamo, e outras curiosidades da cidade. Terminamos num dos locais mais animados da noite de Riga.

O “Portugueses Pelo Mundo” é exibido esta sexta-feira às 22h na RTP1.