Saiba como vai ser o primeiro episódio de “Mulheres”

“Mulheres”, estreia marcada para este domingo, dia 1 de junho. Leia o primeiro episódio da nova novela da TVI.

Episódio 1

Inicia-se mais um dia, igual a tantos outros, para Mariana. O marido, Guilherme, ainda dorme e ela sai para comprar pão, os jornais da atualidade e regressa a casa, preparando-se para o trabalho.

Diferente é a vida de Flávia. Com as prestações da casa em atraso e uma conta de duzentos euros na mercearia, ser a única a sustentar a família torna-se complicado. Maurício vai levar a filha à escola. Desempregado, o marido de Flávia não consegue esconder o desânimo. Clarinha, a filha de ambos, também precisa de uns ténis novos. Os seus estão rotos e já metem água nos dias de chuva. A preocupação de Flávia aumenta a cada dia que passa e o dinheiro diminui.

Guilherme acorda e mima a mulher. Aquele é um dia especial para ambos, fazem vinte anos de casados. O casamento de Mariana e Guilherme é saudável e feliz.

Outra casa bem diferente é a de Margarida que, logo pela manhã, prepara o pequeno-almoço para Armando que passou a noite fora, a trabalhar, e chega a casa com cara de poucos amigos. Margarida sente falta da presença do marido. Algo corre mal e a vida do casal já não é a mesma, mas Margarida não percebe o que se passa.

Nas ruas movimentadas da cidade, Flávia vai distribuindo jornais gratuitos para, quando terminar, começar o seu segundo trabalho. Encontra Gaspar que lhe conta algo que a deixa abalada: enquanto Flávia coleciona trabalhos para ganhar dinheiro e sustentar a família, Maurício deu-se ao luxo de recusar um biscate que Gaspar tinha para si na sua empresa.

Antes de Mariana sair de casa, Duda entra no quarto dos pais com o pequeno-almoço para os dois. O dia é especial e a rapariga também não o quer deixar passar ao lado. Depois do pequeno-almoço e de ver um álbum fotográfico digital que filha preparou, Mariana sai disparada para o trabalho e Duda e Guilherme ficam no quarto divertidos. Pai e filha são muito cúmplices.

Na mesma rua onde Flávia distribui jornais, Mariana passa de carro. Ia para o cabeleireiro mas, após um telefonema de trabalho, muda de itinerário, aborrecida.

Quem também por ali passa, no seu táxi, é Armando que leva Margarida ao trabalho. O homem, porém, começa a receber chamadas telefónicas e deixa a esposa pendurada no meio da rua para ir à sua vida. Assim que Margarida sai do carro, o taxista adota uma postura mais jovial e, colocando perfume, segue o seu caminho satisfeito.

Camila é outra mulher que também parece não ter a vida facilitada. É esposa de Manuel e faz anos nesse dia. O marido oferece-lhe uma gargantilha de ouro e diamantes. Tudo na sua vida parece luxo e felicidade, mas Camila não está satisfeita. Diz ao marido que gostava de terminar o liceu e aprender mais sobre temas da atualidade. Na verdade, Sérgio está a crescer e a mulher gostaria de poder falar com o filho sobre alguns temas importantes. Para Manuel, esta ideia parece absurda e não está disposto a permitir que aos quarenta anos a mulher regresse à escola.

Já em pleno horário de trabalho, Mariana mostra um apartamento a Diana e Alberto. Também eles parecem ser um casal suis generis. Enquanto Alberto se mostra satisfeito com a casa e pronto a comprá-la, Diana tem reticências e quer ver mais. Para o marido, aquela casa é perfeita. Tem luz suficiente e uma varanda acolhedora para o seu Leo, o cão de estimação. Diana, no entanto, não está convencida e como a casa é para pagar a meias, encontram-se ambos num dilema.

Camila sugere ao marido ter aulas particulares para não suscitar comentários. Contudo, Manuel continua decidido a não permitir que a mulher regresse aos estudos. Sérgio junta-se a eles para o pequeno-almoço mas a relação de mãe e filho é tão fraca que este nem se lembra do seu aniversário. As atenções de Sérgio estão viradas para o seu futuro mestrado em Londres.

Vendo o casal indeciso sobre a compra do apartamento, Mariana aproveita um telefonema do patrão para simular uma conversa com um possível interessado na casa. Mostrando assim quão boa agente imobiliária é, consegue que Diana deixe as dúvidas de lado e se decida a comprar o apartamento.

Em casa de Quitéria, Bárbara prepara-se para sair de casa. Despacha-se à pressa para não se encontrar com o marido, que está no banho. Saindo a correr de casa, deixa Jorge furioso. Os ciúmes do marido e as nódoas negras na cara mostram claramente a vida dura que Bárbara tem.

Por ter sido deixada a meio do caminho, Margarida chega atrasada ao trabalho. Manuel, porém, não admite faltas de competência e garante à secretária que os seus dias na ImoAndrade estão contados.

A pressa de Armando chama-se Mónica, a sedutora rapariga de vinte cinco anos que tem como amante. O taxista vai buscá-la e, apaixonados, decidem fazer uma paragem numa pensão, para namorar.

Contente por ter fechado mais um negócio, Mariana não é poupada nos elogios pelo patrão. Manuel valoriza a sua empregada e garante que se ela conseguir mais um dos negócios que tem em mãos com Renato Torres não precisará de trabalhar mais o resto do ano, tal é o prémio que vai receber. Quem não gosta destes comentários a Mariana é Emílio, que tenta esconder, em vão, o desagrado e a inveja perante o sucesso da colega.

Mariana consegue finalmente chegar ao cabeleireiro. Hélder recebe-a com a habitual amizade e boa disposição. São amigos e confidentes. Mariana pede ao cabeleireiro que a deixe mais bonita que o habitual, quer para a reunião com Torres, quer para as comemorações dos seus vinte anos de casamento.

Também Bárbara entra no cabeleireiro e pede a Ângela que a deixe espetacular. Todos reparam na sua nódoa negra, no entanto, a rapariga consegue arranjar uma desculpa esfarrapada.

No Escritório de Advogados, Guilherme ultima os preparativos para o concerto dessa noite. Rafaela não para de se insinuar ao advogado e Glória olha-a furiosa. Marco ainda tenta convencer o patrão a aparecer no espetáculo, no entanto, Guilherme está a preparar uma noite ainda mais especial para si e para Mariana.

Flávia também trabalha no escritório como empregada de limpeza. Aproveita uma ocasião a sós para telefonar ao marido e confrontá-lo com o emprego que recusou. Maurício não parece preocupado nem interessado em ajudar nas lides de casa, já que também se mostra aborrecido por ter de preparar o almoço.

Bárbara sai do salão de Hélder completamente diferente de como entrou. Toda ela parece uma pessoa diferente, mais produzida, mais sensual. Mariana acha estranha esta mudança da rapariga mas o cabeleireiro explica-lhe que, devido ao forte controlo do marido, Bárbara usa o cabeleireiro para, de quando em vez, mudar de roupa e ficar mais bem parecida.

No quarto da pensão que alugaram, Armando e a sua amante beijam-se apaixonadamente. Mónica pergunta-lhe se já contou a Margarida acerca daquela relação mas rapidamente percebe que o homem não teve coragem. A rapariga quer deixar de andar às escondidas e assumir a relação com o taxista por isso, dá-lhe até ao final do dia para se separar definitivamente da mulher.

Enquanto Manuel conversa com Emílio sobre o grande negócio que têm em mãos, Mariana já está de volta ao trabalho e, no bairro que Torres quer comprar e transformar num condomínio privado, tenta comprar as casas aos moradores por um preço mais baixo.

No cabeleireiro, Daniel convence Hélder a comprar-lhe um casaco bom e caro. Ângela já percebeu que cada investida do rapaz vem associada a uma despesa monetária do patrão. No entanto, está demasiado apaixonado.

À medida que vai conversando com alguns moradores do bairro, Mariana apercebe-se das grandes dificuldades financeiras por que cada família passa. Entre eles vivem Flávia e Maurício. A mulher nega-se terminantemente a vender a única coisa garantida que tem na sua vida: a sua casa, seja a troco de qualquer quantia. A agente imobiliária fica sensibilizada com tudo o que vê e ouve.

Hélder recebe também Camila no seu cabeleireiro. Denota a tristeza que ela traz consigo e, ao saber que aquele é o dia dos seus quarenta anos, o homem confidencia- lhe que está na hora de lutar e realizar os seus sonhos.

Como essas palavras fazem todo o sentido para si, assim que chega a casa, Camila decide informar-se sobre como pode completar o décimo segundo ano.

Na ImoAndrade, contra tudo o que Mariana lhe pediu, Manuel informa-a que a reunião com Torres está atrasada duas horas. A mulher fica preocupada, pois para além do jantar com o marido, tem de ir buscar Duda aos treinos de bodyboard e ainda ir buscar o presente de Guilherme.

Mesmo no dia do seu aniversário, Camila é invadida por uma grande tristeza. O filho deixa-a a jantar sozinha por causa de uma reunião com os colegas de mestrado e Manuel nem sequer aparece para jantar devido aos negócios. Sozinha em casa, olha com tristeza para o seu bolo de aniversário.

Deixando Duda à sua espera e o marido já no hotel, Mariana reúne-se com Manuel, Torres e os sócios por causa do negócio que a construtora quer abraçar. A agente admite que o negócio pode prejudicar os pobres moradores do bairro.

Depois da reunião estar terminada, Mariana telefona à filha. Sabe que já está atrasada para o seu compromisso com o Guilherme e que já devia ter ido buscar Duda. A rapariga, para não atrasar mais a mãe, diz-lhe que vai para casa com as amigas e pede- lhe que aproveite a noite. Na verdade, Duda optou por mentir à mãe e vai sozinha na sua bicicleta por um caminho perigoso.

No hotel, Guilherme surpreende Mariana com um romântico concerto de Mariza só para os dois. Ela sorri, apaixonada pelo marido e por tudo o que ele lhe preparou.

O momento romântico do casal parece elevar Mariana. Ambos descem à terra quando recebem um telefonema do hospital a informar que Duda teve um acidente e deu entrada nas urgências.

Partilhe: Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Noticias relacionadas

Ao continuar a utilizar este site, está a concordar com o uso de cookies. Mais informações

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close