«Se calhar, o autor quer assegurar trabalho na SIC»: TVI critica duramente autor de “Na Corda Bamba”

Rui Vilhena
Rui Vilhena

Está aberta a guerra entre a TVI e o autor da novela “Na Corda Bamba”, principal aposta da estação para o horário nobre.

Tudo começou com uma entrevista concedida pelo escritor à revista TV Guia. À revista da Cofina o autor teceu rasgados elogios a Daniel Oliveira, diretor-geral da SIC e deixou ainda críticas à gestão feita pela TVI na exibição de “Na Corda Bamba”, comparando com o que aconteceu em 2005 quando estreou “Ninguém Como Tu”.

Rui Vilhena considerou que o canal de Queluz de Baixo é um dos responsáveis pelas más audiências da sua novela. Ao Correio da Manhã o profissional foi mais longe: «Incomoda-me que a TVI não esteja a respeitar os ganchos de final de cada capítulo».

Helena Forjaz, diretora de Comunicação da Media Capital, respondeu ao autor, também em declarações ao CM. «A estratégia de programação cabe aos programadores, não ao autor. Esta não é a razão para as fracas audiências».

O escritor de “Na Corda Bamba” referiu ainda que está desiludido com a atual realidade da TVI e aproveitou ainda para deixar novos elogios à SIC, afirmando que a rival «tem uma frescura, um glamour e um star system que a TVI já não tem».

Helena Forjaz não fugiu à polémica e, ao Correio da Manhã respondeu ao autor: «Se calhar, o autor quer assegurar trabalho na SIC, não sei».

A TVI perdeu a liderança em fevereiro e, de lá para cá, não mais conseguiu liderar. Helena Forjaz lembra que «criar conteúdos, dar-lhes forma e pô-los no ar é um trabalho que envolve centenas de pessoas». A responsável acrescenta ainda que «São guionistas, técnicos, realizadores, produtores, atores, gestores e programadores. É um verdadeiro trabalho de equipa, onde cada um tem responsabilidades e todos devem ter respeito pelo trabalho de uns e de outros. Em épocas menos felizes, tem de se ter fibra para não perder objetividade, mas nem sempre acordamos bem-dispostos… ou nem todos têm essa capacidade…»

Recorde-se que “Na Corda Bamba” estreou a 15 de setembro e nunca venceu um único confronto. “Nazaré” tem mais de meio milhão de espectadores fidelizados em média.