Prémios Zapp – Canais

Prémios Zapping de Televisao

Iniciamos hoje uma caminhada pelos Prémios Zapp de forma a conhecer todos os nomeados.
A primeira categoria analisada será a dos Canais. E para votar no seu preferido, basta clicar aqui!

Para Melhor Canal Generalista os nomeados são:

RTP1

RTP 1

A RTP1 foi o primeiro canal a aparecer em Portugal, em 1957. É o canal principal de televisão da Rádio e Televisão de Portugal, a empresa pública de rádio e televisão.  Assume-se como um canal generalista de serviço público com componente comercial e que privilegia a ficção nacional, informação, desporto e entretenimento. As suas emissões experimentais RTP iniciaram-se a 4 de Setembro de 1956, nos estúdios da Feira Popular, em Lisboa. Só mais tarde as emissões regulares começaram. Foi no dia 7 de Março de 1957. Em Abril de 1958 a Televisão cobria 44% do território nacional e chegava a cerca de 58% da população, só atingindo todo o país em meados dos anos 60. A RTP1 emite ainda hoje o programa de informação mais antigo de Portugal: o Telejornal. Foi para o ar pela 1ª vez a 19 de Outubro de 1959.

RTP2

RTP 2

A RTP2, um canal generalista que tem um público-alvo mais direccionado,  é o segundo canal de televisão da Rádio e Televisão de Portugal. As suas emissões iniciaram-se a 25 de Dezembro de 1968. Em 1992, passou a chamar-se TV2, mas em Abril de 1996, voltou ao  actual nome, e deixou de ser um canal comercial, deixando de ter publicidade e passando a ser serviço alternativo aberto à sociedade civil que possa reforçar, pela diferença, os princípios de universalidade, coesão e proximidade do Serviço Público de Televisão. A 14 de Maio de 2012, a RTP2 tornou-se o primeiro canal generalista português a emitir em 16:9. Em 2014, a sede do canal foi transferida para a RTP-Porto, localizada nos estúdios do Monte da Virgem, em Vila Nova de Gaia, e a direcção de programas da RTP2 foi novamente autonomizada da da RTP1, com a nomeação de Elíseo Oliveira para dirigir o canal.

SIC

SIC

A SIC (Sociedade Independente de Comunicação) foi a primeira estação de televisão portuguesa de carácter privado e objecto de estudo em diversos países por ser a que mais rápido ultrapassou os canais públicos em toda a Europa. As suas emissões iniciaram-se a 6 de Outubro de 1992.O seu conselho de administração é liderado por Pedro Norton, que é desde 2012 presidente do Grupo Impresa. Uma das grandes apostas da SIC, que se destacou claramente no panorama televisivo, foi a Informação, aliada à independência, rigor, qualidade e irreverência que caracterizam o “estilo SIC”. Sempre na procura da inovação, a SIC, em 2000, entrou no universo dos canais de cabo e em 2007 entrou em plena era digital e em multiplataformas com conteúdos interactivos. Hoje, a componente multimédia é uma prioridade no Universo SIC, reunindo um conjunto de sites e multiplataformas online em constante renovação.

TVI

TVI

Actualmente é a líder das audiências em Portugal, posto que ocupa a nove anos consecutivos. A Televisão Independente, ou simplesmente TVI foi a segunda estação de televisão portuguesa de carácter privado a aparecer. As emissões experimentais iniciaram-se a 20 de Fevereiro de 1993 como o quarto canal generalista, que nesta altura tinha o nome de “4” por ser a 4ª rede nacional de televisão. A emissão regular chega em Outubro de 1993 e 1 ano depois chega a todo o território nacional, incluindo os arquipélagos da Madeira e dos Açores através de uma rede própria de emissores. A TVI no início queria ser uma estação alternativa apostando em concursos e séries e novelas estrangeiras, tendo raros momentos portugueses, mas a partir do ano de 1998 a aposta passou a recair na ficção nacional, talk shows e reality shows.

Os nomeados nos canais de Informação são:

SIC Notícias

SIC Notícias

SIC Notícias (Lisboa TV, Informação e Multimédia, S.A.) foi o segundo canal temático da estação de televisão portuguesa SIC a ser transmitido, tendo as suas emissões iniciado em 8 de Janeiro de 2001. Além dos blocos informativos no topo da hora, oferece também edições especiais e programas temáticos onde a economia, a saúde, as entrevistas, o espectáculo, a moda e o desporto são tratados. No final de 2003 a emissão da SIC Notícias ficou disponível via satélite em Angola e Moçambique. Mais tarde, a SIC Notícias passou a ser transmitida nos Estados Unidos, Cabo Verde e Suíça. Em Março de 2013 chegou ao Canadá e dois meses depois começaram as transmissões na Austrália e França. O próximo mercado para a Sic Noticias será o Brasil.

TVI24

TVI 24

A TVI24 foi a terceira estação de notícias a aparecer na televisão portuguesa. As suas transmissões iniciaram-se a 26 de Fevereiro de 2009. Este canal é o primeiro canal por cabo da TVI. Em 2010 José Alberto Carvalho torna-se director do canal e também director de informação de todo o universo TVI. Na sequência da sua entrada, e de Judite Sousa, o canal de noticias da TVI sofreu um refresh no dia 9 de Janeiro de 2012, onde se torna mais competitivo perante as suas concorrentes directas e afirma-se como o maior canal multimédia em Portugal. Com a mudança, o canal deixou de ter os blocos noticiosos individualizados e passaram todos a denominar-se “Noticias 24”, a excepção dos programas como “Discurso Directo” e “25ª Hora” onde para além da actualização das noticias existe a componente de debate, interactividade e rubricas. O jornalista João Maia Abreu apresenta o principal bloco informativo do canal, o “25ª Hora”, às 24h, onde é feita uma antevisão do que irá acontecer no dia seguinte.

RTP Informação

RTP Informação

A RTP Informação foi o primeiro canal temático da RTP para a televisão por cabo, tendo iniciado as suas emissões em 31 de Maio de 2004, com o nome RTPN, embora o embrião da RTP Informação seja a NTV, criada a 15 de Outubro de 2001, a emitir do Porto. Trata-se de um canal de informação, dirigido à totalidade do território português, procurando a proximidade a cada região através de conteúdos que lhe são específicos. A informação ocupa a maior parte do espaço da grelha, tendo a informação regional uma forte presença. Para além dos espaços noticiosos, a RTP Informação transmite magazines e debates informativos sobre questões da actualidade, dando a conhecer protagonistas menos mediatizados e representativos do todo nacional. Quantos aos programas, pretendem ser alternativos às televisões de sinal aberto e dirigidos ao público especifico da televisão por cabo,que, por falta de conteúdos em sinal aberto, já é cerca de 80% da televisão, nomeadamente programas de descoberta e conhecimento dedicados a um público mais exigente e numa linha jovem de entretenimento com enfoque na música, sociedade e desporto. Mesmo sendo da RTP, uma empresa do Estado Português, o canal não é considerado Canal de Serviço Público de Televisão.

CM TV

Correio da Manhã TV

A CMTV é um canal generalista de Informação, tendo as suas emissões iniciado em 17 de Março de 2013.  Pertence ao jornal Correio da Manhã e transmite para todo o país na TV por Cabo. A CMTV conta com uma vasta equipa de profissionais que todos os dias produzem informação e entretenimento a pensar em si.

Porto Canal

Porto Canal

O Porto Canal é um canal de televisão dedicado a região Norte em especial à região do Porto em Portugal. Desde Agosto de 2011 que a sua programação desportiva é exclusivamente dedicada ao Futebol Clube do Porto, co-proprietário do canal. Iniciou as suas emissões a 29 de Setembro de 2006, com uma programação que contempla uma forte aposta na informação de interesse específico para concelhos que integram o Grande Porto, contando com a colaboração de empresas, autarquias e outras entidades desta área metropolitana, nomeadamente, a Universidade do Porto. No dia 10 de Janeiro de 2012, Júlio Magalhães foi apresentado por Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente do FC Porto, com director-geral do canal. Entrou em funções a 1 de Fevereiro de 2012.

Os nomeados nos canais de cabo português são:

SIC Mulher

SIC Mulher

A SIC Mulher foi o quarto canal temático da SIC a ser lançado, tendo sido especialmente desenhado para a televisão por cabo. As suas emissões iniciaram-se no dia 8 de Março de 2003, Dia Internacional da Mulher. Apesar do seu público-alvo serem as mulheres, transmitem programas com interesse para ambos os sexos, como sitcoms, britcoms e outras séries internacionais de ficção. No entanto, o seu principal objecto é a difusão de uma programação destinada à mulher que não se revê na totalidade em nenhum dos canais disponíveis no panorama televisivo português da actualidade. É um canal que se destina à mulher que já saiu de casa dos pais, para a mulher que já não estuda, já é independente, trabalha, tem uma carreira, já casou e/ou tem um ou mais filhos. A sua grelha é completada por magazines, talk-shows e filmes que abrangem temas vocacionados para um público maioritariamente feminino.

SIC Radical

SIC Radical

A SIC Radical foi o terceiro canal temático da estação de televisão portuguesa SIC a ser transmitido, tendo a sua emissão se iniciado em 23 de Abril de 2001. Desenvolvido especialmente para o cabo, tem como público-alvo os adolescentes e adultos jovens. A sua programação tem-se modificado ao longos dos anos, mas centra-se em séries de ficção científica, anime, sitcoms, britcoms, música, talk-shows, programas eróticos e programas amadores. Desde o início deste canal temático que os fãs de wrestling pediam esse tipo de programas. Os seus pedidos foram atendidos e, desde 2005, os programas “RAW” e “SmackDown”, ambos da “WWE”, encontram-se regularmente na programação do canal, sendo mesmo os mais vistos, juntamente com a série “Buffy a Caçadora de Vampiros”. Em 2006, o canal reforçou a grelha com os PPV’s, programas pagos nos EUA, onde há combates de maior nível. Em 2007, A ‘ECW’ da “WWE”, reforça a programação da SIC Radical.

TVI Ficção

TVI Ficção

A TVI Ficção é um canal temático da TVI que foi lançado a 15 de Outubro de 20121 em exclusivo no MEO. A grelha da TVI Ficção é preenchida com novelas, séries, telefilmes, sitcoms, minisséries e ficção própria da TVI. Inclui ainda programas próprios como entrevistas a actores e biografias.

Canal Q

Canal Q

O Canal Q é um canal português por cabo das Produções Fictícias. Trata-se do primeiro canal interactivo em Portugal. O Q tem na sua programação vários programas ligados à cultura Pop contemporânea.

Benfica TV

Benfica TV

O Benfica TV é o canal de televisão do Sport Lisboa e Benfica, e o primeiro canal televisivo de um clube português. A nível mundial, é o primeiro e único canal clubístico a transmitir, em direto e exclusivo, os jogos da equipa profissional de futebol do próprio clube – no Estádio da Luz –, bem como campeonatos de futebol estrangeiros. A primeira transmissão experimental da Benfica TV ocorreu no dia 2 de outubro de 2008 e incluiu o jogo entre Benfica e Nápoles, a contar para a Taça UEFA.

Os nomeados nos canais de cabo estrangeiros a emitir em Portugal são:

AXN

AXN

AXN é um canal de televisão por assinatura de propriedade da “Sony Pictures Entertainment”, que foi inicialmente lançado em 22 de maio de 1997, na Ásia, com o nome de “Action Extreme Channel”. No entanto, por razões comerciais e para facilitar a sua difusão pelo público, o nome é alterado para AXN. A sua programação é constituída por séries e filmes da “Sony Pictures Entertainment”. O AXN também produz magazines, relacionados com o mundo da música e dos videojogos. Em Portugal, através da “SPTI Networks Ibéria S.I”, que é filial da “Sony Pictures Television”,  distribuído pelas operadoras pagas e é líder de audiências na área do entretenimento.

FOX

FOX

A FOX Portugal é um canal de televisão pago da “FOX International Channels Portugal”. Está presente em todos os operadores de Cabo, Satélite e IPTV em Portugal. O canal em alta definição foi lançado a 31 de Julho de 2009. Da sua grelha fazem parte várias séries de origem norte-americana de grande sucesso internacional, como ‘Os Simpsons’, ‘House’, ‘Ossos’, ‘The Walking Dead’, ‘Family Guy’ e ‘Foi Assim Que Aconteceu’. A FOX foi o primeiro canal lançado em Portugal pela “FIC”. No dia 1 de Julho de 2011, iniciou as suas emissões em 16:9.

TLC

O The Learning Channel é um canal de televisão por assinatura norte-americano. Desde 1991 o TLC é distribuído pela “Discovery Communications”. Inicialmente o canal era focado em conteúdo educacional, em 2001, a rede começou a concentrar-se principalmente envolvendo estilos de vida, a vida familiar, e as histórias pessoais. O canal passou a operar em alta definição a partir de 1 de Setembro de 2007, com transmissão em simulcast. A TLC importa uma grande quantidade de material da programação do Reino Unido (como Junkyard Wars), principalmente através das relações com a BBC. Em Portugal, o canal estreou em Novembro de 2011.

Discovery Channel

Discovery Channel

O Discovery Channel é um canal de televisão por assinatura distribuído pela “Discovery Communications” destinado a apresentação de documentários, séries e programas educativos sobre ciência, tecnologia, história, meio ambiente e geografia. Foi lançado a 17 de Junho de 1985 nos Estados Unidos. O Discovery Channel oferece uma programação de documentários em português, 24 horas por dia, na América Latina, Caribe, Espanha e Portugal. O Discovery Channel é o maior produtor e comprador de documentários do mundo. A sua sede é em Miami, nos Estados Unidos. Este canal tem uma forma de sustentabilidade bastante curiosa: entre dois programas são colocados pequenos filmes feitos por indivíduos que pagam pela sua exibição. Uns relatam experiências pessoais e outros satirizam e misturam situações do dia-a-dia. Estes últimos não vão além dos 15 segundos de duração, enquanto os que relatam experiências duram cerca de 1 minuto e 30. Estes pequenos filmes acabam de repente, sendo exibido no fim de cada, o logótipo do canal acompanhado do logo sound do mesmo.

 VH1

Vh1

O VH1, ou Video Hits One é um canal de televisão por assinatura dos Estados Unidos cuja sede encontra-se na cidade de Nova Iorque. Transmitindo desde 1 de Janeiro de 1985, o propósito original do canal era consolidar o sucesso da “MTV” oferecendo aos telespectadores vídeos musicais, mas com uma segmentação demográfica maior do que seu canal irmão mais velho, incluindo o mais leve e suave lado da música popular. O canal foi criado pela “Warner Entertainment-Amex Satélite” que é uma subsidiária da “Warner Communications”, uma proprietária da MTV.

Partilhe: Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Ao continuar a utilizar este site, está a concordar com o uso de cookies. Mais informações

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close