RTP tenta vender jogos secundários do Euro 2016. Privadas dizem «não, obrigado!»

A RTP detém, em exclusivo para televisão aberta, os direitos de transmissão de todos os jogos do Campeonato da Europa de Futebol 2016.

Com todo o portfólio de jogos em seu poder, a estação pública tenta, desde o último trimestre do ano passado, vender uma parcela dos desafios à SIC e TVI.

A operação de venda ajudaria a aligeirar o grande investimento feito pela RTP junto da UEFA para garantir os direitos exclusivos do Euro 2016.

O bouquet de jogos que o canal está disposto a vender às privadas não agrada, no entanto, a SIC e TVI. Segundo o Correio da Manhã as partidas «são de refugo» e não incluem nenhum jogo da Seleção Nacional.

SIC e TVI já declinaram a possibilidade de comprar qualquer pacote de jogos que não inclua os jogos da Equipa das Quinas e já o fez saber junto da RTP1.

Também no cabo não está nada garantido. SportTV ou BTV ainda não terão fechado qualquer acordo de sublicenciamento dos jogos.

O Euro 2016 realiza-se na França tem início a 10 de junho com a cerimónia de abertura (em  Saint-Denis) e a final é realizada no dia 10 de julho (também em Saint-Denis).