Saiba o que vai acontecer nos primeiros episódios de “Jardins Proibidos”

Episódio 1

Uma multidão manifesta-se nas ruas de Lisboa contra todas as injustiças sociais e a austeridade que o país atravessa. No meio da manifestação, Teresa mostra toda a sua indignação, gritando palavras de ordem: “fim a tanta pobreza”, “fim à corrupção”.
Um táxi passa por ali, é Vasco que acaba de chegar de viagem. Ao ver a confusão Vasco recorda-se de outros tempos, em que era feliz, e sorri. Mas logo o sorriso morre nos seus lábios. Vasco volta à realidade, à fábrica, que está à beira da falência, e ao seu casamento com Teresa que está em crise.
Vasco chega finalmente a casa e Clarinha recebe-o com entusiasmo. Pai e filha abraçam-se enternecidamente e Clarinha pede-lhe que não volte a ficar tanto tempo fora.

Teresa continua empolgada no meio da manifestação e Eduardo junta-se a ela gritando as mesmas palavras de ordem dos manifestantes.
Em casa dos Ávila fala-se sobre o futuro da fábrica. Emília quer saber se vai ser possível salvar o negócio, mas Vasco não lhe sabe responder. Entretanto, Clarinha vê a mãe na televisão e todos ficam espantados por verem Teresa numa manifestação. Vasco não esconde a admiração que sente pela mulher, já Emília diz, em tom amargo, nunca ter concordado com aquele casamento.

Na faculdade, um grupo de estudantes praxa, de forma humilhante, uma caloira em plena cantina. Mónica, uma jovem de Coimbra que foi para Lisboa estudar Gestão, vê aquela cena deprimente e sai em defesa da caloira. Mas acaba por entornar a sopa em cima de Alfonso, um aluno de Erasmus. Aflita, pede-lhe desculpa, enquanto todos se riem da situação. Alfonso faz frente ao grupo de alunos mais velhos, que acabam por se afastar e Mónica fica fascinada com a atitude do rapaz. Teresa, que está grávida, sai da manifestação com Eduardo, em clima de grande cumplicidade. São ambos médicos e trabalham juntos no hospital Boa Esperança.
Nos corredores do hospital a atividade é intensa, a azáfama normal de um dia de trabalho num grande hospital público. Vanda, a enfermeira chefe, chega muito autoritária, à procura de uma outra enfermeira. É o dia do transplante de coração do Dr. Rodrigo Mendes e nada pode correr mal. Quando percebe que a enfermeira faltou para ir à manifestação, Vanda fica furiosa.
Já em casa, Vasco desce as escadas apressado. Tomou banho e está com uma aparência fresca e bonita. Quer ir ao encontro de Teresa, na expectativa de a reconquistar, e sai de sorriso esperançoso perante o olhar reprovador da avó. Raquel chega a casa em grande felicidade. Acaba de vir do médico e descobriu que está grávida. Diogo fica totalmente extasiado ao saber que vai ser pai e afirma que vão ser a família mais feliz do mundo.
Vasco chega ao sítio onde Teresa mora. Inspira fundo, como que a ganhar coragem para conseguir falar com ela. Mas todo o seu entusiasmo cai por terra ao deparar-se com a mulher grávida e abraçada a outro homem – Eduardo.
Teresa, ao perceber a presença de Vasco estaca e ficam os dois a olhar-se sérios. A discussão estala ali mesmo, à porta do prédio, com Teresa a sublinhar a Vasco que ele não tem de lhe pedir satisfações acerca da sua vida, pois estão separados. Ainda o acusa de ter fugido dos problemas com o pretexto de salvar a fábrica. Mas Vasco não se fica, e diz que a mulher não perdeu tempo, estando até já grávida de outro homem. Vasco vai-se embora furioso e Teresa fica arrasada a chorar.

Está tudo pronto para a cirurgia do Dr. Rodrigo Mendes. Só Eduardo ainda não chegou, o que deixa Luís muito nervoso. Luís é o cirurgião de transplantes de coração mais conceituado do país e também com grande prestígio internacional. É ele que irá realizar a cirurgia.
Já Carol aguarda descontraída pela cirurgia do pai, começando a humilhar a mãe ao dizer-lhe que ela é um fantoche nas mãos do marido e até lhe perdoou a infidelidade. A mãe de Carol contém-se para não chorar sob o olhar frio da filha, uma adolescente excessiva que vive em conflito com o pai.
Clarinha anda de bicicleta pelo jardim e pedala em direção ao pai, que acaba de chegar. Vasco conduz totalmente abstraído por tudo o que acabou de acontecer com Teresa e nem vê Clarinha, quase a atropelando.
Teresa chega nesse momento e fica séria a olhar para ambos. Os dois contêm-se para não discutir em frente da filha.
No hospital a cirurgia termina e os médicos dizem a mãe e filha que o transplante foi um sucesso. As duas ficam muito aliviadas por saber que Rodrigo vai sobreviver.
Vasco desabafa com Chico e diz-lhe que é praticamente impossível reconquistar Teresa, pois ela já está apaixonada por outro e até já deve esperar um filho dele. Mas Chico encoraja o amigo a continuar a lutar pelo seu amor.
Entretanto Teresa também conversa com Sofia sobre toda a situação do seu casamento. Sofia questiona-a sobre os seus sentimentos por Eduardo e se é ele o pai do bebé que espera. Teresa diz apenas que vai esclarecer tudo com Vasco, assim que a raiva que sente passar.
Eduardo conversa com Vanda na cafetaria do hospital, enquanto bebem um chá. Quem também vai à cafetaria é Marta, acompanhada pela enfermeira Tânia. Eduardo fica incrédulo ao ver Marta no hospital e de bata vestida. Levanta-se de imediato e dirige- se à médica, que também fica atónita ao encarar com ele.
Eduardo e Marta conheceram-se nos Açores e viveram uma linda história de amor que terminou de forma trágica. O reencontro em Lisboa leva-os de volta às paisagens idílicas das ilhas e fá-los recordar os momentos de paixão vividos há três anos numa deslumbrante cascata açoriana.
Assim que tornam à realidade, Marta diz seca a Eduardo para se esquecer dela tal como ela já se esqueceu por completo dele.

Episódio 2

Vasco vai a casa de Teresa para finalmente terem uma conversa civilizada. Ele quer saber a verdade sobre a gravidez da ex-mulher, mas quando Teresa se dispõe a contar tudo, o telemóvel toca e ela sai disparada para o hospital.
Em casa de Aniceto todos se preparam para jantar, quando de repente Carlos sai a correr para a praia. Vai socorrer uma turista que está presa no barco. Assim que abre a porta da cabine, a turista atira-se para os braços de Carlos, beijando-o loucamente, e todos olham espantados para aquela situação inesperada. Perante o olhar orgulhoso de Aniceto, a turista puxa Carlos para dentro da cabine e fecha a porta.
No Bairro Alto a noite está animada. O grupo de estudantes diverte-se e Carol partilha uma garrafa de Vodka com Gonçalo. Os dois amigos têm muito em comum: estudam Gestão, mas dedicam-se muito mais aos excessos da noite. Na frente do grupo vai Alfonso, acompanhado por Mariana e Vera. Mais atrás vêm Tomás e Mónica, que se beijam perante o olhar atento de Alfonso.
Eduardo está a dormir no hospital quando Vanda entra, pedindo-lhe ajuda para socorrer uma grávida que foi esfaqueada pelo marido. Quando se dirige para o bloco operatório, Eduardo encara com Marta. A médica limita-se a olhar séria para ele enquanto Eduardo a critica por nem sequer se dignar a falar com ele, quando afinal ele é que tem mais que razões para não querer voltar a vê-la.
Quando Marta e Eduardo viveram a grande paixão nos Açores, Marta engravidou de Eduardo. A médica acabou por perder a criança num trágico acidente e desde então culpam-se mutuamente pelo sucedido. Enquanto isso, a diversão continua num bar do Bairro Alto. Gonçalo e Carol continuam a beber e o rapaz aposta que ela não consegue seduzir Rui. Mas ela não perde uma aposta e vai à luta. Gonçalo sorri divertido a observar Carol a tentar seduzir Rui, que permanece descontraído sem perceber nada.
Eduardo e Marta conseguem salvar a mulher grávida, mas Marta sai em lágrimas da cirurgia deixando Vanda desconfiada. Entretanto Teresa, que esteve a socorrer os feridos do acidente, aproxima-se e Eduardo abraça-a emocionado. Vanda não consegue disfarçar a raiva que sente ao vê-los juntos.
Pela manhã, Zeca, com a boa disposição habitual, vai servindo hambúrgueres aos jovens que vêm da discoteca. Mónica e Alfonso aproximam-se da roulotte em clima de cumplicidade e Zeca comenta, em tom provocador, que Mónica está apaixonada, deixando a rapariga atrapalhada.
Vasco vai levar Clarinha à escola, mas antes precisa de passar na fábrica. Ao chegar encontra um piquete de trabalhadores que lhe exigem, com agressividade, que saia do carro. Vasco anui e os trabalhadores, furiosos, rodeiam-no e empurram-no pedindo-lhe que pague o que lhes ficou a dever. Quando se preparavam para o agredir, Clarinha fica em pânico e vai em seu auxílio, fazendo os trabalhadores afastarem-se, constrangidos pela presença da criança.
Teresa e Marta cruzam-se no corredor do hospital pela primeira vez e apresentam-se. Entretanto, surge Eduardo e Teresa apresenta-lhe a nova obstetra, que também vem dos Açores, tal como ele. Teresa desconhece que os dois têm um passado juntos. Eduardo e Marta estacam a olhar um para o outro em grande constrangimento e o médico tenta sair o mais rápido possível daquela situação. Despede-se tenso de Marta, facto que não passa despercebido a Teresa, que fica intrigada.
Depois de quase ser agredido pelos trabalhadores, Vasco recorre à ajuda da avó. Mas Emília nega-se a emprestar-lhe dinheiro para pagar o que deve aos funcionários, vincando que a culpa do negócio ter falido é dele, por se ter deixado levar nos maus conselhos de Teresa. Vasco fica desolado com o que ouve.
Aníbal, o administrador do hospital, congratula Luís pelo sucesso do transplante de Rodrigo. Teresa, que sai do seu gabinete, também elogia Luís pelo bom trabalho.
Vanda aproveita para envenenar Aníbal contra Teresa, dizendo-lhe que a médica anda a seduzir todos os homens do hospital, e até engravidou de Eduardo para não o deixar fugir. Aníbal fica em dúvida perante as acusações de Vanda.

Episódio 3

O espetáculo de ballet está prestes a começar. Clarinha leva os pais para os seus lugares na sala de espetáculos, despedindo-se carinhosamente de ambos. Vasco, com ar sério, diz a Teresa que quer falar com ela no final do espetáculo.
Em casa dos Gama, Mariana conversa com as amigas sobre o baile de beneficência dessa noite, onde vai com Alfonso. Gonçalo e Carol falam sobre a aposta que fizeram. Gonçalo sugere que Carol convide Rui para a acompanhar ao baile e, para além disso, propõe-lhe que aumentem a aposta, em vez de dinheiro, Gonçalo quer que Carol durma com ele, caso ela não consiga conquistar Rui. Carol fica escandalizada com a proposta, mas aceita. O ballet já começou e Clarinha destaca-se entre as outras bailarinas. Teresa e Vasco sorriem com orgulho, ao ver a filha dançar e recordam-se, emocionados, dos bons momentos que passaram juntos. Quando estão prestes a dar as mãos, o espetáculo termina e todos se levantam a bater palmas. Clarinha sorri e acena aos pais, mas subitamente cai desmaiada no chão. Teresa fica alarmada e grita pela filha. Corre imediatamente para o palco e faz-lhe uma massagem cardíaca, enquanto Vasco liga para o 112. Na plateia o pânico é geral.
Carol dá início ao seu plano para levar Rui ao baile. Vai a casa dele e na tentativa de o convencer, promete-lhe ir com ele ajudar os sem-abrigo. Rui acaba por ceder.
A equipa do INEM chega e leva Clarinha para o hospital. A ambulância segue a alta velocidade enquanto Teresa constata, aflita, que Clarinha entrou em bradicardia.
Em casa de Lena, está tudo pronto para o jantar com os clientes russos. Lena espera que tudo corra bem, mas a advogada é surpreendida pela visita do pai, Américo. Lena fica furiosa enquanto Américo se serve, descontraído, de vinho e das entradas que estão na mesa, pedindo à filha que não o faça voltar para o lar onde está a viver. Lena não mostra qualquer compaixão, liga de imediato para o lar e exige que vão buscar o pai.
Já no hospital, Teresa pede, desesperada, a Eduardo que salve Clarinha e ele promete-lhe fazer tudo o que for possível. Vasco, que chega nesse momento, não consegue esconder os ciúmes que sente.
Leonor e Luís também vão ao baile de beneficência. Quando se preparavam para sair o telemóvel de Luís toca¿ É do hospital. Luís vai socorrer Clarinha deixando a mulher pendurada. Leonor, embora triste, acaba por ir ao baile com o filho, Tomás.
No hospital, Eduardo diz a Teresa e Vasco que a situação de Clarinha inspira muitos cuidados por lhe ter sido detetado um grave problema cardíaco. Para desespero dos pais, Luís afirma que Clarinha precisa de um coração novo e lhe restam apenas 3 semanas de vida.
O baile já começou e os convidados são recebidos no salão pelos Duques. Mariana apresenta Alfonso às suas amigas como sendo seu namorado. Eugénia e Isabel olham agradadas para ele, mas ficam intrigadas por acharem que já o viram em algum lado.
Quem também está na festa é Mónica, mas está a trabalhar. Vai servindo os convidados e fica muito espantada por ver ali o irmão. Quem Mónica ainda não viu foi Alfonso, acompanhado de uma deslumbrante Mariana.
Em casa dos Ávila, a notícia do internamento de Clarinha chega por telefone. Xavier conta, desolado, a Emília que Clarinha está no hospital e vai precisar de um coração novo para sobreviver. Emília não mostra comoção e ainda diz que a culpa é de Teresa, que engravidou de outro homem e deixou Clarinha doente. Xavier não admite que Emília fale assim de Teresa e frisa que não vai deixar que continue a afrontá-la. Emília fica atordoada com o que ouve.
O baile já está a decorrer e vários casais dançam no salão. Mónica vai servindo as bebidas aos convidados e é nesse momento que ela estaca, surpresa, por ver Alfonso e Mariana ali, de braço dado.

Episódio 4

Alfonso dança com Mariana quando, subitamente, vê Mónica. O espanhol fica tão desnorteado que acaba por pisar a namorada sem querer. Mónica, por sua vez, dá um encontrão a um convidado, sendo repreendida pelo chefe de sala que a observava.
O restaurante, onde Ju é sócia e gerente, está cheio como é habitual. Ela vai recebendo os clientes com o seu jeito carismático, inclusive um ministro que chega acompanhado da sua esposa, de Aníbal e Cecília. Conversam sobre o hospital e Ju comenta que Teresa é sua sobrinha, uma médica muito querida por todos. A conversa é interrompida pela chamada de Vasco que conta à tia o estado de Clarinha.
Alfonso procura Mónica por entre os convidados e Mariana começa a estranhar o comportamento do namorado, que está totalmente alheado. Quando finalmente se encontram ficam a olhar-se fixamente e Mariana, num gesto brusco, vira-se e bate na bandeja de Mónica, sujando o seu elegante vestido. Mónica fica petrificada, enquanto Mariana grita com ela furiosa. O escândalo é tal que a música para e os convidados aproximam-se, curiosos. Mariana é muito desagradável com a empregada e ela quase chora.
Depois das emoções e das dores que sentiu, Teresa decide fazer uma ecografia. Marta diz-lhe estar tudo bem com o bebé. A médica fica mais descansada, mas não esconde a preocupação com a condição de Clarinha. Marta aproveita a conversa e pergunta a Teresa se foi por causa de Eduardo que ela se separou de Vasco.
Tiago, o filho mais novo de Luís e Leonor, aproveita a ausência dos pais e convida Joca para ir lá a casa. Joca é um grande amigo de Tiago, um rapaz mais velho e com ar gingão. Ele aparece na casa dos Gama com um grupo de amigos do bairro e Tiago fica muito agradado a olhar para as raparigas vestidas de forma ousada.
Quando chegam à cave, Tiago relembra Gonçalo do combinado e o primo sai para os deixar mais à vontade. No entanto, para desconsolo do grupo, Gonçalo não deixa nem uma garrafa de álcool no frigorífico. Tiago e Joca decidem por música para animar a festa e as raparigas começam logo a dançar.
Teresa admite que tem uma grande cumplicidade com Eduardo. Marta tenta disfarçar, mas fica muito incomodada com a proximidade dos dois e aconselha-a a pôr tudo de lado e concentrar-se apenas na saúde da filha. Ao saírem do gabinete médico, Teresa tem Eduardo à sua espera e Marta fica a vê-los a afastarem-se, de pensamentos perdidos em memórias passadas. A obstetra recorda o dia em que fazia escalada nos Açores e caiu de uma escarpa, acabando por perder o seu bebé.
Depois da confusão, o chefe de sala despede Mónica. Alfonso pede-lhe que a readmita e, sem que ninguém veja, dá-lhe uma grande quantia de dinheiro. Mónica, que já se preparava para ir embora, fica espantada quando o chefe lhe diz para se voltar a fardar, salientando que há alguém na festa que se preocupa muito com ela.
O Dr. Luís promete aos pais de Clarinha que tudo fará para a salvar, dizendo que a criança já se encontra em primeiro lugar na lista de espera para transplantes de coração. Clarinha acorda e vê Teresa e Vasco juntos, esboçando um leve sorriso. A criança pede aos pais para não continuarem zangados e Vasco assegura-lhe que eles são uma verdadeira família. Vasco e Teresa sabem que isso é mentira, mas neste momento só querem ver a filha tranquila.
Mónica regressa ao trabalho e faz de tudo para evitar Alfonso. Do outro lado da sala, Mariana continua irritada por ter manchado o seu vestido. Enquanto isso, Tomás fala com o chefe de sala e Mónica, que os observa, pensa que foi o namorado que a ajudou a ter o emprego de volta. Tomás nega ter sido ele e Mónica, rapidamente, percebe que foi Alfonso que o fez.
Carol e Rui começam a entender-se. Enquanto dançam, ele confirma que é virgem e só se entregará à mulher por quem se apaixonar. Carol fica embevecida com a sensibilidade de Rui.
A noite de Mariana vai de mal a pior. Depois do escândalo com Mónica, Mariana tem um ataque de ciúmes e discute com as amigas, Eugénia e Isabel, que olham sedutoras para Alfonso.
No hospital, Teresa continua ao lado de Clarinha, angustiada por não saber como explicar à filha que vai precisar de um coração novo. Eduardo tenta acalmá-la e abraça- a, enquanto Marta os observa do outro lado do vidro, recordando, novamente, o dia do acidente.
Recorda como ficou gravemente ferida e que assim que recuperou os sentidos, ligou para Eduardo a pedir socorro. Mas o médico ia entrar numa cirurgia e rejeitou a chamada. Como não conseguia fazer mais nenhuma chamada, Marta arrastou-se num esforço sobre-humano, determinada a salvar-se a ela e ao bebé.
De volta à realidade, Marta tenta controlar o choro e a raiva que sente por ver a preocupação de Eduardo com Teresa. Assim que Eduardo se aproxima, ela pede-lhe que nunca mais lhe dirija a palavra.
A festa privada de Tiago está a correr tal como ele esperava. Os casalinhos divertem-se e dançam, estando cada vez mais envolvidos. Quando Tiago se preparava para beijar Mena, Luís entra na cave. Furioso, discute com o filho e manda os seus amigos saírem já dali. Tiago sente-se humilhado por ser repreendido à frente de todos.
Carol e Rui dirigem-se ao bar e, sem que ele veja, Carol pede para ele uma bebida com álcool. No primeiro gole Rui percebe que Carol o tentou enganar e vai embora profundamente desiludido. Carol fica sozinha e desconsolada por ter estragado tudo.
Clarinha parece estável, mas subitamente os seus sinais vitais alteram-se e o ritmo cardíaco está cada vez mais lento. Os alarmes de emergência começam a tocar e a enfermeira constata que a menina entrou em bradicardia.

Episódio 5

Ouvem-se os alarmes pelos corredores do hospital, médicos e enfermeiros correm para a sala de cuidados intensivos e Vasco corre atrás deles, em pânico.
O baile está perto do fim e Mónica prepara-se para ir embora. Quando já ia no jardim é abordada por Alfonso, que a convida para dançar. Mónica aceita e os dois dançam, de sorriso apaixonado, sob a chuva que começa a cair, tornando aquele momento ainda mais especial. Eduardo irrompe pelo quarto e olha para o monitor¿ O coração de Clarinha parou de bater. O médico tenta reanimá-la com todas as suas forças, quando Vasco entra desesperado a pedir que salvem a sua filha.
Mónica e Alfonso dançam, indiferentes à chuva que cai cada vez com mais intensidade. Carol, totalmente embriagada, vê aquela cena digna de um filme e fica a pensar se não estará já a imaginar coisas. O casal está tão alheado pela paixão que nem repara que está a ser observado. Vasco está em estado de choque, enquanto Eduardo luta contra o tempo para salvar Clarinha. A criança não reage aos choques elétricos e os enfermeiros arrastam dali à força um pai totalmente desesperado.
Farta de tanto romantismo, Carol decide voltar para a festa. Mas o casal não fica sozinho, um paparazzi fotografa-os ao longe, sem ser visto. Eduardo não desiste, perante o olhar descrente do staff médico. Ele insiste em dar mais uma descarga elétrica e, para alívio de todos, o ritmo cardíaco de Clarinha regressa ao monitor. Mariana e Tomás procuram os respetivos namorados. Nisto, surge Carol, totalmente encharcada e bêbeda, a contar aos amigos que viu Alfonso e Mónica a dançar na rua. Os dois ficam incrédulos e saem a correr para o jardim.
Vasco aguarda por notícias num grande estado de ansiedade. Eduardo diz-lhe que salvaram Clarinha e Vasco, totalmente esgotado, suspira de alívio. Já no quarto com a menina, Vasco engole o orgulho e agradece ao médico que lhe salvou a filha. Mariana e Tomás não veem os namorados em lado nenhum e regressam ao salão, encharcados e furiosos com Carol, por ela ter mentido. Enquanto isso, Mónica e Alfonso chegam a casa, divertidos. O espanhol quer tornar aquela noite interminável e declara-se a Mónica, dizendo-lhe que ela é a mulher dos seus sonhos.
No dia seguinte, Ludovina prepara o pequeno-almoço para a família. Todos olham espantados para Aniceto, quando ele chega equipado a rigor para ir à praia. Os filhos riem-se da figura do pai e Ludovina, desconfiada, põe protetor solar no marido, dizendo-lhe que assim escusa de pedir ajuda a alguma mulher.
Emília chega ao hospital e exige falar com o diretor. Teresa aparece e a avó trata-a com a mesma agressividade de sempre, querendo saber se Clarinha está a ser bem acompanhada. Teresa garante que a filha não podia estar em melhores mãos, mas Emília insiste furiosa que Clarinha deve ser transferida para outro hospital.
Gabi e Carlos Pedro brincam, divertidos, com os golfinhos do Jardim Zoológico. A menina está radiante e diz querer ser tratadora de golfinhos quando crescer, tal como o irmão. O espetáculo está prestes a começar e na plateia já está Ju com as crianças da creche.
Todos assistem maravilhados ao espetáculo. Leonor também aparece para ir ter com a amiga e fica atónita quando reconhece Carlos Pedro.
Raquel vai ao hospital saber os resultados das análises e fica devastada quando Marta lhe diz que os resultados não são animadores. Raquel sente que o seu sonho se tornou num pesadelo e Marta, não escondendo a sua preocupação, pede que Raquel repita as análises.
Assim que Raquel sai do gabinete, Marta fica pensativa, retida novamente nas suas memórias. Recorda o seu estado, gravemente ferida, levada para o hospital por um guia. O jipe segue a alta velocidade, enquanto ela se contorce com dores, tentando resistir ao desmaio com todas as suas forças.

Partilhe: Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Noticias relacionadas

Ao continuar a utilizar este site, está a concordar com o uso de cookies. Mais informações

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close