RTP1 exibe “Expedição Birmânia”

A RTP1 exibe, no próximo domingo ao meio-dia o documentário “Expedição Birmânia” que mostra uma viagem ao último segredo selvagem da Ásia.

Com  chancela da BBC, “Expedição Birmânia” mostra o lado desconhecido do país asiático, fechado ao ocidente durante décadas.

Sinopse

Birmânia, um país fechado ao mundo durante cinco décadas. Uma terra misteriosa, uma terra de segredos. É considerado um santuário para algumas das mais raras espécies de vida selvagem no planeta. E, para além disso, esconde riquezas imensas.

As colinas e montanhas da região escondem valiosos depósitos de carvão, cobre, ouro, zinco e outros minerais. Cerca de 40% do seu território são florestas, mas, contudo, apenas três por cento estão protegidas.

Num momento em que abraça a democracia, o país deve decidir o destino das suas florestas. Concedeu agora autorização de acesso a uma equipa de cientistas e cineastas, cuja missão será provar que estas florestas têm que ser protegidas.

Eles irão procurar animais que noutros países asiáticos se encontram no limiar da extinção e apresentar as suas descobertas ao governo birmanês. O que descobrirem, poderá mudar para sempre o futuro dos espaços selvagens da Birmânia.

Será que a Birmânia vai sucumbir aos ganhos de curto prazo oferecidos pela sobre-exploração dos seus recursos naturais e seguir o caminho do Camboja, onde 50% das florestas foram destruídas? Ou será que vai escolher o desenvolvimento sustentável e a proteção da sua paisagem natural para as futuras gerações? Está é a encruzilhada birmanesa.