A RTP assinala os 40 anos do 25 de Abril com programação especial

A RTP vai assinalar os 40 anos do 25 de Abril de 1974 com uma grelha de programação especial dedicada à efeméride.

A estação pública vai incluir eventos nos dias 24 e 25 de abril e ainda exibir, durante toda a semana a minissérie “Mulheres de Abril”.

No horário nobre de quinta-feira, dia 24 o primeiro canal da estação pública vai transmitir um concerto comemorativo realizado na histórica vila alentejana de Grândola. As músicas de intervenção, que marcaram uma era em Portugal vão ser recriadas sob direção do maestro Rui Massena.

Também a informação se junta às comemorações. No dia 24, o regional “Portugal em Direto” é também emitido a partir de Grândola.

No dia seguinte, 25 de abril, o “Jornal da Tarde” instala-se também na localidade alentejana e, nesse mesmo dia, o “Telejornal” vai ser feito a bordo de uma fragata da Marinha Portuguesa que vai estar a navegar no rio Tejo ao largo de Lisboa.

Mais de 100 pessoas vão estar envolvidas na emissão do principal bloco informativo da RTP, numa emissão literalmente tripulada.

A estação pública vai ainda emitir 23 reportagens que pretendem fazer um retrato do Portugal de há 40 anos. O especial ganhou o nome de “E Depois de Abril”.

José Manuel Portugal, diretor de informação do canal mostra-se satisfeito com as ideias da RTP para este 25 de Abril e considera a emissão do “Telejornal” feita em pleno Tejo como um dos pontos-chave. O responsável escolheu este ponto porque há 40 anos um barco da Marinha Portuguesa esteve nesse mesmo local, pronto para intervir militarmente se necessário fosse.