Saiba como foi a audiência dos “Óscares 2019” na FOX

Saiba como foi a audiência dos “Óscares 2019” na FOX

A Universal McCann, agência de meios do grupo IPG Mediabrands, analisou as audiências da cerimónia dos ÓSCARES 2019, transmitida pela primeira vez em direto pela FOX na noite de 24 para 25 de fevereiro. Esta emissão contou com uma audiência total de 170 mil telespectadores e um share de 5.3%, permitindo ao canal atingir os melhores resultados do ano.

Em Portugal, a Noite de Óscares 2019 ficou marcada pela passagem da transmissão em canal aberto para a Fox (canal cabo). Entre 1998 e 2014, a emissão da entrega dos prémios da Academia ficou a cargo da TVI, passando para a SIC em 2015. Esta aposta da FOX contribuiu para que o canal apresentasse as maiores audiências do ano, atingindo uma audiência média total dia de 76 mil telespectadores e um share de 3.8% (+2.3 p.p. vs. janeiro 2019). Outra novidade em 2019 foi o apoio da RFM na emissão dos Óscares na Fox, comentada por quatro vozes da estação de rádio.

Em 2018, a transmissão foi assegurada pela SIC, que atingiu uma audiência total de 428 mil telespectadores e um share de 12.8%. Este ano, a passagem da transmissão free to air para o canal cabo Fox, contou com mais de 170 mil portugueses interessados na transmissão do programa.

Comparação FOX com outros domingos

No comparativo com os domingos de 2019, a Fox registou neste dia um aumento considerável de audiências, em virtude da transmissão da entrega dos óscares 2019, que consagrou o filme “Green Book – Um Guia para a Vida” como o melhor do ano. Neste dia, o canal registou uma audiência média de 76 mil telespectadores, sendo também o canal mais visto da sua tipologia, superiorizando-se aos canais de concorrência direta, como o AXN, que contou com uma audiência média de 25 mil telespectadores e um share de 1.3% (-2.5p.p. vs. Fox). De destacar também que com esta transmissão, a Fox alcançou no Total Dia a segunda posição entre os canais Pay TV mais vistos, ficando atrás da CMTV.

Minuto a minuto: Óscares 2019

A transmissão em direto da noite de Óscares foi acompanhada, em média, por 51 mil telespectadores. O pico máximo de audiência aconteceu logo após o início da transmissão, com o habitual acompanhamento da chegada dos convidados com desfile na Passadeira Vermelha. O interesse dos telespectadores manteve-se até perto das 1h30 da manhã, baixando progressivamente à medida do avançar da noite (até às 2h30). Pelas 3h00 deu-se novo pico de audiências, uma vez que mais de 85 mil telespectadores estavam sintonizados na Fox àquela hora, correspondendo um share de 17.8%. O interesse dos portugueses na entrega dos prémios mais aguardados da Academia foi caindo ligeiramente até ao final da transmissão. Este ano, a emissão terminou mais cedo (4h21) comparativamente ao ano passado (4h54).