Sai Paulo Dentinho, entra Maria Flor Pedroso como Diretora de Informação da RTP

Maria Flor Pedroso
Maria Flor Pedroso é a nova Diretora de Informação da RTP1

O Conselho de Administração da RTP anunciou que nomeou a jornalista Maria Flor Pedroso para o cargo de diretora de informação da RTP

A jornalista substitui Paulo Dentinho que colocou o seu lugar à disposição devido à polémica gerada com uma publicação do próprio numa rede social.

«O diretor de informação da RTP colocou o seu lugar à disposição do Conselho de Administração». O órgão liderado por Gonçalo Reis «decidiu aceitar a disponibilidade e substituir Paulo Dentinho como diretor de informação da RTP», referiu a empresa em comunicado.

«O Conselho de Administração da RTP decidiu nomear a jornalista Maria Flor Pedroso para o cargo de Diretora de Informação de Televisão da RTP, tendo iniciado o processo formal de recolha de pareceres junto da ERC [Entidade Reguladora para a Comunicação Social] e do Conselho de Redação da RTP», conclui.

Paulo Dentinho já reagiu, entretanto, à escolha de Maria Flor para o seu lugar. «A maior vitória depois de tudo o que aconteceu após um post meu em defesa de todas as mulheres é ter uma mulher a suceder-me, a primeira mulher a ser diretora de Informação da RTP. Finalmente uma. Ainda para mais esta, Maria Flor Pedroso», escreveu o agora ex-diretor no Facebook.

Recorde-se que Dentinho havia colocado o seu lugar à disposição na sequência de uma polémica relacionada com uma publicação no Facebook acerca de violações. Na altura, o então diretor de informação mostrou-se «perplexo pelas proporções» que um post em que falava de «violadas de primeira, violadas de segunda e violadas de terceira» ganhou e justificou ao Correio da Manhã: «Estava a preparar um programa sobre o aniversário do movimento ‘Me Too’ e isso, aliado ao facto de ter três filhas, fez-me ter um momento emocional. Não me estava a referir ao caso concreto de Cristiano Ronaldo».