Relançamento de “Jardins Proibidos” divide TVI. «As cenas de ‘picantes’ não são consensuais»

Jardins Proibidos

José Eduardo Moniz, pai da sequela de “Jardins Proibidos” foi convocado pela TVI para alterar a principal novela da noite da estação.

As audiências têm colocado a ficção na quarta posição do ranking de novelas (perde para “Mar Salgado”, “Amor à Vida” e, agora, “Império”) e as mudanças já foram requisitadas pela cúpula da quatro.

Sem mais nenhuma novela disponível para estrear nas próximas semanas, “Jardins Proibidos” é a única arma que a TVI tem no horário nobre, em termos de novelas, para barrar o primetime da SIC que é todo composto por ficção.

Fonte da Plural – produtora da novela – adiantou ao Zapping que uma das correntes em cima da mesa aponta para «mais ação e inclusão de cenas mais picantes», justificada com o facto da trama de Manuel Arouca já ter sido relegada para segunda linha em detrimento do diário da “Casa dos Segredos 5”.

«Havia alguns anticorpos a estas medidas, nomeadamente serem criadas cenas apimentadas. É uma velha fórmula de tentar fazer subir uma novela que esteja a correr mal, incluir cenas de sexo. O horário era um problema, mas já não é», adianta a mesma fonte.

No entanto a decisão não é consensual, pois há quem ache, dentro da cúpula da produtora, que esta novela nada tem a ver com possíveis cenas mais sensuais e que com esta mexida podem afastar o público que segue “Jardins Proibidos”.

Para além das cenas de maior sensualidade há um outro caminho a ser estudado: «A novela tem um hospital. Podem ser criadas histórias que comecem e acabem em menos tempo, trazer mais ação à novela e personagens que não fiquem muito tempo. Este era, de resto, a ideia-base desta sequela, mas foi abandonada», refere.

Certo é que neste momento já estão a ser tomadas medidas pois «na TVI ninguém admite perder nem que seja por uma décima para a ficção da concorrência e no caso de “Jardins Proibidos” está a ser demais».

Depois de uma primeira semana com uma média de 15/31%, “Jardins Proibidos” passou a enfrentar “Mar Salgado”. Atualmente a média da novela é de 12.6/27.2%.