“Refúgio Fatal” é o próximo ‘Repórter TVI’

Mikail Kodja vivia em Portugal há 14 anos. Trocou a Moldávia pelo Pinhal Novo para ganhar a vida. E foi num restaurante do Pinhal Novo que acabou por perder a vida.

Protagonista de um sequestro único na história da segurança interna em Portugal, o imigrante moldavo fez uma família inteira refém. Na tentativa de salvar as vítimas, um militar da GNR entrou no «refúgio» e acabou morto pelo sequestrador. Outras pessoas ficaram feridas com o rebentamento de granadas.

Depois de uma noite inteira de violência, tensão e negociações, o imigrante foi morto pela GNR. Neste trabalho de investigação jornalística fomos à procura das origens deste imigrante e na Moldávia encontrámos a pobreza que levou Mikail Kodja a fugir para Portugal. Damos ainda a conhecer a história de Bruno Chainho, o militar da GNR que deu a vida para salvar 4 reféns.

Uma reportagem que inclui a reconstituição da noite do sequestro produzida e realizada nos estúdios da Plural. Uma parceria que torna este trabalho inédito e com uma linguagem gráfica inovadora.

“Refúgio fatal” é uma grande reportagem da jornalista Lisete Reis, com imagem de Bernardo Magalhães e montagem de João Ferreira, a não perder no «Repórter TVI» desta segunda-feira,, na TVI.