Seia recebe “Aqui Portugal”

A RTP1 prepara para o próximo “Aqui Portugal” uma viagem até Seia, de onde transmitirá, durante toda a tarde o directo com Jorge Gabriel, Sónia Araújo e Hélder Reis.

O programa que pretende mostrar Portugal irá subir até Seia, mas propriamente a aldeia de Cabeça,  uma aldeia pertencente a União de Freguesias de Vide e Cabeça, concelho de Seia, com 8,55 km² de área e 178 habitantes (2011). Densidade: 20,8 hab/km².Durante muitos anos foi conhecida como São Romão de Cabeça. Pertenceu ao concelho e à freguesia de Loriga. Elevada a Freguesia por Alvará de D. João VI de 13-01-1800 e em 12-05-1806 oficializaram a desanexação da paróquia de Loriga.A sua população vive em grande parte da agricultura e da pastorícia. Devido à reorganização administrativa do território das Freguesias, foi publicada em Diário da República a lei nº. 11-A/2013, de 28 de Janeiro, que extingue a Freguesia de Cabeça, passando a pertencer a Vide, na nova freguesia criada pela referida lei.

A festa com o nome de “Aldeia Natal”  vai ter lugar de 29 de Novembro a 4 de Janeiro e promete um cenário edílico, associado a uma programação apelativa alusiva à época natalícia.
A iniciativa Cabeça, Aldeia Natal resulta de uma candidatura submetida pelos habitantes da aldeia de Cabeça ao concurso ‘Seia, Comunidade Participativa’, ação promovida pelo Município de Seia no âmbito da Agenda 21 Local de Seia. Os munícipes foram desafiados a apresentar ideias com interesse coletivo para a comunidade, que fossem de encontro às questões ambientais, de sustentabilidade e de promoção e valorização do território. A ideia de Cabeça foi sagrada vencedora, tendo recebido do Município o prémio devido de 5.000€.
Abraçado pelos habitantes da aldeia, o projeto ‘Cabeça, Aldeia Natal’ está a ser implementado pelo Conselho Diretivo dos Baldios de Cabeça, com o apoio da ADIRAM – Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha e do Município de Seia.
A proposta é ‘vestir’ de Natal este aglomerado de montanha, uma criação inspirada no imaginário de Natal, na Serra da Estrela, na natureza, biodiversidade e respeito pelo meio ambiente no seu todo, de que resultará um produto turístico de valor acrescentado e de referência na serra da Estrela. Um produto único na região e no país, distinto pela sua inovação e sustentabilidade, estando em plena comunhão com os valores ambientais e culturais. Assim, numa parceria com especialistas em ecodesign – Produção-Gil&Alberto, a população da aldeia desenvolve os materiais que irão enfeitar a aldeia de Natal, participando ativamente nos trabalhos de ecodecoração e design ligados à temática de Natal, com recurso a elementos naturais, excedentes agrícolas e florestais e lã da serra da Estrela.