Processo contra Ana Leal foi arquivado

Processo contra Ana Leal foi arquivado

A jornalista Ana Leal foi alvo de um processo disciplinar devido à sua reportagem “1 Hora e 35 Minutos”, emitida a 13 de abril no “Repórter TVI”, onde foi mostrada a falta de condições nas urgências das unidades hospitalares portuguesas.

Segundo o Correio da Manhã, o processo, instaurado pela Comissão da Carteira Profissional de Jornalista (CCPJ), devido a uma queixa apresentada por mais de uma dezena de hospitais por possível violação do Estatuto do Jornalista, no que se refere à recolha de imagens e sons com o recurso a meios não autorizados, foi arquivado: «Considerou-se que não havia violação de nenhuma norma. As imagens preservavam a integridade dos doentes e mostravam uma realidade de interesse público», disse fonte da CCPJ.

A autora da reportagem, Ana Leal, revela que não conhecia qualquer processo disponível mas nunca lhe «passaria pela cabeça outro desfecho senão o seu arquivamento». Já o Ministério da Saúde não comentou o arquivamento do processo, mas adiantou que «as queixas seguiram para outras instâncias reguladoras e judiciais, como o Ministério Público», das quais aguarda desenvolvimentos.