Semana 10: Inês conta a Duarte que está grávida

190º Episódio

Duarte fica desconcertado com a notícia de que vai ser pai, no momento em que se preparava para pedir o divórcio a Inês. Ela finge que nada fez para engravidar e diz mesmo ao marido que continuou a tomar a pílula, mas que isso nem sempre resulta. Inês reconhece que fez mal ao agredir Júlia e também pelos ciúmes que tem sentido. Duarte, meio anestesiado, insiste que a mulher decidiu engravidar sem o consultar, confessando que um filho não estava nos seus planos. Inês muda de táctica e pergunta-lhe se ele não quer aquele bebé. Sem coragem, Duarte afirma que não disse tal coisa e abre espaço a Inês para argumentar que se amam, que têm uma vida estável e que este é o momento para serem pais. Duarte, atónito, diz que precisa de um café e mente a Inês dizendo que dormiu num hotel quando ela pergunta onde passou a noite.

Nesse momento, Júlia explica a Artur que, apesar de ele tudo ter feito para a fazer feliz, o facto de amar Duarte não permite que continuem juntos. O jornalista mostra-se muito magoado e sente-se enganado por ela. Júlia, que diz compreender que ele esteja a odiá-la. Artur vira a cara para o lado e Júlia assume que o melhor é ir embora.

Raquel entrega a Mariana o álbum que Júlia fez para ela, com as fotos do concurso de modelos da Blondie. A tia que é um bom cartão de visita se ela quiser seguir mesmo essa carreira. Mariana assume que pode ser uma hipótese, já que está farta do liceu, pretendendo completar os dois anos que lhe faltam em apenas um. Para isso, diz que vai falar com Zé Maria, para que o pai a ajude.

Urbano e Zé Maria conversam sobre a ida do médico a Tróia com Isabel. O empresário defende que têm de lá voltar a almoçar, ao que Urbano responde que terão de conciliar as agendas. Nisto, entra Alberto, que os convida para uma festa na faculdade, revelando que integra uma lista neo-punk, concorrente às eleições para a associação de estudantes. Os amigos recusam amavelmente o convite, Urbano dizendo que já tem planos com Isabel. Zé Maria justifica que não pode embarcar em noitadas, pois tem reunião de trabalho dos seus hotéis. A conversa muda, entretanto, para a escolha dos pratos que vão comer ao almoço.
Isabel comenta com Emília o passeio que deu com Urbano, confirmando que o namorado é mesmo um romântico. No entanto, também reconhece que a ansiedade que está a viver por não conseguir ser mãe estraga, por vezes o ambiente. Emília fica espantada e aconselha a amiga a controlar-se, quando ela diz que até já sonhou com a voz do seu bebé.

Cátia vai à loja de lingerie repreender Miguel, que começou com indirectas à frente de Gui, sobre o trabalho que ela faz como dançarina do bar de striptease. Ele reaje com escárnio e manda-a marcar o dia e a hora para dançar para ele no privado do clube. Cátia ameaça contar a Sónia a chantagem que ele está a fazer mas Miguel contra-ataca e afirma que se Sónia lhe perdoou a traição, também perdoará esta sua fraqueza. Miguel avisa Cátia de que ou continua a dançar para ele ou toda a gente saberá da sua vida pouco recomendável. A rapariga ainda diz que não gosta de ser pressionada, mas acaba por ir embora, impotente para acabar com a chantagem. De caminho encontra Cristóvão que lhe pergunta como correu o casting para o filme. Cátia mostra-se desiludida por ir fazer de zombie, sem falas nem nada. Ele promete trabalhar dia e noite para lhe arranjar um papel melhor. Cátia conta que Miguel continua a fazer chantagem consigo e Cristóvão ameaça chegar a vias de facto com ele. Acaba por se sentir humilhado pois a sua amada dispara que ele não faz mal a uma mosca e que Miguel ainda o magoa a sério. Cristóvão fica a fazer músculo, murmurando que não é assim tão fraco, enquanto Cátia se afasta.

Duarte desabafa com Gui e confessa-se perdido, depois de Inês lhe ter dito que espera um filho seu. Duarte sente-se um fraco e reconhece que perdeu a coragem para pedir o divórcio à mulher, apesar de amar Júlia. Esta telefona a Duarte nesse momento e conta-lhe que terminou com Artur. Ele, por seu lado, esconde que não conseguiu fazer o mesmo com Inês e Gui exclama para o irmão, que não queria estar na sua pele. Duarte fica desesperado com a ideia de vir a perder Júlia outra vez.

Carminho confessa a Inês que ficou preocupada, depois de saber que ela tinha discutido violentamente com Duarte. Inês reconhece que chegou a temer pelo seu casamento, mas adianta que o conflito parece estar sanado. Carminho sossega a sobrinha garantindo que não está a tomar partido, mas reafirma que ela nunca devia ter procurado Júlia. Inês, de sorriso no rosto, conta então que está grávida, mas a tia fica perplexa, pouco convencida de que ela e Duarte tenham resolvido os seus problemas.

Raquel relata a Júlia o encontro que teve com Mariana, dizendo que a convenceu a aceitar o book e a ver as fotografias. Júlia não fica muito animada, pois não acredita que a filha lhe vá perdoar por não a ter favorecido no concurso da Blondie. Raquel acha que a sobrinha cresceu em muita coisa, mas noutras continua com dezassete anos. Aproveita para revelar que ela está farta do colégio e que quer terminar os dois anos que faltam em apenas um. Raquel sugere a Júlia que fale com a filha, aproveitando esta oportunidade de a ajudar para promover a reconciliação. Júlia desconfia da atitude da irmã, mas Raquel garante que está a ser sincera. Júlia começa a pensar no assunto mas a sua atenção é desviada por uma chamada de Duarte, que a faz sair disparada do Dancin’ Days para ir ao seu encontro.

Artur assume perante Jorge que não vai conseguir lidar directamente com Júlia na revista, mas afasta o cenário de mandá-la embora, tencionando encarregar Filipa de tratar com ela os assuntos relacionados com as produções de moda. Jorge dá apoio a Artur, que está destroçado e se sente injustiçado por não poder lutar pelo amor de Júlia, apaixonada como ela está por Duarte.

Mariana recebe o apoio do pai para frequentar um externato, com o objectivo de acabar o ensino secundário mais rapidamente. No entanto, leva uma reprimenda de Zé Maria ao contar-lhe que se zangou com Júlia porque a mãe não a favoreceu no concurso da Blondie. O empresário fica indignado e defende que ela não pode querer passar por cima das outras pessoas através de favores, acrescentando que se alguém deve estar zangada com a situação é Júlia. Mariana baixa a cabeça envergonhada, admitindo já voltar a falar com a mãe.

Lurdes selecciona a roupa que Teresa lhe deu, quando a patroa assoma á porta do quarto para perceber o que está a fazer. Teresa sugere-lhe uma costureira conhecida que pode arranjar os vestidos que ela quiser aproveitar, mas fica irritada quando a empregada confessa que pretende vender a roupa para ganhar dinheiro. Lurdes tenta atemorizar Teresa, lembrando que a ajudou a ver-se livre do marido, ao mesmo tempo que insinua que Bernardo não está interessado nela, mas sim no seu património. Teresa coloca a empregada no lugar, levando-a a pedir desculpa por se ter excedido.

Júlia fica desesperada ao saber que Duarte não terminou o seu casamento, porque Inês anunciou estar grávida de um filho seu. Duarte ainda argumenta que o facto de vir a ser pai não altera o que sente por ela, mas Júlia exige-lhe que a deixe a sós. Quando Duarte vai embora, Júlia chora copiosamente.
Gui visita Cátia na loja de doces e conta que se inscreveu num congresso de Turismo em Tróia. A namorada adora a ideia e diz logo que também vai, mas ao contrário dele, vai para se divertir. Gui aceita sem grandes obstáculos o programa que Cátia impõe, ainda que avise que não vai ter muito tempo para estar com ela.

Veiga dá instruções a Cristóvão, mas percebe que ele está na lua, sem ouvir nada. Depois do encarregado da loja contar que está com problemas por não conseguir afastar outro homem de uma amiga sua, Veiga oferece-se para o treinar para fazer frente ao rival. Cristóvão começa a associar Veiga a grandes personagens do cinema, mas o patrão fá-lo descer à terra e voltar ao trabalho.
Hernâni gaba-se a Nicole por ter sido convidado para um jogo de pólo aquático da velha guarda. A manicura troça do ex-marido mas ela lembra que esteve à altura do “jogo” na última noite. Porém, Hernâni fica confuso quando Nicole recusa discutir a noite de amor que viveram e insiste para que ele vá buscar a filha à escola.
Júlia desabafa com Carminho e afirma que será Duarte a ter de decidir se mantém o casamento com Inês ou se fica com ela.

Sebastião, terminado o trabalho no shoping, convida Vera para uma sessão de cinema, prescindindo de uma reunião nos narcóticos anónimos. Vera aceita e liga a Ester para avisar que vai jantar mais tarde. A tia não coloca obstáculos, prevenindo a empregada de que Vera jantará, mas mais tarde. Amélia confessa estar cheia de saudades do neto e que gostaria de falar com ele pelo computador. Alberto, solicitado por Ester, dispõe-se a ajudá-la a cumprir o seu desejo.

Áurea fica radiante ao saber que vai ser avó, enquanto Inês faz planos para o futuro, equacionando mudar de casa e trocar de carro, para tornar tudo mais fácil ao inicio da vida com o bebé. Inês acha que a vinda de um filho vai salvar o seu casamento.

Ao mesmo tempo que Inês desenvolve esse seu raciocínio, Júlia recebe Duarte em casa e, lavada em lágrimas, confessa estar desesperada com o facto de poder perdê-lo outra vez. Duarte não consegue tomar decisões e Júlia diz que está disposta a ser sua amante, pois não quer afastá-lo do filho. Júlia diz estar disposta a ser a segunda na sua vida, pelo menos até que encontrem uma forma de continuarem juntos. Duarte fica atónito com tal proposta.

Pages: 1 2 3 4 5