[Raio Z] Entrevista a Paula Neves, de «O Beijo do Escorpião»

Paula Neves dá vida a Vera Ramos na novela da TVI, “O Beijo do Escorpião”. A atriz, que já trabalhou para os três canais generalistas, em formatos como ‘Riscos’, ‘Ganância’, ‘Anjo Selvagem‘, fala ao Zapping sobre a sua personagem.

Numa entrevista descontraída ao Zapping, a atriz revelou alguns pormenores da sua carreira e da sua vida pessoal.

Zapping: Obrigado por ter aceite a entrevista, Paula, ou devo ainda dizer ”Trinca-Espinhas” ?
Paula Neves:
 Eheh, pode ser qualquer um dos dois. O nome trinca-espinhas provoca-me uma grande ternura.

Z: Comecemos por ai, ainda existe uma ”Trinca-Espinhas” dentro de si ?
PN:
 Como assim? Existe a memória dessa personagem claro, nunca me irei esquecer dela, mas já passaram 12 anos, é algo que fez parte da minha vida mas que já passou.

Z: Esta foi a sua personagem mais marcante ?
PN:
 Foi a que teve mais impacto junto do público, foi a que fiz durante mais tempo, foram quase dois anos de gravações, e foi muito forte sim, mas nos últimos tempos a que me marcou mais foi fazer a Augusta da novela ‘Doce Tentação‘.

Z: Já é atriz há vários anos, mas deixando esta profissão de parte, teve outros sonhos?
PN:
 Tive sonhos à posteriori. Gostaria de trabalhar com animais, penso que seria uma atividade que me daria muito prazer também.

Z: De onde surgiu o seu sonho pela representação ?
PN:
 Surgiu aos 19 anos quando fiz os ‘Riscos‘. Antes disso nunca me tinha passado pela cabeça.

Z: Quais são as sua origens ?
PN:
 Nasci e cresci em Lisboa. Fiz a escolaridade normal e formei-me em Sociologia. Comecei a trabalhar como atriz durante o segundo ano da faculdade. A formação de teatro surge depois, foi um percurso invertido, digamos assim.

Z: Quem é a Paula dentro e fora do trabalho ?
PN:
 Tenho sempre dificuldade em responder a este tipo de pergunta. Era bom que tivéssemos as ideias tão claras sobre nós próprios… Bom, procuro ser profissional, aplicada, responsável e dedicada ao trabalho. Fora dele procuro a simplicidade, o equilíbrio, os afetos e tudo com sentido de humor, sempre.

Z: Neste momento pode ser vista na novela ‘O Beijo do Escorpião’ da TVI, no papel de Vera Ramos. O que está a achar deste projeto e da sua atual personagem ?
PN:
 Estou a gostar muito. É uma personagem desafiante, que vai enfrentar uma grande guerra com a saúde do filho e respetivas consequências. É duro de fazer, mas ao mesmo tempo é gratificante. E estou a gostar muito de trabalhar com o Rodrigo Menezes e com o Francisco Magalhães!

Z: Quais são as parecenças e as diferenças entre si e a Vera ?
PN:
 A Vera é uma pessoa normal, com uma vida familiar estável, classe média, com todas as características e dificuldades que daí advêm, como eu, mas está a atravessar um grande drama com o filho e com o marido e aqui, como é logico, as semelhanças acabam.

Z: Alguma vez recebeu uma personagem da qual não gostou ao principio, mas que depois acabou por gostar muito ?
PN:
 Normalmente gosto sempre dos personagens que me dão, entusiasmo-me logo e abraço a causa de coração!

Z: Tenho conhecimento que a Paula utiliza muito o Twitter, assim como o Facebook. Vê as redes sociais como uma forma de chegar mais perto do público ?
PN:
 Sim claro, e não só. É uma forma de chegar mais perto dos amigos também. Penso que as redes sociais tornam o mundo mais pequeno e a distância entre as pessoas mais curta. Sou fã, mas com conta, peso e medida. Smile

Z: Perguntas Rápidas:
Maior Vício… não sou muito dada a vícios.
Livro /Música Favoritos… fado, música clássica, house, pop, rock, rap, etc; Livro… ‘Carta a D.‘, de André Gorz.
Na TV não dispenso… séries.
A pessoa que mais admiro… o meu marido.
Não vivo sem… batom hidratante.
Um dia corre bem quando… consigo conciliar o trabalho com o passeio tranquilo do cão, se juntar a isso ver o mar e ir ao ginásio passa a ser um dia perfeito.

Z: Pergunta Final:
A sua vida dava uma novela porque ?
PN:
 Uma novela vive de conflito e drama, como tal não gostaria de candidatar a minha vida a argumento de uma. Smile

Entrevista de Nuno Costa
Revisão de Inês Silva