RTP contratou Vanessa Oliveira porque as pessoas «querem é mais gente nova, e diferente»

há tarde

Numa operação-relâmpago, Vanessa Oliveira foi contratada à SIC pela RTP para co-apresentar o “Há Tarde” ao lado de Herman José.

Hugo Andrade, diretor de programas da RTP1 confessa porque foi buscar a apresentadora à concorrência para assumir as tardes da estação: «Conheço o trabalho da Vanessa e o seu percurso, pois faz parte da minha profissão, e sempre a achei um talento. Fiquei ainda mais entusiasmado quando a conheci. Tem o perfil e idade certos para encarar um desafio destes com o Herman José», declarou.

A apresentadora chegou à RTP para equilibrar o protagonismo com Herman José e criar uma dupla forte. «A Vanessa tem uma personalidade forte, um total conhecimento das suas competências e sabe onde é que pode criar equilíbrios com o Herman. Uma dupla é isso mesmo. Tenho de dizer, ainda, uma coisa: o Herman sempre quis ter alguém a seu lado e está muito feliz com a nossa opção», revelou Hugo Andrade.

Embora admita que a RTP «tem muitos» apresentadores, o responsável pela grelha revela que a contratação de Vanessa Oliveira foi um ato muito ponderado e não nasceu de um repentismo.

«Eu não acordei um dia a pensar que vou contratar um apresentador, assim sem mais nem menos. Nós fazemos as coisas sustentadas em estudos», contou Hugo Andrade à imprensa, acrescentado que «os espectadores querem que a RTP se renove, é uma exigência deles, nesses tais estudos. São muito críticos e dizem que temos sempre o mesmo registo, os mesmos programas e as mesmas caras. E seguimos esse conselho. Repare, nos últimos dois ou três anos, tivemos o Pedro Granger, temos a Manuela Moura Guedes, a Mariana Monteiro, o Vasco Palmeirim… E preciso não esquecer que temos património».

Sobre este tema, o homem-forte dos destinos da estação pública confidencia ainda que os espectadores rejeitam a dupla Jorge Gabriel e Sónia Araújo: «As pessoas não dizem que não gostam ou não querem o Jorge Gabriel ou a Sónia Araújo. Querem é mais gente nova, e diferente».