Prémios Zapp – Informativos [Parte 1]

Prémios Zapping de Televisao

Hoje continuamos a percorrer os melhores programas de 2013. Nomeados nos Prémios Zapp de Televisão. Começaremos a apresentar os nomeados de Informação.E para votar no seu preferido, basta clicar aqui!

Os nomeados na categoria de Programa de informação:

Telejornal (RTP)

Telejornal

A mais rigorosa seleção de notícias, todos os dias às 20h00. De segunda a domingo, João Adelino Faria e José Rodrigues dos Santos mostram-lhe o que de mais relevante se passou o país e no mundo.

Jornal da Noite (SIC)

Jornal da Noite

O Jornal da Noite é um noticiário emitido pela SIC. É apresentado de segunda a sexta-feira pelos jornalistas Rodrigo Guedes de Carvalho e Clara de Sousa. Aos fins de semana, é apresentado por Maria João Ruela ao Sábado e ao Domingo por Pedro Mourinho. Tem o lema de “O País e o mundo, todos os dias às 20!”

Jornal das 8 (TVI)

Jornal das 8

O Jornal das 8 é um noticiário televisivo diário transmitido pelo canal generalista TVI, com início às 20h, e que é apresentado por José Alberto Carvalho de 2ª a 5ª feira e por Judite de Sousa de 6ª a Domingo. O lema de toda a informação do canal, onde se inclui este noticiário, foi até 2012 Nós Informamos. Você Decide, a partir daí até ao momento, é Juntos, Criamos Notícias.

Prós e Contras (RTP)

Prós e Contras

O “Prós e Contras” é o debate mais alargado da televisão portuguesa. É uma janela aberta sobre a sociedade portuguesa, respeitando a pluralidade de opiniões, e a representação democrática, mas fora da lógica das organizações partidárias. O “Prós e Contras” é tão abrangente quanto é permitido em televisão. A discussão é ilustrada com reportagens e pode contar com a participação de correspondente da RTP no estrangeiro.

Sexta às 9 (RTP)

Sexta às 9

Um programa de jornalismo de investigação, coordenado por Rosário Salgueiro, e com trabalhos de Sandra Felgueiras – que apresenta o formato. A equipa é constituída também por Margarida Neves de Sousa, Patrícia Lucas e Filipe Oliveira Pinto.

Na categoria de melhor pivot de Informação Masculino os nomeados são:

João Adelino Faria (RTP)

João Adelino Faria

João Adelino Faria é um jornalista português, licenciado em Direito, pela Universidade Católica Portuguesa, começou por estagiar no antigo semanário O Jornal e foi redactor do Se7e e do Jornal de Letras. Mais tarde ingressou na Correio da Manhã Rádio, onde foi editor de informação, realizador entrevistas e repórter, acompanhando a primeira presidência da União Europeia, em Bruxelas, em 1992. Convidado por Emídio Rangel, deixou a rádio para integrar a equipa fundadora da SIC. Nesta estação foi editor de política internacional, correspondente em Londres, apresentador de informação e enviado especial a acontecimentos internacionais. Apresentou a Edição da Noite na SIC Notícias, durante cinco anos. Recebeu o Prémio Internacional de Reportagem da Fundação Luso-Americana e de Melhor Apresentador de Informação Televisiva, atribuído pela Casa da Imprensa. Foi director-adjunto de informação da Rádio Clube Português, onde apresentou e editou o programa Minuto a Minuto. Actualmente apresenta o Telejornal da RTP1, às 20h.

José Rodrigues dos Santos (RTP)

José Rodrigues dos Santos

José António Afonso Rodrigues dos Santos é um jornalista e escritor português nascido na antiga colónia portuguesa de Moçambique. Atualmente, apresenta o Telejornal. Em 1983 frequenta o curso de Comunicação Social da Universidade Nova de Lisboa. Terminado o curso, candidata-se e consegue  um estágio na “BBC”. Regressa a Portugal, onde obtém duas distinções: o Prémio Ensaio do Clube Português de Imprensa, em 1986 e o Prémio de Mérito Académico do American Club of Lisbon, em 1987. Devido a essas credenciais é convidado pela BBC World Service para trabalhar em Londres, onde fica durante três anos, até 1990. Da BBC seguiu para a RTP, onde começou a apresentar o noticiário “24 Horas”. Em 16 de Janeiro de 1991, as forças coligadas de 28 países liderados pelos Estados Unidos dão início ao bombardeio aéreo de Bagdad, no Iraque, dando início à Primeira Guerra do Golfo. José Rodrigues dos Santos protagoniza então uma maratona televisiva de cerca de 10 horas, sobre o ataque americano ao Iraque, acabando posteriormente por se tornar o rosto mais conhecido da televisão pública. Em 1991 passou para a apresentação do diário “Telejornal”, o principal jornal diário da televisão portuguesa e tornou-se colaborador permanente da “CNN” até 2002. Hoje continua a apresentar o Telejornal, em conjunto com João Adelino Faria, Cristina Esteves e Carlos Daniel.

Bento Rodrigues (SIC)

Bento Rodrigues

Bento Rodrigues é natural da Lousã e jornalista e pivot da SIC. Começou na rádio, mas foi na SIC, onde está quase desde o seu nascimento em 1992, que fez a sua carreira. Actualmente é responsável, de segunda à sexta-feira por apresentar e coordenar o Primeiro Jornal.

Pedro Mourinho (SIC)

Pedro Mourinho

Pedro Mourinho é jornalista da SIC e actualmente responsável pelo Jornal da Noite de Domingo. Foi no Caderno Diário, na RTP1, que começou, apresentando o magazine. Estudou e acabou por fazer grande parte da sua carreira na SIC Notícias, passando depois para a SIC generalista.

José Alberto Carvalho (TVI)

José Alberto Carvalho

José Alberto dos Santos Carvalho é jornalista e locutor de televisão português, actual director de informação da TVI. Apresenta o Jornal das 8.Aluno da Escola Superior de Jornalismo do Porto, iniciou-se nas rádios piratas e em rádios locais. Em 1989 está na TSF, onde é enviado à África do Sul para cobrir as eleições após o Apartheid. De imediato é convidado para a RTP, apresentando o Jornal da Tarde. Em 1992 torna-se pivot da SIC, regressando à RTP em 2002. Foi director de informação da RTP até Fevereiro de 2011, e pivot do mais antigo noticiário da Televisão portuguesa, o Telejornal. A 24 de Fevereiro de 2011, José Alberto Carvalho e a TVI anunciaram o seu ingresso na Estação de Queluz de Baixo como novo Diretor de Informação.

Na categoria de melhor pivot de Informação Feminino os nomeados são:

Cristina Esteves (RTP)

Cristina Esteves

Cristina Esteves é jornalista, licenciada em Direito, em 1995, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Entre 1991 e 1996, foi apresentadora da RTP, tendo começado em programas como “Grande Área”, com Mário Zambujal e “Você Decide”. Trabalha como jornalista e pivô no canal de televisão público português desde 1996. Actualmente apresenta programas de informação na RTP1 e RTP Informação.

Sandra Felgueiras (RTP)

Sandra Felgueiras

Sandra Maria Felgueiras de Oliveira é jornalista desde 1998. Começou na “Barcelona Television” mas o estágio curricular fê-lo na “SIC”. Em 1999, ganhou o prémio Novos Valores, do “Expresso”, e entrou para o semanário. Em 2000, a convite de Henrique Garcia, foi para a RTP 2 e depois para o Canal 1, quando José Rodrigues dos Santos assumiu a Direcção de Informação. Actualmente é responsável pelo Sexta às 9, mas antes passou pela apresentação do “Hoje” na RTP2.

Maria João Ruela (SIC)

Maria João Ruela

Maria João Ruela é jornalista profissional desde 1992. Licenciou-se em Comunicação Social, tendo iniciado a sua carreira profissional como copy, na área da publicidade. Trabalhou também como freelancer para alguns jornais e revistas e em 1992, integrou a equipa fundadora da SIC como jornalista estagiária. Fez parte das equipas de “Praça Pública” e “Casos de Polícia” e integrou a editoria de sociedade, onde acompanhou sobretudo as áreas de Justiça e da Administração Interna. Pivot desde 1998 e coordenadora de informação desde 2005, assume desde 2007 as funções de editora executiva na redacção da estação de Carnaxide. Em 2003 foi baleada numa perna, no Iraque, quando acompanhava a missão da GNR no país, um acidente que lhe deixou algumas limitações físicas, que nem por isso a demovem de fazer uma das coisas de que mais gosta, que é viajar. No livro “Viagens Contadas”, descreve algumas das suas viagens de aventura, a destinos como a Patagónia, o Nepal, Marrocos e Noruega, entre outros.

Clara de Sousa (SIC)

Clara de Sousa

Maria Clara Marques de Sousa é jornalista desde 1992 e desempenha actualmente a função de pivot do Jornal da Noite na SIC. O seu percurso profissional começou em 1986, quando estava já no primeiro ano da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, no curso de Línguas e Literaturas Modernas. Estreou-se na rádio “Echo”, que um ano mais tarde viria a ter o nome de “Rádio Clube da Parede”. O mês de Fevereiro de 1986 marcou a sua estreia radiofónica, foi a primeira vez que a jornalista colocou um prato num gira-discos. Na rádio, lia notícias, fazia reportagens, editava registos magnéticos, conduzia programas, gravava spots institucionais da estação e publicitários. Em Novembro de 1989, Clara de Sousa recebe o convite de Luís Montez para ingressar nos quadros da “Rádio Marginal”, uma das rádios do concelho de Cascais que receberam alvará de emissão. Em 1992 optou definitivamente pelo jornalismo quando decidiu pedir a sua Carteira Profissional de Jornalista e foi convidada para Directora de Informação da estação. No Verão de 1991, Clara de Sousa estreia-se em televisão, acumulando as funções na “Rádio Marginal”. A convite da produtora Videoplano foi escolhida para apresentar um programa de desportos radicais, “Hé Desporto”, emitido na RTP1 aos sábados entre 12.30h e as 13h, onde fazia também trabalho de reportagem, locução e produção de montagem. No final de 1992 é desafiada para fazer testes de admissão de jornalistas-repórteres para a TVI. No entanto, os consultores norte-americanos contratados pela estação para fazer a selecção de novos profissionais escolheram Clara de Sousa para ser pivot do principal bloco informativo ao fim-de-semana. Clara de Sousa foi assim o primeiro rosto dos noticiários da TVI.  No final de 1996, Clara de Sousa é convidada pelo director de Informação da RTP, Joaquim Furtado, para apresentar o “Telejornal”, onde desempenhou funções de jornalista até meados de 2000.  Em Julho de 2000, Clara de Sousa é contratada pela SIC para ser a pivot do horários nobre da “SIC Notícias”, a primeira estação portuguesa com 24 horas de Informação. Em 2004 passou a apresentar o “Primeiro Jornal” na SIC de segunda a sexta, acumulando com outros programas na SIC Notícias como “Duelos Imprevistos” ou o “Estado da Arte” com Paulo Portas. Clara de Sousa é a única jornalista portuguesa que foi pivot dos principais noticiários dos três canais generalistas, além de José Alberto Carvalho.

Judite de Sousa (TVI)

Judite de Sousa

Judite Fernanda Jesus da Rocha Sousa ComM é uma jornalista portuguesa que se licenciou em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto em 1987. Tinha 18 anos quando se estreou no jornalismo, como repórter da RTP no Porto. Depois de se tornar pivot do “Jornal da Tarde”, é convidada para a redacção de Lisboa, vindo a notabilizar-se na apresentação do “Telejornal”. Em 2000 foi nomeada directora-adjunta de Informação da RTP, colaborando com José Rodrigues dos Santos. Ao mesmo tempo passou a apresentar “Grande Informação”, programa de análise política com a presença de Mário Soares. Em 2002, após a remodelação de Almerindo Marques, manteve-se como uma das principais figuras da informação do canal, tendo a seu cargo a “Grande Entrevista”, a que se seguiu “Notas Soltas de António Vitorino”. Em 2011 deixa a RTP, anunciando a sua ida para a TVI, onde também é sub-directora de informação. Actualmente, para além deste cargo, apresenta o “Jornal das 8” às sextas, sábados e domingos, neste último dia, modera também o comentário político do professor Marcelo Rebelo de Sousa. À segunda-feira, apresenta o programa “Olhos nos Olhos”, na TVI24, com Henrique Medina Carreira.

Para a categoria de Repórter masculino os nomeados são:

Alexandre Santos (RTP)

Alexandre Santos

Alexandre Santos é jornalista da RTP.  Foi repórter da “Rádio Renascença” até 2006, depois passou para o canal público português. Acompanha. principalmente, a parte desportiva do primeiro canal de televisão, mas desenvolve também outros projectos como jornalista.

Pedro Coelho (SIC)

Pedro Coelho

Pedro Coelho é responsável por muitas, das mais vistas, grandes reportagens da SIC. Trabalhos como “A Fraude”, “Profissão Ex-Primeiro Ministro” ou “Filhos da Diferença” fazem parte do currículo deste jornalista que é, actualmente, grande repórter da SIC, além de professor na Universidade Nova de Lisboa.

Anselmo Crespo (SIC)

Anselmo Crespo

Anselmo Crespo é jornalista da SIC. A sua carreira iniciou-se no Jornal de Leiria, em 1998, e onde esteve três anos. Em 2002 entrou para a SIC onde se encontra até hoje. Foi responsável, entre outros trabalhos, pela reportagem “Os Dias da Troika”. Foi ainda responsável, junto com Bernardo Ferrão, por “Conversas Improváveis”, na “SIC Notícias”

Carlos Enes (TVI)

foCarlos Enes

Foi jornalista da TVI até Maio deste ano. Antes passou também pelo jornal “O Independente”. Nasceu na antiga colónia portuguesa de Angola, mas cedo veio para Portugal, para Viana do Castelo. Licenciou-se na Universidade Nova de Lisboa e trabalhava na TVI desde 2000. A partir de Junho deste ano passou a trabalhar na Associação Nacional de Farmácias.

Amílcar Matos (TVI)

Amílcar Matos

Com 17 anos começou a trabalhar na rádio. Depois acabou por seguir para a universidade para estudar jornalismo. É jornalista há mais de 20 anos e já trabalhou, além da TVI, na Rádio Renascença. Foi responsável, por exemplo, pela peça de reportagem ‘Ouro Alentejano’, na TVI.