RTP: Saiba com o que pode contar nesta Páscoa

A RTP continua a apostar nos épicos históricos nesta Páscoa

Como já é habitual, a RTP vai apostar nas produções épicas e históricas na programação de Páscoa. O clássico “Ben-Hur” e  “Maria, Mãe de Jesus” são dois dos títulos que a estação pública repõe na quadra. James Bond junta-se às celebrações pascais com “007 – O Amanhã Nunca Morre”. A minissérie “A Sagrada Família” também faz parte do cartaz.

Ben-Hur, sexta-feira santa às 14H15 na RTP

Campeão dos Óscares e estrondoso êxito mundial, esta superprodução de William Wyler é um impressionante épico histórico-romanesco de espantosa dimensão humanista e mística

No sétimo ano do reinado de César Augusto, o príncipe hebreu Judah Ben-Hur nasce, praticamente, na mesma altura que Jesus Cristo. Anos mais tarde, reencontra o seu amigo de infância, o patrício romano Messala, que assume a chefia militar de Jerusalém. Um incidente, de que a mãe e a irmã de Ben-Hur foram involuntariamente protagonistas, e a recusa de Ben-Hur em denunciar os patriotas hebreus em luta contra o ocupador romano levam Messala a destruir a família do seu velho amigo. As mulheres são lançadas numa masmorra e Ben-Hur condenado às galés. Ao fim de três anos Ben-Hur salva a vida de Quintus Arrius, o almirante romano, durante uma batalha naval, que o liberta e adota como filho. Ben-Hur torna-se, assim, patrício romano e num herói das corridas de quadrigas. Um dia, porém, decide partir para a Judeia em busca da mãe e da irmã. Um longa e incrível odisseia que o vai levar a cruzar de novo o caminho de Jesus e a ajustar contas com Messala, na sequência de uma emocionante corrida de quadrigas.

“Ben-Hur” foi o grande acontecimento de 1959, tendo arrebatado 11 Óscares da Academia de Hollywood, incluindo os de Melhor Filme, Melhor Realizador e Melhor Actor, neste caso consagrando Charlton Heston como o herói por excelência dos grandes dramas históricos. Estrondoso êxito de bilheteira, “Ben-Hur” foi uma das últimas superproduções do cinema americano no limiar de uma década que iria pôr em causa este tipo de cinema. Trata-se, pois, de um épico grandioso e espetacular sobre a agitada e emocionante vida de um príncipe hebreu que, devido a inesperadas circunstâncias, se torna escravo, nobre romano aclamado herói das corridas de quadrigas, entre Jerusalém e Roma, e cujo destino se cruza, por mais de uma vez, com o de Jesus Cristo. William Wyler, dispondo de um orçamento fantástico, que quase levou a MGM à falência, assinou um filme admirável, pela sua dimensão aventureira, romântica, mística e heroica, que continua hoje, cinquenta  anos depois, a impressionar pela sua grandiosidade espetacular e pela sua comovente dimensão humana, que será sempre marcado por essa sequência de antologia da portentosa corrida de quadrigas.

Maria, Mãe de Jesus, domingo de Páscoa às 14H15 na RTP

Aos dezasseis anos, Maria recebe do arcanjo Gabriel a mensagem de que é a escolhida de Deus para dar à luz o Messias. Jesus Cristo nasce num estábulo precário e é criado pela sua mãe para levar aos homens uma mensagem de fé, paz e esperança.

A Sagrada Família é uma minissérie baseada nos Evangelhos Apócrifos. Foca o lado humano da história de José e Maria, pais de Jesus. E conta como o amor deles sobrevive ao nascimento de um filho incomum, a partida do casal para o Egipto, as dificuldades de sobreviver em terras estrangeiras, a tarefa de educar e criar o jovem Jesus e os percalços pelos quais passam por conta do filho tão especial.

007 – O Amanhã Nunca Morre, domingo de Páscoa às 16H na RTP

Pierce Brosnan volta à ação como o destemido, charmoso, devastador e impassível agente secreto 007, nesta arrebatadora aventura!

James Bond, tem desta vez como inimigo Elliot Carver, um magnata das comunicações. Ele monopoliza o fluxo de informações e tenta convencer a Grã-Bretanha e a China que um está a fazer investidas contra o outro.

O perigoso conflito entre os dois países pode envolver outras grandes potências e levar à eclosão da Terceira Guerra Mundial.

Bond tenta descobrir o que está a acontecer e infiltra-se na organização do inimigo. Durante as suas investigações, conhece uma bela jornalista chinesa…

A Sagrada Família, domingo de Páscoa às 23H na RTP

Esta é uma minissérie que explora o lado humano de José e Maria, pais de Jesus!

Filmada na região da Jordânia, “A Sagrada Família” é uma minissérie do famoso realizador italiano, Raffaele Mertes, explora a beleza das suas paisagens.

Baseada nos Evangelhos Apócrifos, foca o lado humano da história de José e Maria, pais de Jesus. E conta como o amor deles sobrevive ao nascimento de um filho “incomum”, a partida do casal para o Egipto, as dificuldades de sobreviver em terras estrangeiras, a tarefa de educar e criar o jovem Jesus e os percalços pelos quais passam por conta do filho tão especial!