RTP prepara-se para estrear “100 Segundos de Ciência”

RTP prepara-se para estrear “100 Segundos de Ciência”

“100 segundos de Ciência” é uma série de  dez episódios, em torno da investigação científica de ponta que se faz em Portugal, que vai estar no ar nas antenas da RTP ainda este mês.

Desde a neurociência ou regeneração de tecidos e órgãos, passando pela robótica, química, nanotecnologia ou biotecnologia alimentar até à monitorização com redes de sensores sem fios ou à procura de planetas no espaço profundo, pretende dar-se a conhecer um leque aberto de áreas de investigação a decorrer nos centros de investigação portugueses.

Em 100 segundos e na primeira pessoa, os investigadores principais são convidados a falar dos objetivos e métodos da sua investigação, e a explicar a aplicabilidade prática dos resultados que esperam obter. Uma forma de aproximar o público leigo da complexidade científica, uma forma de o público entender a grande relevância que a aquisição de novos conhecimentos científicos tem para a sociedade, uma forma de o público ficar a conhecer a excelência do trabalho científico em Portugal.

A série “100 segundos de Ciência” é um projeto produzido pela RTP em parceria com a Comissão Nacional da UNESCO (CNU) e a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), coordenado por Sílvia Alves e produzido pela Academia RTP.