RTP investe milhões em ficção, entretenimento e desporto

RTP

Os custos com ficção e entretenimento são os mais elevados na grelha de programas da RTP.

De acordo com informações a que o Correio da Manhã teve acesso, a empresa pública pagou quase 34,4 milhões de euros à SP Televisão, responsável pela produção das séries “Bem-vindos a Beirais” e “Os Nossos Dias”, entre 2011 e 10 de dezembro de 2014.

Na ficção, é preciso ainda acrescentar os 9,7 milhões recebidos pelas Produções Fictícias, de Nuno Artur Silva (indigitado pelo Conselho Geral Independente como novo administrador da RTP), no mesmo período. Na lista dos maiores fornecedores de conteúdos da RTP estão várias produtoras de entretenimento.

O destaque vai para a Fremantle, responsável por programas como “O Preço Certo” e “Got Talent Portugal”, que recebeu neste período 29,4 milhões, bem mais que os 9,5 milhões da Valentim de Carvalho Televisão, os 6,6 da Valentim de Carvalho Filmes e os 5,3 milhões da Endemol.

Referência ainda para os gastos com desporto. Nestes quatro anos, a RTP pagou 24,3 milhões à Olivedesportos, de Joaquim Oliveira, sobretudo pela emissão dos jogos da seleção nacional. A Sport TV, controlada a 50% pelo mesmo empresário, recebeu 8,6 milhões. Contas feitas, são 33 milhões de euros.