RTP2 estreia “Visita Guiada”

A RTP2 vai estrear hoje às 21h27 o programa “Visita Guiada”. O formato é transversal e é também emitido a rádio pública, as sábados, por volta das 13h.

“Visita Guiada” é um formato de 13 episódios sobre os tesouros do património cultural português. Tesouros com reconhecido valor universal – peças que qualquer país ocidental se orgulharia de integrar no seu património – e pouco conhecidos dos portugueses.

De um cálice de prata, com decoração moçárabe e mil anos de idade, a um claustro que está referenciado como obra-prima do renascentismo europeu, passando por uma coleção de arte africana classificada como uma das melhores do mundo, a natureza dos objetos, o seu contexto geográfico e o seu tempo histórico alteram de episódio para episódio.

Em cada programa, “Visita Guiada” apresenta um historiador diferente, na maioria dos casos investigadores da nova geração, que, em diálogo com Paula Moura Pinheiro, contam as histórias associadas à peça de que se está a falar.

A música utilizada em cada programa está também inscrita no património artístico de valor universal e, sempre que possível, utilizam-se composições de autores portugueses com intérpretes portugueses. Música sempre contemporânea do objeto-protagonista.

Visita Guiada, nesta primeira série de 13 episódios, visita Braga, Coimbra, Guimarães, Viseu, Tomar, Lamego, Tibães, Porto e Lisboa.

O Instituto de História da Arte da Universidade Nova de Lisboa e as obras do historiador de arte Paulo Pereira foram fontes fundamentais na construção de “Visita Guiada”.